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Esta rede mostra como estas empresas tem a capacidade de influenciar nossas vidas e como se beneficiar nos negócios devido a este relacionamento com as empresas irmãs. O site cita o caso da Yum Brands, dona das redes KFC e Taco Bell. A Yum Brands é um spin-off da Pepsico e justamente por isso comercializa somente produtos Pepsi em suas lojas.
Outro ponto interessante é que a Procter & Gamble (P&G), uma empresa de $84B, estima que atinge uma população de 4.8 bilhões de pessoas em todo o mundo comercializando de pasta de dentes a medicamentos e produtos para cuidado de crianças como fraldas e pomadas.
A Nestlé, uma empresa de $200B, tem mais de 8.000 marcas em sua rede, de alimentos e chocolates a shampoos (L'Oreal), roupas (como a marca Diesel) e as marcas para animais de estimação Purina e Friskies.
As empresas listadas no artigo são: Kraft, Coca-Cola, Pepsico, General Mills, Kellogg's, Mars, Nestlé, P&G, Johnson & Johnson e Unilever.
Aqui no Brasil, o maior exemplo de empresa nacional com estas características é a Hypermarcas, que possui marcas variadas de adoçantes, preservativos, medicamentos, higiene pessoal entre outros. Com menor diversificação, a AMBEV, de certa maneira, tem estas características, ou pelo menos estaria possibilitada a ir para este caminho (lempre-se que o grupo controlador comprou a rede Burger King e a fabricante de ketchup Heinz).
Já vi muita gente comentando que a Ambev não tem para onde crescer mais e que se continuar a crescer no ritmo que vem crescendo ela vai engolir o Brasil. Eu discordo totalmente destas afirmações, pois em primeiro lugar, o valor de mercado da Ambev é o valor da soma da cotação vezes o número de ações. Pode ser até considerado um número expressivo, mas como o número de ações em circulação no mercado é muito inferior ao número total de ações, não deve ser levado somente este indicador.
Além disso, sabemos que grande parte (ou talvez a maior parte) do capital na bolsa é estrangeiro, portanto não dá para apenas considerar o crescimento do PIB brasileiro e o dinheiro de capital nacional como a única fonte de investimentos para suportar o crescimento da Ambev.
O artigo da PolicyMic fala ainda que além das empresas de produtos de consumo, existem consolidações em outros mercados como de mídia e bancário, principalmente nos Estados Unidos.
Em 1983, eram 50 companhias que controlavam 90% da mídia, atualmente o mercado se consolidou em 6 grandes conglomerados de mídia que controlam os mesmos 90% do mercado. São elas GE, News Corp, Disney, Viacom, Time Warner e CBS.
Veja a representação abaixo:
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Mais importante do que tomar conhecimento deste fato curioso que é a grande consolidação do mercado, nós investidores temos que ter em mente que nenhuma empresa é tão grande que não possa crescer ainda mais. Desta forma temos que considerar que fusões e aquisições podem acontecer, empresas podem entrar em mercados diferentes, sofrer spin-off, etc
Mas lembre-se, praticamente tudo que você consome vem destas grandes 10 empresa, exceto a cerveja ;)
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo e educativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.
E viva o capitalismo!
ResponderExcluirValeu IR,
ExcluirVIVA O CAPITALISMO!
Abraços
Muito bom post!
ResponderExcluirValeu Troll,
ExcluirAbraços
E a tendência é cada haver mais gigantes. As políticas anti-monopólio foram esquecidas há tempos.
ResponderExcluirA tendência é essa mesma.
ResponderExcluirÉ muito mais rápido comprar ou fazer uma fusão de uma empresa/marca do que construiu uma nova.
Logo, sobrará somente as micro empresas ou os grande conglomerados.
Abraço