Mais detalhes sobre Fechamento Mensal de Agosto/2013

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como eu havia dito no post Fechamento - Agosto 2013, eu estava em viagem de férias em não tive tempo de detalhar o fechamento do mês de agosto.

Em primeiro lugar quero dizer que fiquei muito surpreso em notar que fiquei em primeiro colocado no Ranking Mensal de Rentabilidade dos Blogueiros de Finanças no Mês de Agosto de 2013, organizado e publicado pelo ótimo Blog Invest and Survive, do Victor Fox Sierra.
Minha surpresa foi porque minha rentabilidade no mês (+2,29%) apesar de boa foi muito inferior ao Ibovespa (+3,68%).

Como eu já havia relatado em 22/julho/13, no post "E aí, a bolsa já iniciou o movimento de retomada?", me chamou a atenção um movimento interessante na bolsa com subida forte de blue chips como VALE, PETR e GGBR. Considerando que minha carteira tem uma boa parte nestas blue chips, é normal que eu tenha tido um rendimento melhor que a maioria (pelo menos dos blogueiros) que pelo que percebo está com a carteira mais concentrada em empresas de crescimento, dividendos e/ou small caps.

Bom, vamos aos detalhes do mês. Eu continuo com a carteira 100% em ações. Dividida em 2 partes: carteira de Sócio (Buy & Hold) e Carteira de Curto Prazo (que eu vinha chamando de Carteira de Trade, mas decidi mudar o nome devido a inúmeras confusões por pensarem que faço day-trade e não é verdade)

Devido aos aportes concentrados na carteira de sócio, esta vem ganhando mês-a-mês maior proporção sobre o total. Neste mês a carteira de sócio fechou com 82,1% do total da carteira e a carteira de curto prazo com 17,9%, ante um total no mês anterior de 81,6% e 18,4%, respectivamente.


1) Carteira de Sócio
Rentabilidade no mês agosto/13: +1,90%
Rentabilidade acumulada 2013: -2,72%

Foi feito um aporte no mês de aproximadamente 8,35% sobre o montante da carteira no mês anterior. Este aporte é forte e em linha com os meses anteriores. A partir dos próximos meses devo alterar a política de aportes diminuindo a exposição a ações.

Os aportes do mês foram em NATU3 (aproveitando a queda recente), UGPA3 (aumento de posição) e GETI4 (aumento de posição e reaplicação de dividendos).

Os destaques positivos do mês foram: GGBR4 (+17,55%) e VALE5 (+10,48%), além de PETR4 e CIEL3 que subiram pouco mais de 3%. O destaque negativo fica para GETI4, com queda de -7,96% e CCRO3, UGPA3 e AMBV4 com quedas de cerca de -3%.

Veja abaixo como ficou a carteira de sócio:



2) Carteira de Curto Prazo (também chamada anteriormente de carteira de trade)

Rentabilidade no mês agosto/13: +4,16%
Rentabilidade acumulada 2013: -9,94%

Pouca movimentação para a carteira de curto prazo em agosto:

Vendas:
- MGLU3 - R$ 6,45 (lucro de +29,06%) - após subida forte após resultados
- GOAU4 - R$ 20,10 (lucro de +10,95%) - após subida forte nos 40 dias anteriores

Compras:
- ABRE11 - R$ 31,70, na tentativa de pegar uma subida com os resultados de 2T13 após queda forte nos últimos meses
- HGTX3 - R$ 31,10, aumento de posição após seguidas quedas

Destaque para o mês foi MGLU3 que como mencionei acima teve subida forte de cerca de +30% no dia do resultado (lucro realizado) e GOAU4 com +16,13% no mês (lucro realizado), além de PETR3 e HGTX3 com altas de cerca de +4%. O destaque negativo ficou por conta da CMIG4 com queda de -10,84%.


Notem que estou com uma superexposição em HGTX3 (quase 40%) desta carteira, portanto devo alterar isso em breve para manter o equilíbrio da carteira em aproximadamente 20% em cada ação, além de 1% a 3% em turnarounds.





Rentabilidade Geral da Carteira

Rentabilidade no mês agosto/13: +2,29% (Ibovespa +3,68%)
Rentabilidade acumulada 2013: -5,06% (Ibovespa -17,95%)


Conclusão

Apesar de ter ficado abaixo do Ibovespa, a carteira teve uma rentabilidade muito boa (uma demonstração disso foi a primeira colocação no Ranking Mensal dos Blogueiros do Invest & Survive). No meu entendimento minha carteira tem um Beta ligeiramente menor que 1, pois tende a acompanhar o Ibovespa em seu movimento, porém caindo menos quando o Ibovespa cai e também subindo menos quando o índice sobre.

A carteira está amadurecendo e tenho feito muitos exercícios sobre a composição desta. Se tiver tempo eu publico meus estudos nas próximas semanas.

Se puder por favor deixe seu comentário.

Abraços!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

Um comentário

  1. Este mês vocÊ teve um não recorrente (MGLU3) rs, e uma expressiva valorização das commodities, se não fosse o setor elétrico você teria nadado de braçada.
    Abraço!

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas