Livro: Os Principios de Investimento de Warren Buffet

terça-feira, 19 de março de 2013

Desde que criei o blog, venho pensando em escrever posts que falem sobre outros assunto além da composição da minha carteira, rentabilidade, etc. A partir de agora devo publicar alguns posts (sempre que tiver tempo para escrever), sobre os livros que tenho lido sobre investimentos.

A ordem dos livros não será nem cronológica de leitura em nem de preferência, mas simplesmente falarei sobre aquele que estir disposto a comentar no momento que estiver escrevendo o post. O fato é que existem diversas metodologias de investimento, e eu tenho buscado ler sobre todas elas para tentar aprimorar meu método próprio. Nos últimos 12 meses eu lí uns 8 livros sobre investimentos, principalmente sobre investimentos ações.

O primeiro livro que vou comentar é:

Os Princípios de Investimento de Warren Buffett
24 estratégias simples do maior investidor do mundo
(Você S/A - Coleção Desenvolvimento Profissional)
Editora: Sextante
Autor: James Pardoe
Páginas: 111
Preço médio: R$ 14,90


O autor, James Pardoe, se apresenta como um dos principais estudiosos e seguidores de Warren Buffett.

Como o próprio nome diz, o livro se baseia em 24 estratégias (princípios) que caracterizam os investimentos de Warren Buffet. Como a maioria dos livros sobre Buffett, o autor dá a entender que a fórmula para o sucesso no investimento em ações é relativamente simples, em que basicamente você deve escolher boas empresas (lucrativas), com vantagens competitivas duráveis e com "bom" balanço/resultado ao longo do tempo (últimos anos). Espere por uma baixa no mercado, compre muitas ações com bom preço e aguarde.

O fato é que na prática a teoria é outra, pois escolher a empresa e o momento certo para comprar é que é a chave do sucesso de Buffett.

Na minha opinião o livro dá dicas muito valiosas sobre análise de fundamentos, estratégia e como controlar fatores psicológicos. Achei o livro muito útil, principalmente porque vai direto ao ponto em vários assuntos, além de ser curto (111 páginas), o que possibilitou a leitura rápida (já li por 2 vezes).

Abaixo alguns dos princípios que achei muito úteis e que busco adotar em minha metodologia de investimentos:
- Opte pela simplicidade em lugar da complexidade
- Desenvolva o temperamento adequado + Seja Paciente
- Concentre seus investimentos
- Encare as quedas como oportunidades de compra
- Não rebata todos os arremessos
- Aprenda com os erros dos outros

Enfim, gostei muito do livro e recomendo. Excelente custo/benefício!

Um comentário

  1. Olá E.I.

    Ótima resenha E.I, já coloquei na minha lista.

    Já ouvi falarem bem do "O Tao de Warren Buffett", o que vc acha, leio os dois?

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas