E aí, a bolsa já iniciou o movimento de retomada?

segunda-feira, 22 de julho de 2013

(atualizado em 22/07/13 00:38)

Enquanto holders dizem que o índice Ibovespa não serve pra nada e traders ficam olhando o mercado (e os gráficos) para mudar a composição da carteira, a bolsa segue para cima ou para baixo (mais assim ultimamente), como sempre.

O fato é que nos últimos 6 meses a bolsa, em geral, teve comportamento horrível, pra não dizer que está derretendo. Até mesmo ações defensivas como Ambev, BR Malls e CCR estão tendo rendimentos ruins no ano. A questão agora é a seguinte: Será que a bolsa já iniciou o movimento de retomada para pelo menos voltar ao patamar 55000-62000 pontos?

Um comportamento interessante parece estar acontecendo, pois algumas das empresas (dentre as boas, esqueça o grupo X) que mais caíram desde o início do ano (Vale e Gerdau), e que tem bom peso no índice, neste mês são as que estão com rendimento positivo, enquanto o Ibovespa está praticamente no 0 x 0 no mês (-0,12%). Veja a seguir alguns exemplos:

VALE5: -32% (2013) e +3,25% (mês)
GGBR4: -24% (2013) e +8,49% (mês)

Já as mais defensivas estão assim:

AMBV4: -6,5% (2013) e -4,11% (mês)
CCRO3: -11% (2013) e -0,06% (mês)

Isso é particularmente interessante pois em meses anteriores, mais ou menos no meio do mês o Ibovespa vinha caindo ou se mantendo no 0 x 0, mas na prática eram uma composição por um lado de ações de empresas como Vale, Petrobras, Siderúrgicas e Imobiliárias caindo forte, ou seja, puxando o índice para baixo, e por outro lado ações defensivas como elétricas (algumas), concessionárias, educação e ligadas ao consumo com leve alta ou de alguma maneira "segurando" o índice. Exatamente o inverso do que vem acontecendo neste mês de Julho.

Outra constatação é que a semana passada foi a melhor semana do ano para o índice, com alta de +4,1%.

Já os grafistas devem estar dizendo que a linha de tendência de baixa de curto prazo foi rompida nesta semana, mas que ainda falta romper algumas resistências importantes bem como a linha de tendência de baixa de longo prazo. Portanto nada está definido e tudo pode acontecer (como sempre, sic).

Será que tudo isso significa alguma coisa?

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

10 comentários

  1. Acho que não tem muito significado não, a maior parte das ações subiu nos últimos dias, estou agora torcendo de verdade para um novo ciclo de queda se aproximar e permitir novos aportes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Minhas observações não tem embasamento científico, técnico ou fundamentalista, mas tratam-se apenas de observações com base na minha percepção.

      Tenho minhas dúvidas se vai cair mais.
      Não digo nem que estou torcendo para cair, mas se ficar neste patamar até o início do próximo mês, quando terei dinheiro para novo aporte, já fico feliz.

      Abraços e obrigado pela visita!

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Economicamente incorreto e o que a Dilma fez, adotou uma politica ecconomica feita por marqueteiros e nao por economistas.Os resultados pifios estao ai. Barateou um pouco o feijao a energia e foi para televisao falar. Coisa de marqueteiro. E ela como e burra e nao conseguiu nem administrar uma loja de 1,99 em Porto Alegre. Sexta feira se reuniu com o velho Gerdau para talvez tentar se aconselhar. Abraco, Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,
      Concordo plenamente com suas observações. Você disse tudo, política econômica feita por marqueteiros só poderia dar nisso.
      Não tenho muita esperança que muita coisa mude, por isso o mais importante para mim é seguir trabalhando forte, pois o meu futuro depende unica e exclusivamente de mim.

      Abraços e obrigado pela visita!

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Por isso não gosto de seguir o IBovespa, EI. Tem muito lixo ai dentro que distorce o estudo.

    Quanto à recuperação de algumas ações, muito vai depender dos balanços trimestrais. A meu ver, o mercado foi pessimista demais com o mercado brasileiro como um todo e agora as próprias companhias têm a oportunidade de comprovar que tais avaliações foram exageradas. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LdL, boa observação com relação aos balanços. Eu não dei muita importância a isso na minha observação mas realmente me parece que faça sentido que o mercado está ajustando um pouco a expectativa dos resultados versus o pessimismo exagerado nos últimos meses.
      Abraços e obrigado pela visita!

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
  4. Quero mais é que busque os 39XXX, mercado em baixa é festa para Holders.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o problema é o frio na barriga que dá com estas quedas seguidas, mas se cair vamos aproveitar, né?

      Abraços e obrigado pela visita.

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
    2. EI, eu to é sem jeito de ver tudo caro, ta igual quando ce vai no mercado fazer o rancho e sem cavalo encilhado tche...

      gostava mais quando tinha panico, comprava ação boa de baciada!

      abraço

      Excluir
    3. Poh, mas vc acha que está tudo caro? depois de tudo que caiu nos últimos meses eu acho que ainda tem muita coisa barata.
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas