Pages

terça-feira, 6 de junho de 2023

Fechamento Maio 2023

Sigo aportando mensalmente na carteira de ações, portanto lá se vão quase 11 anos de aportes mensais.

Recaptulando, pois faz tempo que não falo sobre a carteira aqui, a carteira de ações é composta por ações de boas empresas, lucrativas e com boa governança, mantidas na carteira para o longo prazo (Buy & Hold).

Também possuo uma parte do patrimônio em renda fixa e investimentos no exterior, mas a rentabilidade destes não é avaliada periodicamente.

Rentabilidade da carteira de ações:
Maio/2023: +5,12% (Ibovespa +3,74%)
Acumulado 2023: +6,64% (Ibovespa -1,28%)

Os pricipais destaques da carteira em maio foram: M Dias Branco (MDIA3) +34,9%, Natura (NTCO3) +25,6% e Lojas Renner (LREN3) +22,8%

Os destaquens negativos foram Cielo (CIEL3) -14,5% e Vale (VALE3) -11,9%

Houve uma atualização da carteira com a entrada da Suzano (SUZB3) em 25/4/23. O objetivo é aumentar a exposição no longo prazo em commodities, considerando que o Brasil é um dos maiores produtores de Celulose, assim como Minério de Ferro, e no longo prazo acredito que o Brasil constinuará em liderança nestas commodities.

Com respeito a estratégia, como postado anteriormente, estou muito confiante que os próximos anos serão bons para a economia do país, portanto sigo comprado fortemente em bolsa e em títulos do tesouro IPCA+ de longo prazo. 

Atualmente o capital está alocado da seguinte maneira:

Renda Fixa: 61,3% (objetivo 60%)
Ações: 25,8% (objetivo 25%)
Exterior: 12,9% (objetivo 15%)

Meus novos aportes recentes tem se concentrado em grande parte em investimentos no exterior, ainda com uma parte menor em ações locais, porém, como o mercado aqui está mais aquecido e com o dólar caíndo, tem sido difícil aumentar a proporção dos investimentos no exterior. Sigo aportando e uma hora estes 3 chegam nos objetivos (ou não).

Abraços

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.


sexta-feira, 31 de março de 2023

Você ainda acredita nos analistas? Veja este vídeo ...

Recentemente eu fiz uma postagem com o que eu penso sobre o cenário econômico para os investimentos no Brasil nos próximos anos. Lá eu comentei sobre a contaminação da polarizaçao política sobre as perspectivas sobre o mercado financeiro, e como os pseudo-analistas/youtubers vinham repetindo que agora com o PT o cenário é de muito pessimismo, que o "nine" vai acabar com o Brasil, que o Haddad não tem capacidade (ou qualquer outra características que eles julgam conveniente) para ser Ministro da Fazenda, além de outras baboseiras vinculadas ao viés político de o Lula ter ganhado a eleição.

terça-feira, 21 de março de 2023

O que vai acontecer com os investimentos nos próximos anos?

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares (ou potencialmente de muitos bilhões de dólares).

Resolvi escrever aqui como uma forma de registro do sentimento atual com relação a economia global e também a brasileira. 

Neste momento temos um governo com tendências à esquerda, mas que precisou fazer uma aliança ampla para ganhar a eleição, de modo que não há carta branca para implementar uma pauta puramente de esquerda e é esperado que seja um governo moderado ou de centro esquerda.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Avaliação Patrimonial 2022

Olá pessoal, mais uma vez voltando a escrever depois de bastante tempo (+- 6 meses). Parece meio repetitivo começar as postagens assim, pois tenho escrito pouco por aqui, mas é o meu sentimento toda vez que inicio uma postagem. 

Estava lendo uma postagem antiga (Raio-X 2016) e achei bastante interessante avaliar a situação patrimonial de 7 anos atrás e poder comparar com a atual, então resolvi criar esta postagem para compartilhar a evolução ao longo do tempo.