Que fique ainda o registro do passamento do nosso companheiro Blogueiro Investidor Matuto, RIP. Brother, você nos deixou ainda muito jovem e onde você estiver, espero que esteja feliz e em paz!
Vamos aos números gerais da carteira.
Alocação: 100% em ações
Rentabilidade Julho/14: +0,83% (Ibovespa +5,01%)
Acumulado Jan-Jul/2014: -0,63% (Ibovespa +8,39%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Jul/14: +0,36% (Ibovespa -2,16%)
Vamos aos detalhes:
O aporte do mês foi um pouco maior que o do mês passado e representou cerca de 3% do saldo da carteira. Em valores nominais, praticamente o dobro da minha meta.
Seguindo a metodologia de alocação de ativos, as compras foram feitas de modo a balancear a carteira com o percentual estipulado como ideal para cada ativo, conforme especificado aqui. No final do Mês, ainda me sobrou um graninha e comprei HGTX3.
As compras do mês foram:
Data Ação Preço Compra
14/07/14 ABEV3 15,55
14/07/14 CMIG3 17,75
14/07/14 CRUZ3 22,70
23/07/14 HGTX3 20,45
Destaques positivos na carteira:
CMIG3: +17,07%
CMIG4: +14,44%
CSAN3: -7,31%
CMIG4: +14,44%
VALE5: +10,55%
PETR4: +10,47%
ITUB4: +9,79%
ABRE11: +9,13%
Destaques negativos na carteira:
CIEL3: -8,79%CSAN3: -7,31%
Veja como ficou a composição da carteira:
Conclusão
Sigo perdendo para o Ibovespa no mensal e no anual. No histórico está praticamente no zero a zero. Tenho a impressão que a carteira está defensiva (Beta < 1) o que faz com que ela caia menos quando o Ibovespa está em queda e suba menos quando está em alta. Tudo normal no curto prazo e sigo firme na estratégia de longo prazo.
Abraços!
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.
Julho foi uma repetição de junho, que foi uma repetição de maio. Ações sobem durante o mês para despencar nos últimos pregões.
ResponderExcluirEnquanto o resultado desta montanha-russa for positivo, vida que segue.
Abraço!
LdL,
ExcluirIsso mesmo, uma montanha russa. Tudo normal porque após subidas fortes sempre ocorrem as correções. O resultado não está tão positivo assim, mas no curto prazo não tem nada o que fazer.
Acho que estou pagando por ter concentrado um pouco em empresas que tem suas receitas no consumo (CRUZ, ABEV, HGTX, GRND, UGPA, CIEL) e que o mercado está batendo neste momento de baixa perspectiva de crescimento da economia.
Vida que segue.
Abraços
Qual sua estratégia?
ResponderExcluirAbraço
Giga, faço o que o pessoal chama de B&H "passivo". Tenho uma carteira B&H com percentuais estipulados para cada papel, baseado em balanceamento por setor e tipo de empresa. Compro 1 ou 2 vezes por mês os papeis que estão com percentual abaixo do estipulado (as que estão ficando pra trás).
ExcluirE a sua?
Abraços
viajando pra zoropa hein? um dia chegolá...
ResponderExcluirestou em 0,46 no ano, bota beta baixo nisto. vamos só saber se estamos defensivos mesmo se o IBOV começar cair, ou então estamos é cheio de tranqueira mesmo, mas já estou fazendo umas faxinas na minha carteira.
Abraço
Uó,
ExcluirFazia mais de 10 anos que não ia pra Europa, pois tinha ficado "viciado" em EUA. Gostei muito de curtir a Europa agora com uma condição financeira muito melhor que quando fui das outras vezes e pretendo voltar logo.
Nossas carteiras estão sofrendo mesmo. Pelo menos no anos passado, quando o índice despencou, a carteira não caiu tanto (-1,6% na carteira X -15,5% do Ibov). Não acho que sejam tranqueira, mas talvez concentração em setores que estão apanhando, como consumo. No histórico tanto a carteira como o Ibov estão praticamente no 0x0 no período de 2 anos e meio.
