Este capítulo, até o momento o melhor deste livro sensacional, trata de aspectos psicológicos e comportamentais sobre mercados em alta e em baixa, fala sobre a dificuldade em prever os movimentos futuros e muitos dos aspectos que influenciam a volatilidade do mercado. Na prática este movimentos transformam-se, na maioria das vezes, em oportunidades para os investidores, uma vez que as ações muitas vezes estão mal avaliadas devido a fatores externos à empresa.
O fato é que o investidor (sócio) deve manter-se focado nos valores intrínsecos das empresas ao invés de focar nas cotações. Um dos melhores exemplos é relacionado aos imóveis, afinal ninguém fica avaliando diáriamente as cotações para saber se seu imóvel valorizou ou não no curto prazo. O mesmo deveriamos fazer para as ações, pois a informação disponívels sobre as variações nos impactam e influenciam positiva e negativamente conforme sobem e descem.
Abaixo o meu contrato como investidor preenchido, a quem possa interessar. Aguardo comentários e os mesmos serão considerados como as testemunhas (não anônimos) do meu compromisso neste contrato.
CONTRATO DO INVESTIDOREu, Blog Economicamente Incorreto, por meio deste instrumento, declaro que sou um investidor que está buscando acumular riqueza por muitos anos no futuro.Sei que haverá muitos momentos em que ficarei tentado a investir em ações ou títulos porque seus preços subiram (ou estão subindo) e, em outros momentos, que ficarei tentado a vender meus investimentos porque seus preços caíram (estão caindo).Por meio deste declaro minha recusa em deixar que uma horda de desconhecidos tome decisões financeiras por mim. Além disso, me comprometo solenemente a nunca investir porque o mercado acionário subiu e a nunca vender porque ele caiu. Em vez disso, investirei R$ 2.400,00 por mês (corrigidos anualmente em 12%), a cada mês, através de um plano de investimento automático ou "programa de custo médio em reais", na minha Carteira Diversificada de Sócio.Da mesma forma, investirei quantias adicionais sempre que tenha dinheiro sobrando (e condições de correr o risco de perdê-lo no curto prazo).Por meio deste instrumento, declaro que manterei cada um desses investimentos continuamente até, pelo menos, a seguinte data : 31/12/2025. As únicas exceções permitidas segundo os dispositivos deste contrato são uma necessidade repentina e inadiável de dinheiro, como uma emergência médica ou perda de emprego, ou um gasto planejado, como dar entrada em um imóvel ou despesas com educação.Ao assinar abaixo, afirmo que minha intenção não é apenas cumprir os termos deste contrato, mas reler este documento sempre que ficar tentado a vender qualquer dos meus investimentos.Este contrato é válido apenas quando assinado por, pelo menos, uma testemunha, devendo ser mantido em lugar seguro e facilmente acessível para futura referência.Assinado: Blog Economicamente IncorretoData: 21/09/2013Testemunhas: (veja testemunhas nos comentário abaixo)
Ta testemunhado!!! =D
ResponderExcluirvaleu!
ExcluirSegunda testemunha.
ResponderExcluirvaleu!
Excluirque viagem, kk
ResponderExcluiropa, vale a brincadeira.
ExcluirAbraços
Seu contrato acaba de receber o Selo de El Rei da Blogosfera!
ResponderExcluirValeu Troll
ExcluirSó não faça "como" o Serra...
ResponderExcluirvaleu DH, kkkkk pode deixar que vou me policiar. Realmente acreditar em político é dose.
ExcluirEspero que consiga cumprir e alcançar a IF, agora 12 % de reajuste você consegue alcançar essa meta ? não seria melhor indexar a inflação ?
ResponderExcluirolá aprendiz, valeu!
ExcluirCom respeito aos 12% é uma meta que tenho alcançado nos últimos 11 anos, pois desde 2002 eu venho depositando mensalmente um valor que é corrigido anualmente em 12% (pra dizer a verdade em alguns anos eu apliquei um íncice um pouco maior por considerar que o valor estava baixo).
Este índice foi estabelecido na época por 2 motivos:
- garantir um índice acima da inflação esperada e;
- considerar um aumento relativamente conservador na renda acima da inflação de acordo com a evolução na carreira.
Realmente fixar em 12% é um erro, pois a inflação pode vir maior do que isso em dado momento, mas na verdade considero que os 12% de reajuste é o mínimo esperado.
Abraços
Muito original e criativo esse contrato.
ResponderExcluirDeveria haver tambem cláusulas proibitívas de investimento em empresas com PL negativo e pré operacionais e permissivas de venda em caso de prejuizo ou queda abrupta dos lucros com tolerância de dois balanços consecutivos.
acho que não precisa... Se o cara leu o livro ja esta quase que assinando o contrato sem ler rsrs
Excluirimpossivel comprar lixo depois que ler com carinho o investidor inteligente...
uma obra de valor inestimavel...
Pois é Wagner Diniz, esta é uma preocupação, mas como disse o Anon, depois de ler este livro é difícil alguém colocar dinheiro em algo que não presta.
ExcluirDos itens citados por você, creio que as empresas que tenham redução no lucro são as mais difíceis de avaliar, pois muitas vezes esta redução em 2 ou 3 balanços pode não significar muita coisa, portanto isso é muito subjetivo. Já os outros itens realmente acredito que estou vacinado, mas é sempre bom relembrar.
No caso deste contrato, o objetivo principal é estabelecer o compromisso com relação ao comportamento, já a metodologia ainda está em amadurecimento e passível de correções ao longo do período.
Abraços e valeu pela força!
kkkkkk..tbm estou querendo começar a ler este livro.
ResponderExcluirAbraço,
IM.
investidormochileiro.blogspot.com
IM, recomendo fortemente a leitura. Apesar de longo (mais de 500 páginas), tem um tipo de escrita que facilita o entendimento.
ExcluirAbraços