No embalo dos resultados, os analistas ajustam seus ponteiros tentando projetar (ou adivinhar) o que vai acontecer durante o ano e com isso a incerteza e a volatilidade pairam sobre as ações. Para apimentar ainda tivemos continuação do calor em excesso e falta de chuva, o que faz com que nuvens negras (com o perdão do trocadilho, já que o problema é a falta delas) pairem sobre empresas de energia e fornecimento de água, como a Sabesp, com risco de racionamento de energia e água.
Esta conversa toda e o mimimi foi pra preparar o terreno para dizer que o resultado do mês foi muito fraco e perdi feio para o Ibovespa. Vamos aos números gerais da carteira:
Alocação: 100% em ações
Rentabilidade Fevereiro/14: -3,44% (Ibovespa -1,14%)
Acumulado 2014: -9,79% (Ibovespa -8,57%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Fev/14: -8,8% (Ibovespa -17,47%)
Depois desta festa de números negativos, vamos aos detalhes da carteira.
Os aportes continuaram fortes durante todo o mês no montante de aproximadamente 7,5% do saldo da carteira.
Seguindo a metodologia de alocação de ativos, as compras foram feitas de modo a balancear a carteira com o percentual estipulado como ideal para cada ativo. Existe ainda uma discrepância com relação aos percentuais uma vez que houve mudança de estratégia no segundo semestre do ano passado, desta forma ainda existe uma certa concentração em papeis como Petrobrás, Vale e Gerdau. Aos poucos estes ajustes serão feitos, bem como uma nova revisão da composição assim que terminarem as publicações dos balanços (final de Março/começo de Abril).
As compras do mês foram:
Data Ativo Cotação
31/01/14 CCRO3 15,41 (compra contabilizada em fevereiro)
06/02/14 CRUZ3 20,58
06/02/14 HGTX3 25,85
12/02/14 GETI3 15,74
13/02/14 NATU3 36,60
20/02/14 GRND3 13,60
Os destaques negativos foram Gerdau (GGBR4) com -15,8% e Grendene (GRND3) com -13,75%. Na ponta positiva estiveram Porto Seguro (PSSA3) +15,38%, Itaú Unibanco (ITUB4) com +4,95% e Ambev (ABEV3) com +4,91%. Uma tabela completa com as rentabilidades do mês foi incluida em coluna correspondente na tabela abaixo. Veja como ficou a composição da carteira:
clique na imagem para ampliar |
Conclusão
Mês bem difícil para os investidores de RV, mas para quem faz compras periódicas, sabemos que a melhor forma de remediar as quedas é seguir comprando. Confesso que estar 1,2 p.p. abaixo do Ibovespa no ano tem me incomodado um pouco e mais uma vez eu reforço que com a nova metodologia, será um pouco mais complicado bater o índice. Vamos seguir acompanhando para ver como se comporta no longo prazo.
Abraços e bom carnaval.
Se for dirigir não beba e se for beber me chame!
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.
Grdn foi para o buraco. Que sera que houve?
ResponderExcluirTL, realmente o mês foi tenso e a Grendene está apanhando muito. O resultado do 4T não veio nada bom e os executivos ressaltaram que 2014 vai ser um ano difícil. Por outro lado a empresa continua sendo bem administrada e não há motivo para pânico.
ExcluirAbraços
grdn realmente caiu bastante... eu sigo de olho nela infelizmente não to c muito capital mas vamos pra frente...
ResponderExcluirAJ, vamos ficar de olho na Grendene, mas a empresa não ficou ruim, apensa um mal momento. Veja que o resultado do PIB veio bom e se a economia mostrar alguma recuperação a Grendene deve voltar a ter resultados mais consistentes.
ExcluirAbraços
O seguidores do Bastter todos no vermelho e os demais da blogosfera no azul.
ResponderExcluirO que são "seguidores do Bastter"?
ExcluirA propósito, tenho também encarteirada a GRND.
Bom feriado!
Este anônimo não sabe de nada.
ExcluirAss. Seguidor do Bastter e Poney nas horas vagas
Anônimo, realmente o que você falou faz todo o sentido e o resultado de 1 ou poucos meses são fundamentais para avaliação de estratégia de longuíssimo prazo (30 anos).
ExcluirAbraços
DH, me parece que agora na blogosfera existem os que torcem para os outros se darem mal só pra dizer que tem estratégia melhor, mas isso não cola em mim não. Este Anônimo não tem noção do que está falando.
ExcluirBom, seguidores do Bastter que ele se refere são os investidores que seguem a metodologia pregada pelo Bastter (Bastter.com) que nada mais é do que uma alocação proporcional de ativos.
Vamos torcer juntos pra Grendene nos dar bons frutos.
Abraços
Poney,
ExcluirAcho que não é nem questão de seguir o Bastter, mas pelo menos eu me sinto confortável com esta estratégia. Este anonimo está viajando.
Abraços
Não alimentem trolls, pessoal. Deixe que critiquem o quanto quiserem. Sigam seus instintos e suas estratégias. No final, o único realmente interessado em seu sucesso são vocês mesmos, e não um bando de jaburus trolls na internet.
ExcluirForça a todos e abraços!
crude-trader.blogspot.com
Como disse o Rei do Baile Funk, "é muito recalque"...
ExcluirFala EI , beleza? Mês tenso para a Grendene, e acho que apesar de ser uma boa empresa ela sofrerá nos próximos 18 meses como venho falando em outros blogs
ResponderExcluirComplementando : estou de olho nela e não natura. Ambas estão próximas da cotação que considero para entrada.
ResponderExcluirCorrigindo estou de olho nela e NA natura
ExcluirPoxa, o desempenho não foi bom mas, no geral, eu gosto da sua carteira. O bom é que dá pra fazer preço médio! Persevere parceiro!
ResponderExcluirUm abraço
Mês de resultado trimestral tem uma volatilidade fora do normal.
ResponderExcluirEstagiário
http://oblogdoestagiario.blogspot.com/
Uta!
EI,
ResponderExcluirTambém comprei CCRO3 em fevereiro! Agora em março vou aportar na TOTS3. Sobre a sua rentabilidade, mês ruim, mas dias melhores virão pela frente.
Abração.