O tempo passa ... update Abril 2021

terça-feira, 27 de abril de 2021

Olá amigos, desde o fechamento de novembro de 2020 que eu não posto nada aqui. Estava esperando fechar o mês de Abril/21 para fazer uma atualização com o fechamento do mês, mas decidi fazer uma publicação parcial.

Antes de mais nada, queria atualizar o fechamento do ano de 2020, para deixar um registro por aqui, afinal foi um ano histórico em termos de volatilidade.

Como pode ser visto, através da famosa planilha com o sistema de cotas disponibilizada pelo colega ADP, minha carteira de ações sofreu bastante durante o ano 2020, passando boa parte do ano com quedas expressivas, mas a recuperação, sobretudo em novembro e dezembro, ajudou a fechar com um bom resultado positivo para o ano, sendo +10,18% da carteira contra +2,92% do Ibovespa.



*Tenho também alocação em renda fixa e no exterior, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.


Sobre 2020 não tem muito o que falar, apenas reforçar que renda variável VARIA, e quem tem investimentos nesta categoria, tem que ter estômago para aguentar a variação sem muita emoção, seja para cima ou para baixo. Neste aspecto, como já invisto diretamente em ações de 2012, me considero um investidor experiente o suficiente para não me desesperar e nem me empolgar muito com altas e baixas.

Outro fator determinante para conseguir manter a sanidade neste cenário é ter em renda variável somente uma porção da sua carteira de investimentos que você considere que possa estar sujeita a estas variações e que não precise ser resgatada em caso de necessidade.

Atualização Março de 2021

Neste início de ano, ainda em decorrência do período de turbulência sanitária, econômica e política que vivemos, o mercado de renda variável continua apresentando uma alta volatilidade, como pode ter observada nos resultados para os 3 primeiros meses do ano.



De modo geral, até o final de março, a carteira teve performance semelhante ao Ibovespa, que fechou março em -2,0% no acumulado do ano. 

No mês de abril, na parcial até o momento (27/04), a carteira vem performando muito bem, com rentabilidade de +5,23%, batendo o Ibovespa que está em torno de +2,34%. Esta performance se dá, sobretudo, pela grande alta nas ações da Hering (HGTX3), que acumulam cerca de 70% neste mês, devido, primeiro ao proposta de compra feita pela Arezzo (ARZZ3), recusada há cerca de 15 dias e, posteriormente, ao acordo para fusão com o Grupo Soma (SOMA3) anunciado ontem. Como a Hering representa cerca de 8% da minha carteira, dá pra imaginar o impacto na carteira.

Sobre a fusão Hering + Soma, não tenho bola de cristal para saber se os resultados serão positivos ou não, mas a minha experiência pessoal com fusões, nas empresas que trabalhei, não são muito positivas, de modo que tenho uma visão que há um aumento significativo no risco em investir em empresas nestes momentos. Diante disso, vou fazer uma análise mais criteriosa sobre a manutenção ou não do meu investimento na Hering (se alguém quiser opinar sobre este assunto, deixe nos comentários abaixo).

Pra finalizar, quero compartilhar que muita coisa aconteceu nos últimos 5 meses que estive distante daqui, inclusive mudei de emprego, deixando uma posição de direção em uma empresa local, com cerca de 10 subordinados, para uma posição de menor destaque em uma empresa multinacional. Existem muitas razões para isso, que posso debater em outra postagem ou nos comentários (se alguém demonstrar interesse), mas na prática, com a idade se aproximando dos 45 anos, e com a independência financeira garantida, optei por uma posição mais estável, com menor responsabilidade e com melhores benefícios, de modo que eu possa me dedicar mais tempo a minha família mantendo o conforto.

Gostaria de escrever sobre muitas coisas mais como mudança de carreira, investimentos no exterior, independência financeira/FIRE, família, estilo de vida, etc, mas a postagem ficaria longa e estou sem tempo.

Abraços

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas