Ajustes Maio 2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Calma pessoal, este ainda não é o post relativo ao fechamento do mês, afinal ainda estamos em 23/05. Apesar de ter verificado que alguns blogueiros tem o fechamento mensal antes do último dia do mês, este não é o meu caso.

Estou aqui apenas para comunicar algumas modificações feitas na carteira, pois senão o post de fechamento vai ficar muito longo.

A mudança mais significativa foi que resolvi (finalmente) encerrar a minha posição no Fundo de Investimentos Ibovespa Ativo, e com os recursos disponibilizados efetuei a compra de ações para a carteira de sócio. Os principais motivos para encerrar a posição foram:

- Alta taxa de adminstração: 2% a.a.
- IR na fonte obrigatório (não tem choro e nem a regra dos R$ 20k)
- Rentabilidade próxima a 0% no mês
- Estava com prejuízo considerando a entrada (neste caso o momento foi oportuno, pois por estar em prejuízo, não tive que pagar IR na fonte. Os mesmos recursos foram usados para comprar outras ações, o que não afeta minha rentabilidade geral).
- Rentabilidade atrelada ao índice, com isso carrega um monte de porcarias, além de empresas boas
- Sistematicamente a minha carteira tem dado resultado superior ao fundo

Portanto, com essa mudança, passo a ter que controlar apenas 2 carteiras: Carteira de Sócio, com aproximadamente 72% do capital e a Carteira de Trade, com os 28% restantes.

Com os recursos liberados do fundo somados ao meu aporte mensal e valores recebidos de proventos, tive a oportunidade de aumentar a minha posição nas seguintes ações:

- CCRO3
- PETR4
- GGBR4
- AMBV4
- VALE5

Estas ações já faziam parte da minha carteira e foram escolhidas para manter o equilíbrio, além disso, são ações que estão com performance um pouco fraca recentemente e entendo que possam ser uma oportunidade no médio/longo prazo.

Além destas compras, fiz algumas movimentações na carteira de trade, tentando sempre pegar algum movimento de prazo mais curto, com isso, efetuei a venda de UGPA e comprei CMIG4 e ELPL4. Acho que o movimento foi positivo, pois realizei lucros em UGPA com +17,16% de lucro e CMIG4+ELPL4 estão com rentabilidade média desde a compra de +8,5%

Acho que é isso pessoal, novidades agora só no fechamento do mês. Apesar da queda de hoje do Ibovespa, a minha carteira está "sobrevivendo" ...

Por favor deixe seu comentário.

Abraços!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

2 comentários

  1. Meu comentário: PETR, GGBR E VALE são ações que passo longe, rs. CCRO e AMBV são ações que olho sempre. CMIG é bom demais! ELPL é coisa de doido e especulador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB, Obrigado pela visita e comentário.

      PETR, GGBR e VALE eu até concordo com você que são empresas que estão sofrendo um pouco, mas é fato que são empresas extremamente sólidas e que estarão aqui nos próximos 20, 30 ou até 50 anos, portanto escolhi elas pensando no longuíssimo prazo, principalmente pelo fato de considerá-las bastante descontadas no momento.

      Já CCRO e AMBV o foco é outro. Apesar de "caras", são empresas estáveis, que apresentam crescimento e ao mesmo tempo são defensivas (voltadas para o mercado interno, proteção contra inflação, etc).

      Desta forma, a escolha destas 5 empresas na carteira de sócio foram de maneira a balancear a carteira.

      Já CMIG e ELPL (principalmente a última), realmente fiz com caráter puramente especulativo. Pelo visto acertei o momento da entrada, então devo esperar mais um pouco e realizar. Vamos ver!

      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas