Fechamento - Dezembro 2014

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Finalmente chegou o final do ano. Sob alguns aspectos, como política, corrupção e indicadores sociais do nosso pais não temos nada para comemorar, mas por outro lado, temos que celebrar a vida e as conquistas individuais e familiares de cada um de nós.

Acho que o fato mais marcante do ano foi sem dúvida alguma a Copa do Mundo aqui no Brasil. Algo que sonhei em ver a vida toda, mas que se tornou um grande pesadelo. Gol da Alemanha!

Pessoalmente falando, o ano foi muito bom, mas vou deixar para contar mais detalhes no post de avaliação do ano e dos objetivos de 2015.

Com relação aos investimentos, foi mais um ano de resultados fracos em termos de rentabilidade, porém com bom crescimento de patrimônio devido a renda. De qualquer forma foi um ano de grande aprendizado. Diferentemente do ano passado, a estratégia adotada no início do ano foi mantida durante todo o ano, com pequenos ajustes, e acredito que foi muito positiva neste aspecto. Desta forma pretendo mantê-la no próximo ano também.

Vamos aos resultados:

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Dezembro/14: -7,87% (Ibovespa -8,52%)
Acumulado Jan-Dez/2014: -7,69% (Ibovespa -2,91%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Dez/14: -6,86% (Ibovespa -12,36%)

*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

Este mês, com dinheiro extra de 13.o, praticamente tripliquei meu aporte. Além disso, fiz uma modificação na carteira com a adição da WEG (WEGE3). Fazia tempo que eu estava "namorando" esta empresa e finalmente tomei a atitude de comprá-la. Inicialmente eu planejava trocar uma das empresas da carteira, mas não quis fazer uma mudança tão radical assim então apenas inclui uma nova com diminuição nos percentuais de PETR4, GGBR4, NATU3 e HGTX3.

Compras do mês foram feitas seguindo a metodologia de alocação de ativos: WEGE3, ETER3, VALE5, PSSA3, NATU3 e CCRO3. Em teoria eu deveria comprar também Petrobrás, mas devido aos últimos acontecimentos e principalmente a não publicação do balanço, coloquei a empresa em quarentena. Vou esperar alguns meses e alguns balanços sem comprar até que eu decida se é hora de sair da empresa ou voltar a comprar.

Veja como ficou a composição da carteira:




Em um mês bem ruim para a bolsa brasileira, praticamente todos os papéis tiveram desempenho negativo. Exceção para a WEGE3, justamente a estreante da carteira. destaque para PETR4 (-21,7%) e HGTX3 (-16,7%)

Veja abaixo como ficou o gráfico com a rentabilidade mensal e acumulada no ano, comparada com Ibovespa.





Conclusão

Este mês foi bastante tenso para a bolsa brasileira. Chegou a estar caindo mais de 12% no meio do mês, com uma recuperação leve nas 2 últimas semanas. Minha carteira ficou 0,65 p.p. acima do Ibovespa no mês, o que ajudou a diminuir a diferença no ano para cerca de 5 p.p. em favor do índice.

Apesar de ter perdido para o Ibovespa no ano, fico relativamente satisfeito com a carteira, que vem performando bem. Minha avaliação é que houve um erro estratégico na carteira durante a montagem, com uma concentração em empresas de consumo e varejo, que este ano não tiveram boa performance devido ao baixo crescimento econômico (o que deve permanecer para o ano que vem), mas não penso que seja hora de mudar radicalmente este perfil da carteira, pois sigo acumulando ações destas empresas que são bem administradas e tem boa governança, portanto devem se recuperar no futuro.


Desejo a todos um excelente 2015 e sucesso na vida e nos investimentos!


Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

28 comentários

  1. Poxa, os blogues tem o objetivo maior de avaliar o mercado de ações, eu concordo, mas a maneira como se gerencia a carteira sabendo segurar uma pare na RF, e de vez em quando, ou na hora certa, aportando na RV tbm acho importante de modo que pra mim o mais interessante é o resultado da carteira como um todo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceará, concordo que seja muito importante uma estratégia que contemple RV e RF.
      O blog foi criado justamente para acompanhamento e troca de experiências sobre investimento em RV (ações) e não para discutir as estratégias envolvendo a carteira completa (RV + RF), principalmente porque naquela época (2012) eu não tinha a visão correta da importância da estratégia de RF.
      Estou avaliando aprimorar o controle e a estratégia em RF e possivelmente eu compartilhe aqui algum dia, mas fico com receio de aumentar demais o tempo e esforço para controlar e publicar.
      Estou avaliando, quem sabe adote isso em algum momento neste ano.
      Abraços

      Excluir
  2. EI,

    Gostei muito da aquisição da WEG! E ela já chegou mostrando serviço, sendo a única ação do mês a terminar no azul. Sobre a rentabilidade, é complicado tirar conclusões em um prazo curto, visto que no começo da carteira a volatilidade impera!

    Além disso, mais quatro anos de Dilmanta não são nada animadores para o humor do Mercado... Da minha parte, sigo o plano. Aportar mensalmente em ações de empresas boas e reinvestir os proventos.

    Pretende fazer alguma modificação no seu time?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL,
      Apesar da WEG ter "feito bonito", ainda é muito prematuro para dizer alguma coisa, mas certamente é melhor que comprar um papel que cai logo no primeiro dia.

      Não tenho boas perspectivas para os próximos anos para o mercado em geral, mas pretendo seguir aportando em RV, só que com menos força que vinha fazendo.

      A carteira está começando a ganhar corpo, a bola de neve está se formando e meus aportes tem menor importância na rentabilidade geral (claro que vou reinvestir também os dividendos).

      Não devo fazer nenhuma mudança radical. Petrobras seguirá em quarentena. Talvez que diminua um pouco mais o peso do consumo e varejo, mas nada radical.

      Abraços

      Excluir
  3. Feliz 2015! Boas festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DH, desejo ótimo 2015 para você também.

      Gosto muito da visão "Rocky Steps" e tenho faito avaliações semelhantes na carteira. Este ano tive uma boa média mensal em dividendos e isso se torna um bom parâmetro para avaliação geral da carteira.
      Abraços

      Excluir
  4. Dezembro foi um resumo do ano. Infelizmente.

    Te desejo um ótimo 2015!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LdL, dezembro foi bem negro e infelizmente 2015 não deve ser muito diferente, mas temos que seguir firmes na estratégia e investimento em RV é assim mesmo.
      Feliz 2015 para você também.
      Abraços

      Excluir
  5. EI,

    A Weg é uma ótima empresa, confio bastante nos fundamentos dela e continuo sócio pelo menos até o balanço anual de 2015 (março de 2016?).
    Considero a sua carteira muito boa, temos 13 ativos em comum. Levamos porrada esse ano mas temos que seguir firmes em nossas estratégias.

    Grande abraço e feliz 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Requenguela, Feliz 2015 para vocês também!

      Me arrepende de não ter comprado WEG antes. Tem quase 1 anos que estou de olho nela.

      Com 13 ativos em comum, torço muito para que você tenha sucesso na sua carteira, rs.

      Vamos aguentando a porrada até onde der.

      Te adicionei no blogroll.

      Abraços

      Excluir
  6. Dezembro tbm tirou toda minha rentabilidade.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. JD (ID), seguimos na luta, em todos os sentidos. Não vamos nos deixar abalar.
      Feliz 2015 para você também!
      Abraços

      Excluir
  8. Boas festas, meu caro.

    Perseveremos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idiota,
      Obrigado, Feliz 2015 para você também.
      Perseveremos ...
      Abraços

      Excluir
  9. EI desejo um 2015 repleto de realizações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Caro EI, Feliz 2015

    WEG é uma ótima empresa. Um dos meus erros do passado foi ter me desfeito dela. Estude o que puder sobre balanceamento da carteira e alocação, pois isso é tão importante quanto a escolha dos papéis.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Troll,

      A Weg me parece ser uma boa tese de investimentos. Tem só que ficar de olho para ver se eles não colocam a carroça na frente dos bois.

      Não sei quanto tinha dela quando se desfez, mas certamente deve ter aprendido alguma coisa com isso. Acredito também que quando se desfez devia estar com bom lucro, então não dá pra dizer que fez coisa errada, pois possivelmente não queria colocar em risco o que tinha acumulado.

      O balanceamento da carteira é algo que estou olhando com bastante atenção e este ano deverá ser o direcionador da estratégia da carteira para o futuro.

      Abraços

      Excluir
  11. Amigos, obrigado pelas mensagens e felicitações. Espero que todos tenham tido uma ótima passagem de ano e que tenham um 2015 sensacional.

    Estive em viagem durante o feriado e não pude responder aqui. Vou respondendo cada uma das mensagens individualmente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Feliz 2015 EI, toda saúde e sucesso para vc e toda sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio, para você e sua família um ótimo 2015 também.
      Abraços

      Excluir
  13. Weg é uma exceção a regra na bolsa.

    Agora não vejo o setor de varejo como o vilão da sua rentabilidade pelo menos nesse gráfico as priores foram as cíclicas como vale PETRO e ggbr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDD,
      Você tem razão nos 2 pontos:
      - WEG é uma exceção
      - A cíclicas enterraram a carteira. Mas acho que das cíclicas eu sabia o que poderia acontecer. A minha maior decepção foi com as de varejo.

      Abraços e desculpa pela demora na resposta

      Excluir
  14. Uó,

    Muito difícil selecionar apenas 5 ... vou listar as top 5 do momento, mas isso não é uma recomendação.

    ABEV, CIEL, UGPA, ITUB e WEGE

    FIIs não conheço

    TD: NTN-B Principal 35

    Abraços

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas