Eu não sei quem está derretendo mais, a bolsa brasileira ou o cidadão paulistano com os recordes de temperatura registrados neste mês de janeiro de 2014.
Assim como os recordes positivos de temperatura, a bolsa sofreu com os recordes negativos durante o mês. Ao que me consta foi o pior mês de janeiro para a bolsa brasileira nos últimos 19 anos. Tudo consequência do pessimismo instaurado no mercado por fatores internacionais nos países emergentes e principalmente pelas trapalhadas dos governantes deste pobre país.
Assim como os recordes positivos de temperatura, a bolsa sofreu com os recordes negativos durante o mês. Ao que me consta foi o pior mês de janeiro para a bolsa brasileira nos últimos 19 anos. Tudo consequência do pessimismo instaurado no mercado por fatores internacionais nos países emergentes e principalmente pelas trapalhadas dos governantes deste pobre país.
Seguindo minha estratégia de longo prazo, fiz alguns aportes durante o mês, graças a uma sobra de orçamento. Desta forma continuei com minha estratégia de balanceamento da carteira Buy & Hold.
A carteira continua 100% em ações e teve rentabilidade negativa de -7,04%, superando em 0,5 p.p. o Ibovespa que sofreu queda de incriveis -7,51%.
Compras no mês
Data Ação Preço
06/01/14 PSSA3 28,87 - Entrada na carteira
08/01/14 HGTX3 28,06 - Balanceamento
14/01/14 GRND3 17,78 - Entrada na carteira
17/01/14 PETR4 15,65 - Balanceamento
27/01/14 VALE5 28,40 - Balanceamento
27/01/14 VALE5 28,40 - Balanceamento
Estas ações foram escolhidas principalmente para balanceamento da carteira baseado na estratégia de alocação de ativos. Além disso, finalmente completei minha carteira "ideal" com a inclusão de Porto Seguro Seguros (PSSA3) e Grendene (GRND3).
Todas as ações da carteira ficaram no negativo e os destaque menos negativos foram as elétricas (AES Tietê - GETI4 -1,1% e Cemig - CMIG4 -0,57%) e a Cielo - CIEL3 -2,15%. Já na ponta negativa estiveram Petrobras (PETR4), CCR (CCRO3), Souza Cruz (CRUZ3) e Abril Educação (ABRE11), todas com performance entre -12% e -14%. Veja como ficou a composição:
clique para ampliar |
Conclusão
Mês sofrido pra todo mundo na renda variável e, como eu havia imaginado, bater o Ibovespa com a nova metodologia deve ser uma tarefa mais árdua. Felizmente consegui ficar pelo menos um pouquinho melhor que o índice.
Espero que ao longo do ano as coisas melhorem.
Espero que ao longo do ano as coisas melhorem.
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.
Também adquiri a Grendene! A Hering também é um papel que me agrada. Não desanimemos diante das dificuldades...
ResponderExcluirUm abraço,
4P
4P, valeu.
ExcluirAcho que agora minha carteira deve permanecer assim por um tempo, aportanto somente nestas empresas. Gostei do que vi na Grendene, alem de gostar muito da Hering tb.
Abraços
Não deixou passar as oportunidades hein...belas compras !
ResponderExcluirParabéns!
Poney, compro o que minha planilha manda comprar. busco o balanceamento continuo da carteira através de estratégia de alocação de ativos.
ExcluirAbraços
otimas aquisicoes
ResponderExcluireu ia fazer as mesmas compras
mas daew achei um melhor ponto de entrada em BEMA3, PMAM3 e AZEV4
vlw flw
Sonny, destas 3 empresas a BEMA3 me pareceu melhor. Já as outras 2 eu teria dúvida em seguir em frente, me parecem complicadas, pelo menos para mim.
ExcluirAbraços
EI,
ResponderExcluirQual o motivo de adquirir GETI4 ao invés de GETI3 ?
Uta!
Estag, não tem uma razão para ser GETI4, na verdade eu não tinha muita noção da importância do Tag Along e iniciei a carteira seguindo informações que encontrava na mídia e relatórios de corretoras. O mesmo aconteceu para compras de CMIG4 e AMBV4. A partir de agora estou dando mais importância para o Tag Along, portanto novas compras vão para GETI3, até eu decidir o que fazer com a GETI4.
ExcluirAbraços
Ei ibov vai a 40k esse ano Bota din din na rf. foi mal a digitação. Bebi muito
ResponderExcluirbeleza Troll, espero que tenha se recuperado e a ressaca não tenha sido brava.
ExcluirCertifique-se que ninguém "bulinou" em você, já que c* de bebado não tem dono, rsrsrs
Abraços
Nobre EI, eu levantei pela manhã e sentei na cama sem sentir dor. Presumo que esteja tudo certo com minha macheza!
ExcluirPerdoe as besteiras acima! rs
excelentes compras...
ResponderExcluirAJ, valeu!
ExcluirO tempo está de fato ruim, em todos os sentidos...
ResponderExcluirdh, todos os dias acordo e penso que tenho que manter o foco no longo prazo, mas não é fácil ver o patrimônio derretendo.
Excluirvamo que vamo!
Abraços
Este ano será muito difícil não só para a renda variável mas para outros tipos de investimentos também. Cada ano que passa será preciso estudar mais para garimparmos melhor. Sempre existirão oportunidades, o difícil é enxergá-las. Continue fiel à sua estratégia, no longo prazo ela poderá te trazer ótimos resultados.
ResponderExcluirValeu g65. Teremos que desenvolver novas maneiras de superar o mercado.
ResponderExcluirAbraços
A impressão que tenho é de que entramos de vez numa crise de confiança com relação à nossa economia.
ResponderExcluirO problema é saber até que ponto as cotações seguirão em queda, uma vez que o mercado sempre se antecipa aos acontecimentos - no nosso caso, a eleição presidencial.
Por essas e outras, sigo comprando. E seja o que Deus quiser hehehe
Abraço!
LdL, saber o ponto em que as cotações deixarão de cair para voltar a subir é quase impossível. O melhor a fazer neste momento é seguir comprando de tempos em tempos, mas sem ficar esperando a melhor hora de comprar. Chegou o dia de comprar, compra e pronto, sem ficar escolhendo muito, pois nunca acertará (a menos que tenha sorte!).
ExcluirAbraços
EI,
ResponderExcluirGosto muito do seu posicionamento, acho que você pensa igual a mim, rsrs. Levando isso em conta, o ideal é comprar um pouquinho TODO mês. Vou fazer um post no meu blog essa semana que vai abordar exatamente isso. E daí que as cotações estão caindo? O mundo não vai acabar...
Abração!
Caro E.I., estou visitando seu blog pela primeira vez e já te add no meu. É possível saber quantas ações você tem em cada ativo?
ResponderExcluirSe quiser e/ou puder responder pode mandar para meu e-mail
caixa.di.ferramentas@gmail.com. Estou perguntando pois estou pensando em abrir uma conta em correta e queria ter um parâmetro de metas de compra para cada ativo (além do preço médio de cada uma). Abraço e parabéns pelo blog.
CF, me desculpe, mas eu não divulgo esta informação, de modo a preservar a privacidade e segurança.
ExcluirAs informações de preço médio você encontra no post e a quantidade não chega a ser relevante. Você tem que considerar para a quantidade uma importância que possa diluir a taxa de corretagem, ou seja, não adianta gastar R$ 100, 200 ou 500 em cada compra e pagar altas taxas de corretagem.
Abraços
Ok E.I. Valeu pela dica. Abraço.
Excluir