A situação econômica do país está cada vez mais degradada e já se acredita que não melhorará muito até o final de 2016. Eu até acredito que o caminho que estamos seguindo agora (ajuste fiscal) seja adequado, mas minha preocupação é se com as seguidas quedas na popularidade da presidente, ela terá paciência para manter a política e esperar os resultados.
Reparem que eu não estou dizendo que o que está se fazendo seja o melhor para o país, até porque acredito que para resolver os problemas no longo prazo, teríamos que promover reformas muito mais profundas (fiscal, tributária, política, educação, etc), mas no contexto atual, entendo que não dá pra se fazer muito mais do que está sendo feito pelo Levy e sua turma.
No ambiente profissional, como falei no mês passado, as coisas começaram a se resolver. Isso não significa que sejam favoráveis a mim, mas é melhor ter uma definição, mesmo que negativa, que sofrer com a ansiedade da incerteza. Segue o jogo!
Vamos aos resultados dos investimentos:
Alocação: 100% em ações*
Rentabilidade em Junho/15: +0,34% (Ibovespa +0,61%)
Acumulado Anual 2015: +4,91% (Ibovespa +6,15%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Jun/15: -1,78% (Ibovespa -6,98%)
*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.
Mais um mês de poucas movimentações na carteira. O aporte na RV foi bom, de cerca de 2% da carteira, o restante foi para RF, visando recuperar o acúmulo nesta categoria e também para manter a liquidez, prevendo alguns investimentos fora do mercado financeiro no segundo semestre.
Os aportes foram para HGTX3, PSSA3 e GGBR4, seguindo a metodologia de alocação de ativos.
Quero descatar que tivemos a notícia da reestruturação societária da AES Tietê (GETI3), que deverá alterar a composição das ações e passar a disponibilizar no mercado somente Units com 1 ON e 4 PN. Esta modificação em princípio gerou uma subida de 12% na GETI3 fazendo com que a ON se aproxime da PN, já que cada uma será trocada por uma Unit, portanto não justifica muito a diferença de valor entre ON e PN.
Outro ponto a ser observado é que é uma mudança na governança que desagrada os acionistas que possuem ON, afinal passarão a ser obrigados a ter PNs na composição da Unit. Por outro lado, as ações PN passarão a contar com Tag Along de 100%. Eu achei que esta mudança é um ponto de atenção para a governança, mas não me parece que seja uma atitude tão grave assim. Continuo analisando para entender melhor e se for o caso, no futuro, trocar meus papéis por outra no setor.
Veja como ficou a composição da carteira:
Sobre a WEG, falar o que de uma empresa como essa? Veja a notícia de ontem a noite:
Exame.com: WEG é a empresa do ano de Melhores e Maiores 2015
Abaixo a performance da carteira no ano, comparado com o Ibovespa.
Conclusão
Mês com alta volatilidade mas com resultado calmo na média da bolsa, No mês a carteira teve rentabilidade levemente abaixo do Ibovespa (0,27 p.p.), mantendo praticamente estável a diferença no anual em torno de 1 p.p. em favor do índice.
Sobre o mercado, sem muitas novidades. Temos que ter paciência para esperar a poeira baixar.
Nenhuma mudança na estratégia. Empresas cíclicas vem sofrendo enquanto as "defensivas" seguem superiores ao mercado. Tudo normal para um tempo de crise.
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.
EI,
ResponderExcluirMuito bom! A nossa PSSA3 ligou o turbo de novo, rsrs. A minha decisão de trocar a NATU3 por ela foi mais do que acertada. E também estou satisfeito com a RADL3 no lugar da UGPA3...
Sobre a GETI3, fique atento, pois eu não vi com bons olhos essa mudança. Uma coisa é a empresa ir para o Novo Mercado, outra coisa é fazer rolo e obrigar os minoritários a engolirem PN.
Segue o jogo e bora continuar aportando. Esse mês começarei a comprar FIIs para diversificar mais os meus investimentos e aumentar o meu fluxo de caixa.
Abraços!
Valeu IL,
ExcluirA PSSA3 é sensacional, assim como ABEV3, WEGE3, UGPA3 e CIEL3.
Já NATU3 é uma belíssima empresa que está sofrendo os efeitos do ciclo econômico. Tudo normal, assim como HGTX3.
Ainda ficarei fora dos FIIs por enquanto.
Abraços
EI,
ExcluirA WEGE3 é uma senhora empresa, que dispensa comentários. Eu deixei ela fora da minha carteira por causa da VLID3...
Espero não arrepender-me disso no longo prazo.
Abraços!
Concordo com o IL já que ia arrumar a casa era pra ter ido para o novo mercado. Ponto negativo pra mim essas Units antes pelo menos podia-se escolhe o que comprar agora nem isso vao entubar essas PNs nos investidores
ExcluirIL,
ExcluirNão acho que vá se arrepender, ambas são boas empresas. acertar e errar nas escolhas faz parte do jogo. Uma hora você erra e em outra acerta.
VDD, melhor seria mesmo se a GETI fosse para o NM, mas não acho que o objetivo era melhorar a governança, mas sim ajustar a posição dos controladores sem alterar o controle.
Para mim, o fato de uma empresa ter PNs já significa um ponto de atenção para a governança, pois ela se financia com ações PN, ou seja, com baixo risco para a empresa e sem alterar o controle.
Adotar Units e entubar PN significa 2 pontos negativos em governança, que precisam ser compensados pela gestão, negócio e histórico.
Abraços
Quando fui escolher uma Seguradora para minha carteira acabei optando por BBSE3 ao invés da PSSA3, devido aos meus critérios de fundamentos. Fica aquela sensação ruim de ver a festa do outro lado da janela, rs.
ResponderExcluirJá em ABEV, WEGE e CIEL estamos juntos. Estas só dão alegria. Impressionante!!! Eu deveria ficar com elas e me livrar do resto.
Também tenho GETI3 e até agora não sei se a mudança que está acontecendo com ela é boa ou ruim.
ID,
ExcluirSobre a opção por BBSE e PSSA, eu preferi a segunda por estar ligada ao Itaú. Não sou muito fã da gestão estatal como no BB, mas a BBSE também subiu muito desde o IPO e quem arriscou ganhou muito.
ABEV, WEGE e CIEL nem precisa ver os balanços trimestrais, só o anual, rs
Sobre a GETI, eu tb não tenho uma opinião formada sobre a mudança, vou esperar mais um pouco pra entender o que está por trás disso. Não acho que seja a melhor notícia do mundo mas também não acho que seja um golpe ...
Abraços
Olá EI,
ResponderExcluirNão estava sabendo esta questão da GETI.
Tb não sei se isto é bom ou ruim. Vamos tocando o barco!
Abs!
JS,
ExcluirVamos continuar de olho na GETI pra decidir o que fazer.
Abraços
Belo aporte, EI. Parabéns por se manter fiel ao seu planejamento!
ResponderExcluirAbraço!
LDL, sigo firme na estratégia e minha expectativa é que este é um momento crucial para definir o resultado no futuro.
ExcluirAbraços
Fico na dúvida sobre os aportes em HGTX e GGBR...
ResponderExcluirUó, fui a algumas lojas da Hering aqui em SP e o movimento me agradou, e os fundamentos da empresa não se deterioraram no ritmo da queda das cotações, fazendo uma análise bem simplória, talvez seja uma boa oportunidade.
ExcluirUó,
ExcluirÉ complicado analisar HGTX e GGBR agora, pois são cíclicas e estão no meio do ciclo de baixa nos negócios (não estou nem falando das cotações). É difícil saber até que ponto o problema é o ciclo ou a empresa que está ficando ruim. O importante, no meu caso é ficar atento aos sinais e seguir o plano.
Surfista,
Tenho ficado atendo ao movimento nas lojas da Hering, mas infelizmente o movimento nas lojas próprias e franquias, pelo menos de SP, não é um parâmetro muito confiável, dada a abrangência do mercado.
É curioso, mas me dá a impressão que os consumidores estão menos confiantes e começam a comprar menos nas lojas de marca e aumentam o consumo em lojas mais genéricas, como C&A e Renner, o que explicaria a euforia nos resultados da LREN3.
Não penso em oportunidade, apenas continuo confiando na empresa e sigo o plano.
Abraço
E.I, também tenho um pé atrás dos FII...
ResponderExcluirExcelente carteira, ainda acompanhando de perto o índice, acredito que no longo prazo, haverá um descolamento...
Grande Abraço
PC, valeu.
ExcluirNão sei se haverá este descolamento, mas eu ficaria feliz se acontecesse.
Abraço
Muito interessante seus artigos e acompanhamento com ações! Tenho duas perguntas:
ResponderExcluir1) Apesar de sua estratégia ser de Buy and Hold, você costuma usar Stop automático?
2) Tive uma curiosidade, qual a resistência em investir em FIIs?
Obrigado!
Robson, me parece que é a primeira vez por aqui. Sinto-me honrado pela sua visita e comentário.
ExcluirRespondendo suas perguntas:
1) Não costumo usar stop, pois eu evito que as cotações influenciem minhas decisões sobre a carteira. Meu método é baseado em análise de balanços, fundamentos e estratégia da empresa. A decisão de entrar e sair de uma empresa é tomada com base nos resultados da empresa.
2) Sobre os FII, a resistência existe por eu não conhecer e nunca ter estudado este tipo de ativo. Eu nunca me interessei pois já tenho uma parcela significativa do meu patrimônio em imóveis, desta forma ações e renda fixa tem um papel de diversificação também.
Eu não acho que FIIs sejam ruins, mas não me interessa no momento por não querer aumentar a exposição em imóveis.
Abraços e volte sempre.
E.I.
ResponderExcluirAcredito que este mês vou aportar em HGTX3 também. Acho que houve um certo exagero na reação do mercado após a divulgação do resultado do último trimestre. Na minha opinião, a empresa continua boa, apesar de estar sofrendo com a crise mais do que a LREN3, por exemplo.
Parabéns pela carteira!
Abraço.
Aprendiz,
ExcluirEu sigo confiando na Hering. Realmente as Lojas Renner tem apresentado um resultado muito mais forte.
Minha opinião pessoal é que lojas como a Renner leva vantagem em momentos de crise, pois o consumidor deixa de comprar nas lojas de marca para comprar nas genéricas.
Em geral, em tempos de crise, a maioria dos setores são afetados negativamente, mas curiosamente alguns são impactados positivamente, pois as pessoas aumentam determinado o consumo de determinado tipo de produto nestes períodos.
Veja o caso do biscoito recheado http://www.fiesp.com.br/simabesp/noticias/em-tempos-de-crise-economica-aumenta-consumo-de-biscoito-recheado/
Isso também acontece com produtos embutidos/processados como salsicha, etc.
Na minha opinião o fenômeno envolvendo Hering e Lojas Renner é mais ou menos isso.
Abraços
E.I.
ExcluirTem razão. Eu não tinha pensado por esse lado. Esta é, sem dúvidas, uma explicação plausível para estes resultados.
De qualquer forma, vamos seguir acompanhando. Apesar de alguns erros nos últimos anos, a empresa tem uma boa gestão, dívida equilibrada e lucros, embora não crescentes, consistentes. Tem tudo pra apresentar resultados melhores no médio e longo prazo.
Abraço.
Parabéns pela rentabilidade possitiva esse mês. Até que fim achei alguém na blogosfera que não é adebito de FII, assim como eu. Bons investimentos! abçssss.
ResponderExcluir