O mês até que começou bem e lá para o dia 20 eu estava com mais de 3% de rentabilidade, mas aí as 2 últimas semanas judiaram, especialmente os 2 últimos pregões (29 e 31/05). O tempo fechou e minha carteira começou a derreter, mas nada que abale minha confiança no mercado de ações.
Este mês eu encerrei minha posição no fundo de ações, conforme explicado no post
Ajustes Maio 2013. Com isso a carteira ficou dividida somente em 2 partes (1-carteira de sócio/longo prazo e 2-carteira de trade/médio-curto prazo), conforme abaixo:
1) Carteira de Sócio
Rentabilidade no mês: -2,21% (Ibovespa -4,30%)
Rentabilidade acumulada 2013: -3,06% (Ibovespa -12,22%)
Esta carteira tem uma composição mista de blue chips e ações defensivas. Neste mês uma boa parte do aporte foi nas ações ligadas a commodities (VALE5, PETR4 e GGBR4), uma vez que estas ações estão bem descontadas. Por um momento eu achei que a estratégia (que é de longo prazo) já daria certo agora, pois estas ações começaram a se recuperar, mas no final do mês a situação se inverteu e estas ações foram as que mais sofreram.
Tento manter uma proporção de 50% da carteira nas blue chips VALE5, PETR4, ITUB4 e GGBR4, com o restante em ações que misturam crescimento, defensivas e com dividendos CIEL3, NATU3, GETI4, AMBV4 e CCRO3. Estou analisando esta estratégia e possivelmente eu reduza a proporção das blue chips para 40%, concentrando meus próximos aportes no outro grupo, mas ainda não tomei a decisão.
Os destaques positivos no mês foram GETI4 (+15,96%) e ITUB4 (+5,95%). Já as ações que mais cairam no mês foram GGBR4 (-16,51%) e VALE5 (-12,22%)
Veja abaixo como está a carteira de sócio:
1) Carteira de Trade
Rentabilidade no mês: -5,38% (Ibovespa -4,30%)
Rentabilidade acumulada 2013: -4,76% (Ibovespa -12,22%)
Neste mês eu montei esta carteira esperando uma recuperação do Ibovespa e certamente isso foi o fator que levou a carteira a um desempenho tão horrível. Enquanto o Ibovespa está subindo, eu estava tendo um desempenho ótimo, mas quando caiu a carteira foi junto, ou melhor, despencou.
GOAU4 foi um exemplo disso pois chegou a ficar positiva no mês e repentinamente fechou o mês em -16,29%. HGTX3 e BRML3 também tiveram quedas significativas (-5,89% e -7,37%, respectivamente). Estas últimas, por tratarem-se das ações com maior peso nesta carteira, acabaram sendo as responsáveis pelo resultado.
Outro movimento interessante foi a realização de lucros em UGPA3. Esta é uma empresa excelente, mas avaliei que já não tinha mais tanto espaço para subir. Em contrapartida substituí por uma composição de CMIG4 + ELPL4, pois estou acreditando que as elétricas vão começar a se recuperar em algum momento. Durante boa parte do mês esta mudança foi ótima, pois as duas estavam com valorização média de +9%, mas as duas também não resistiram ao final do mês e fecharam com rentabilidade de +2,17% para CMIG4 e -2,57% para ELPL4.
Veja abaixo a composição da carteira de trade.
Rentabilidade Geral
A rentabilidade geral da carteira foi de terríveis -2,97%. Apesar de muito ruim, ainda assim melhor que o Ibovespa que foi -4,30% no mês de maio.
No acumulado do ano, minha carteira está em -4,73%, enquanto o Ibovespa já acumula queda de -12,22%.
Veja abaixo o gráfico que representa a rentabilidade mensal e acumulada da carteira (vermelho) e Ibovespa (azul)
Conclusão
Como minha carteira está posicionada aguardando uma recuperação do Ibovespa (que parece que nunca vem), ela está sujeita a sofrer nas situações em que o índice vai mal. Estou reavaliando minha posição, principalmente após os resultados pífios do PIB brasileiro e outros indicadores macro-economicos pelo mundo.
Fiquei feliz em ver que vários colegas blogueiros sobreviveram ao mês de maio. Infelizmente não tive a mesma sorte, mas espero que junho possa me dar mais alegrias!
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.