Temos que acompanhar, mas não dá pra fazer nenhuma mudança radical uma vez que os custos são altos.
Sigo acompanhando atentamente os balanços para ver se tenho que mudar alguma coisa e até agora 1T e 2T não vi nada fora do comum.
Abraços
EI,
ResponderExcluirParabéns pela rentabilidade. BBAS3, CMIG3, PETR3 e VALE3 brilharam esse mês. Como eu não tenho nenhuma das quatro, me dei bem mal em julho. Acho que fui o único a negativar no mês!
Espero me recuperar em agosto.
Abraços.
IL,
ExcluirEstas empresas foram realmente destaque e na verdade foram as que salvaram minha carteira (tenho ITUB4 ao invés de BBAS3).
Não me arrependo de não ter vendido, mas se tivesse vendido PETR4 no momento que publiquei que estava em dúvida no post do meio do mês, teria salvado a carteira, rsrsrs, paciência! Como eu disse não me arrependo e sigo fiema na estratégia de balanceamento com novos aportes.
Vamos ver se nos recuperamos no restante do ano.
Abraços!
EI,
ExcluirEsse mês eu paguei o preço por não investir em empresas estatais, salvo a Sabesp, visto que elas subiram bem. Sobre a PETR4, não entendi, ela não subiu mais desde o dia da sua postagem?
Não sei se você viu um post recente meu, estou fazendo uma reforma na minha carteira. Optei por estimular 12 empresas como o limite máximo de ações e decidi realizar cinco vendas e duas compras (trocas).
Dá uma olhada lá. Sua opinião é muito importante para mim.
Abraços.
IL,
ExcluirRealmente as empresas estatais tiveram um bom rendimento neste mês, mas não vejo problema nenhum na sua estratégia de não investir nelas. Com respeito a PETR4, desde a minha postagem ela caiu cerca de 10% (estava em torno de R$ 21,00), mas paciência, não me arrependo. deixa ela lá e vou aportanto nas outras. meu objetivo é ter no máximo 5% de PETR4.
Vou lá dar uma olhada no seu blog para falar sobre a estratégia. Vejo que 12 empresas é um número bom, mas ainda não me sinto maduro suficiente para reduzir para este número, pois com menor diversificação, aumenta-se o risco para cima ou para baixo.
Vou comentar mais lá.
Abraços
EI,
ExcluirObrigado pelos comentários, foram de grande valia.
Abraços.
O mês foi maneiro. 0,83 é um bom número.
ResponderExcluirTL, não dá pra dizer que foi ruim, mas em comparação com Ibov e se analisar o anual, a situação é desconfortável, mas beleza. Sem stress.
ExcluirAbraços
EI, o fato de sua carteira oscilar menos o protege de quedas, mas faz com que suba menos... Este é o perfil que lhe deixa mais confortável?
ResponderExcluirGuardião,
ExcluirQuando montei a carteira não pensei neste fator (beta, defensiva, etc). Hoje me sinto confortával com a composição da carteira (características das empresas, setores, etc) mas nunca pensei muito como estas características oscilam em termos de cotação (correlação positiva ou negativa com o índice).
Por outro lado, neste momento fiz uma constatação sobre esta questão do Beta. Me sinto confortável com isso quando o Ibov está caindo e minha carteira não, mas me sinto desconfortável quando o Ibov está subindo ... rsrsrs
Abraços
Comprou HGTX3, em um preço interessante, se bem que no buy e hold não conta tanto o preço de compra.
ResponderExcluirBeto, isso mesmo, preço não importa muito, mas percebe-se que seguindo esta metodologia de comprar o papel que está ficando pra trás, acabamos comprando por bons preços naturalmente.
ExcluirAbraços