Fechamento - Abril 2014

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Muito bem amigos, realmente parece que a bolsa brasileira voltou para um patamar mais realista, pois apesar da forte volatilidade, principalmente pela especulação eleitoral, me parece que este patamar de 52k pontos para o Ibovespa veio pra ficar (ou não).

Depois de uma forte subida no mês passado, este mês o Ibovespa se manteve em alta um pouco mais moderada (+2,41% em abril comparado a +7,05% em março). Mas o humor da bolsa vai depender muito das pesquisas e do resultado das eleições para presidente. Alias, eu tinha dito no post de fechamento do mês passado que chance do Lula ser candidato estava ganhando força e realmente neste mês isso passou a ser manchete mais comum na imprensa. Minha opinião pessoal, que eu já compartilhei com vários amigos desde o ano passado é que ele será sim candidato e que a Dilma está sendo fritada justamente para que toda a culpa recaia sobre ela para que o barbudo volte como salvador da pátria. Só não vê isso quem não quer!


Eu particularmente prefiro que a Dilma saia candidata, mas não porque quero que ela ganhe, e sim porque eu acho que a chance dela perder é maior. Infelizmente o barba é quase imbatível.

Deixando a política de lado, vamos aos números gerais da carteira:

Alocação: 100% em ações
Rentabilidade Abril/14: +0,34% (Ibovespa +2,41%)
Acumulado Jan-Abr/2014: -3,22% (Ibovespa +0,23%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Abr/14: -2,20% (Ibovespa -9,52%)

Vamos aos detalhes:

O aporte do mês foi baixo e representou cerca de 1% do saldo da carteira, conforme relatado aqui.

Seguindo a metodologia de alocação de ativos, as compras foram feitas de modo a balancear a carteira com o percentual estipulado como ideal para cada ativo. Existe ainda uma discrepância com relação aos percentuais, uma vez que houve mudança de estratégia no segundo semestre do ano passado e novamente no mês passado, desta forma ainda existe uma certa concentração em papeis como Petrobrás, Vale e Gerdau. Aos poucos estes ajustes serão feitos.

As compras do mês foram:

Data      Ação     Preço Compra
17/04/14 ABEV3 17,38
17/04/14 GRND3 13,98
17/04/14 GETI3   15,61

A maioria dos papéis da carteira fecharam positivos, mas como a volatilidade foi alta, alguns tiveram desempenho bem ruim como Cia Hering (HGTX3) -12,99%, Gerdau (GGBR4) -7,92% e Grendene (GRND3) -6,94%. Já na ponta positiva estiveram Petrobras (PETR4) +11,86%, Cemig (CMIG4) +11,41% e Cielo (CIEL3) +9,25%, coincidentemente as 3 primeiras colocadas em rentabilidade no mês passado, sendo que a Cielo tinha ficado em 2.o lugar e a Cemig em 3.o. Uma tabela completa com as rentabilidades do mês foi incluída em coluna correspondente na tabela abaixo. Veja como ficou a composição da carteira:


Veja abaixo como está o gráfico com a rentabilidade mensal e acumulada no ano, comparada com Ibovespa.




Conclusão

Mais um mês conturbado com um pouco de volatilidade. Infelizmente é o terceiro mês seguido que perco para o Ibovespa (-2 p.p) o que resultou em praticamente 3,5 p.p. de diferença no acumulado do ano. Mais uma vez se confirma a previsão que o índice ficou mais consistente com a mudança de metodologia. De qualquer forma, qualquer avaliação de curto prazo é prematura e continuo confiante na estratégia.

Muitas empresas da carteira já apresentaram resultados relativos ao 1T14 e já deu pra perceber que o ano será difícil para empresas de consumo como Natura, Grendene e Hering, pois tiveram resultados bem fracos. Outras empresas que apresentaram resultados foram Itaú Unibanco, Souza Cruz, Porto Seguro e Vale. Por enquanto estas estão na média dos últimos trimestres.

Espero que todos os colegas tenha se saído melhor que eu.

Abraços!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

19 comentários

  1. Se Lula sai candidato, é realmente bem provável que ganhe no primeiro turno. Então: Força Dilma! kkkkkkkkk...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é DH, vamos torcer para que o molusco acredite na presidenta e não saia candidato.
      Abraços

      Excluir
  2. Se o Lula voltar é um tiro no pé. Acredito que a jumenta vai se candidatar e o que temos que fazer é campanha para o Aécio em nosso círculo social.

    Você perdeu do Ibovespa no mês mas está ganhando no histórico, que é o que importa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IL, estou perdendo pro Ibovespa todo mês, espero que quando o mercado voltar ao normal eu possa ter melhores resultados. Neste momento tem muita volatilidade e com isso o resultado fica mais complicado de prever.
      Não acho que se o Lula voltar é tiro no pé não. Não torço para que isso aconteça, mas se eu fosse ele é claro que eu saia canditato. Por que trocar o certo pelo incerto?
      Abraços

      Excluir
    2. Relaxa, o Lula não vai voltar. Ele sabe que essa decisão seria um suicídio político.

      Abraços!

      Excluir
  3. O rendimento de sua carteira continua bom... Faço minhas as palavras do I.L., temos que fazer forte campanha contra o PT.

    Agora a verdade é que a Dilma é muito, mas muito pior que o Lula. Tá certo que o molusco pegou uma época de ventos bons : economia recem estabilizada pelo FHC, China crescendo 11% e demandando minerio e outras materias primas do Brasil, etc.

    Mas o molusco é esperto. Ele não sabe, mas posa como quem sabe. E para não fazer feio se cercou de gente inteligente... Palocci (não discuto a índole do mesmo, mas o conhecimento e a inteligencia dele são inegáveis) e o Henrique Meirelles.

    Já a presidenta acha que sabe algo... e aí coloca um banco central submisso e um Guido Mantega que nem vou tecer comentários, mas que fazem o que a presidenta quer. E como ela acha que sabe algo, tá afundando o país. Como não tem o carisma do Molusco, está dilapidando o tesouro e a petrobras, além de nos entupir de impostos em prol da manutenção da política social eleitoreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião, é o ruim e a pior. Entre os 2 eu não escolho nenhum. Espero que este país acorde.
      Abraços!

      Excluir
  4. [ ] Excelente - acima de 3,74% (CDI + 0,5)
    [ ] Ótimo - acima de 3,24% (CDI)
    [ ] Bom - acima de 2,99% (IPCA)
    [ ] Regular - acima de 2,26% (Poupança)
    [ ] Ruim - acima de 0,23% (IBOV)
    [ ] Péssimo - acima de -2,27% (IBOV - 2,5)
    [X] Horrível - abaixo de -2,27%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Uó, está me sacaneando mesmo hein? minha hora vai chegar!
      Abraços

      Excluir
    2. kkk, este ibov é que esta de sacanegem com a gente. Fechando hoje em 4% no mês e minha carteira de ações não valorizou nem 0,5%. AFF

      Excluir
    3. tá foda, vamo que vamo! sigo perdendo pro Ibovespa neste mês mas pelo menos no geral está melhorando

      Excluir
    4. Não deixe de contribuir com a escalação da seleção lá no meu blog. preciso cortar cabeças, rs

      Excluir
  5. Olá EI - realmente devemos evitar o Lula de qualquer jeito. Vamos firmes com a campanha: FICA DILMA !!!

    O Aécio tem que começar a ser mais conhecido no Norte e Nordeste - mas competir com o Bolsa Família é muito difícil. De qualquer forma, continuaremos na torcida e tentando influenciar positivamente os nossos amigos e familiares. O primeiro passo é afastar o Lula das eleições e depois tem que garantir uma disputa em segundo turno. Ai sim, dentro do segundo turno dá para ir fundo em mensalão, escândalo da Petrobrás (entre outros) e tentar deixar claro para os beneficiados que o Bolsa Família não vai acabar.

    Te adicionei lá no meu blog - se possivel, dá uma passadinha por lá e me adiciona aqui também.

    Boa sorte e vamos firmes nos nossos investimentos.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu EP, tb já te adicionei.
      Esta eleição está cada vez mais imprevisível. Espero que fiquemos livres desta "turma"
      Abraços!

      Excluir
  6. opa, valeu microinvestidor2, vou atualizar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. ABRE11 ressucitou hein?! Qual a conduta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó, pois é ressuscitou mesmo. A conduta é deixar ela lá, paradinha.

      Com esta subida eu estou com 1% de "lucro" líquido (se descontar a inflação ainda estou no prejuízo), mas não é isso que importa. O resultado deste 1T veio melhor e percebi que a empresa começou a se mexer mais. Ela vai permanecer em quarentena por mais um tempo (sem aporte e sem venda).

      Vou continuar observando.

      Abraços

      Excluir
  8. Olá, Ecoinc, essa planilha que você faz o fechamento mensal, com a rentabilidade etc, é excel? Se sim, você poderia me enviar? Sou péssimo com fórmulas. Tenho uma apenas para acompanhar o consolidado anual mesmo. É uma planilha de gestão de gastos e evolução patrimonial. Lanço as receitas e despesas, com percentual de poupança mensal, proventos recebidos, retorno de proventos sobre patrimônio, correlação gastos/proventos e, ao final, uma fórmula que subtrai: (patrimônio do final do ano) - (patrimônio do início - proventos e aportes) para saber a evolução passiva do patrimônio.

    Mas tive a curiosidade de checar a rentabilidade total até o momento (desde o final de 2012) das ações. Nesta rentabilidade acumulada que inclui proventos, você desconta os proventos do preço-médio para efeitos percentuais?

    Estou pensando em desenvolver uma planilha que faça as vezes do TSDB do Bastter, embora seja cliente de corretora parceira do site, percebo que paulatinamente as áreas e serviços exclusivo têm crescido no site. Mas queria fazer principalmente por não me sentir confortável com meu financeiro e composição de carteira expostos no site. Depois podemos trocar uma ideia por email. Se tiver e puder enviar a planilha: mmfratelli@hotmail.com Trocamos uma ideia via email também.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollock, esta planilha é Excel sim. Minha planilha está meio tosca, com muita coisa manual nos cálculos, então para mandar eu teria que mandar um manual de instruções com umas 200 páginas. Vou tentar dar uma automatizada melhor nas fórmulas e posso enviar, mas vou demorar um pouco para conseguir tempo para isso.

      A planilha que disponibilizei aqui que calcula automaticamente as cotações tem uma aba com a parte dos cálculos de rentabilidade por ação. Mas não tem as instruções desta parte. Se quiser dar uma olhada lá e verificar se acha alguma coisa interessante fique à vontade: http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br/2013/11/planilha-excel-com-atualizacao.html

      De qualquer forma, a parte de cálculo de rentabilidade total eu fiz utilizando o sistema de cotas das planilhas do blog Alem da Poupança, ele já disponibiliza tudo prontinho e mastigado. Praticamente todo mundo na Blogosfera usa e me parece que mesmo a versão disponibilizada por ele, sem a customização que fiz, é possivel controlar muito bem a rentabilidade.
      Veja lá. http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/search/label/Planilhas

      Com respeito à rentabilidade total, eu cálculo descontando os proventos. Na verdade eu reaplico os dividendos na hora que compro mais ações, então vamos supor que eu gaste 1000 nas novas compras e tenha 200 acumulado em proventos, eu calculo como aporte somente 800, daí o preço médio é calculado considerando os proventos (isso não se aplica para efeito de IR - Imposto de Renda).

      Na planilha que disponibilizei acima, veja que na linha 22 da aba "Controle Carteira teste" tem a parte onde você lança as compras e aportes.

      Eu já criei também uma planilha que faz exatamente o que o TSDB faz. Na verdade não é muito complicado, é só criar a colula percentual desejado e percentual total e calcular a diferença. esta não está disponibilizada, vou ver como faço.

      Fique à vontade para me mandar email economicamenteincorreto@gmail.com

      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas