O que vai acontecer com os investimentos nos próximos anos?

terça-feira, 21 de março de 2023

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares (ou potencialmente de muitos bilhões de dólares).

Resolvi escrever aqui como uma forma de registro do sentimento atual com relação a economia global e também a brasileira. 

Neste momento temos um governo com tendências à esquerda, mas que precisou fazer uma aliança ampla para ganhar a eleição, de modo que não há carta branca para implementar uma pauta puramente de esquerda e é esperado que seja um governo moderado ou de centro esquerda.

Meu sentimento atual é que a situação atual da economia do Brasil e do mundo é muito delicada e tudo pode acontecer, sobretudo no curto prazo. A inflação global está forte, o que tem impulsionado a subida de juros nos Bancos Centrais dos países desenvolvidos, por outro lado, economistas tem apontado que a inflação atual não é uma inflação tradicional de demanda, de modo que há um limite para o impacto dos juros sobre a inflação.

Por outro lado, no Brasil seguimos também com uma inflação muito alta, mas com os maiores juros reais do mundo. A inflação nos últimos 12 meses estão ainda controlados em cerca de 6%, mas nestes meses ainda estão contabilizados 3 meses de deflação no ano passado (depois de medidas demagógicas do governo anterior para tentar ganhar eleição), portanto a inflação de 12 meses pode voltar a subir no segundo semestre.

Por outro lado, o Brasil segue com os maiores juros reais do mundo (descontando a inflação)., como mostrado abaixo:

Gráfico extraído do site Poder 360
Gráfico extraído do site Poder 360 (link aqui)


Com relação aos juros, meu sentimento é que o BC brasileiro errou ao manter a taxa SELIC em 2% e portanto juros reais negativos em 2021, assim como errou em subir e manter nos patamares atuais. A economia do país está extremamente frágil e é insustentável permanecer com juros tão altos.  Entendo a preocupação com a inflação e concordo que o BC ser autônomo é uma boa ideia para o país, mas me preocupa o fato do BC se preocupar somente com a inflação e não ter responsabilidade alguma pela economia real, empresas quebrando e pessoas passando fome. Acho que a autonomia do BC deveria ser acompanhada de responsabilidade com fatores monetários, econômicos e sociais.

Lendo matérias em sites de finanças e ao assistir videos de pseudo-influenciadores financeiros no youtube, vejo que o pessimismo é geral, seja porque acreditam que a economia global está colapsando, sobretudo após os últimos eventos de quebras de bancos nos EUA e na Europa, ou porque a galera está muito pessimista com o governo Lula acreditando que tudo que existe no país vai acabar e que vamos virar uma Venezuela.

Eu tenho que confessar que na época do governo Dilma, eu também tinha esta convicção sobre a Venezuelização quando pensava em governos do PT, mas de lá pra cá, tenho lido muito e estudado muito, e hoje tenho uma visão diferente, de modo que vejo os problemas e os riscos dos governos do PT, mas também analiso como muito remota a chance de venezualização com um governo Lula. Inclusive estou convicto que tinhamos grande chance de virarmos uma Venezuela (pensando no autoritarismo) caso Bolsonaro fosse reeleito.

Diante disso tudo, tenho me posicionado ao lado dos poucos que estão acreditando que a oportunidade atual dos investimentos está justamente em investimentos na bolsa de valores e também em títulos do tesouro direto pré-fixados IPCA+ longos (2035, 2045 ou mais), travando altas taxas de juros no longo prazo.

Para efeito de registro, aportei forte em títulos IPCA+ 2045 nos últimos 3 meses com valores de compra em torno de R$ 1.000,00 e taxas de IPCA+6,5%.

Além disso, estou fortemente comprado em bolsa, com cerca de 25% do meu patrimônio em ações de boas empresa (em carteira já conhecida neste blog).

Eu acho que no curto prazo muita coisa pode acontecer, inclusive a bolsa permanecer em baixa por alguns anos, mas eu tenho a expectativa que em algum momento o bull market do mercado brasileiro virá e a bolsa vai se multiplicar por muitas vezes como já aconteceu no passado, portanto, como não dá para acertar o timing do mercado, acredito que o melhor a fazer é permanacer comprado e continuar comprando.

Tenho andado um pouco ansioso com esta situação, pois estou seguro com minhas convicções, mas ao mesmo tempo é muito difícil permanecer assim enquanto enquanto a mídia e todos os influenciadores dizem o contrário.

Bem, só o tempo irá dizer. Deixe seu comentário aqui sobre o que você acha e como está se posicionando para os próximos 4 anos.

Achei importante registrar aqui justamente para poder voltar aqui no futuro e que o registro do sentimento sirva de aprendizado.

Importante: 
Este material tem propósito meramente informativo e educativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.


23 comentários

  1. Difícil fazer previsões econômicas a médio e longo prazo, até porque sempre estamos à sombra de instabilidades políticas, sejam internas ou externas.
    Não acredito em Bull market brasileiro sem mudanças significativas na economia, como uma profunda e bem feita reforma tributária, diminuição do juros para pelo menos algo em torno de 8% e investimentos em infraestrutura e fortalecimento das relações de comércio com vários países.
    Além do que ao meu ver o Brasil tem uma janela de oportunidade, que é se inserir fortemente a tudo que é voltado para economia verde e sustentável. O Brasil tem tudo para ser uma das lideranças globais nesse sentido.
    Mas sem mudanças ou com mudanças muito superficiais, não creio em mudanças ou avanços significativos na economia, a não ser talvez especulações internacionais na bolsa brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, é justamente nisso que minha perspectiva difere da maioria. Entendo que para o país alcançar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população, precisamos fazer as reformas estruturais, porém, o crescimento das empresas inevitavelmente acontecerá em algum momento, tendo o país feito a lição de casa ou não, pelo menos tem sido assim, historicamente nos últimos 50 anos. Daí a minha convicção de permanecer comprado esperando o bull market chegar. Espero só que Deus me dê saúde e estomago para viver bem os dias quando isso acontecer.
      Abraços

      Excluir
    2. Sou o anon 21:15.
      Estou com dinheiro em ações, concordo com você que pode haver uma recuperação da bolsa e ações em geral, mas sem mudanças significativas será aquele tradicional vôo de galinha, sem sustentação no médio e longo prazos, apenas movimentos predominantemente especulatórios.
      Aliás a bolsa brasileira desde quando comecei a investir em ações (2019) se mostra predominantemente especulatória e não duvido que boa boa parte dos investidores brasileiros que entraram a partir de 2018 com a trajetória de queda dos juros desista de lá, provavelmente uma parte razoável já deve ter desistido e outros tantos devem ainda estar na espera por reaver prejuízos.

      Excluir
  2. "O Brasil não perde a oportunidade de perder uma oportunidade." (Roberto Campos)

    Ainda assim, enquanto os ativos seguirem com preços atrativos, eu seguirei aportando.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LdL,
      Exatamente, o país segue perdendo oportunidades de se desenvolver, mas é inegável que estamos evoluíndo. Mais lentamente do que gostariamos, mas estamos evoluíndo, porém tenho a impressão que o crescimento das empresas da bolsa é independente deste processo de desenvolvimento do país, então sigo comprado em Brasil com uma parte do patrimônio fora, em USD para segurança.
      Abraços

      Excluir
  3. Além do erro crasso com o juros, o antigo governo errou em deixar a política de preços da Petrobras livre, repassando grande parte da pressão inflacionária do exterior ao Brasil mesmo a gente sendo grande produtor de commodity (o que deveria ter compensado com cambio). Óbvio que a Petrobras precisa ser sólida, mas ter repassado aqueles aumentos pagando R$ 200 bi de dividendo me pareceu um exagero. Não sei como boa parte da classe média tinha Guedes no pedestal. Deixou a economia toda maquiada e ainda foi fiador de um grande retrocesso institucional. A situação do inicio do governo Lula é realmente preocupante e espero que o BC sinalize um ajuste no juros um pouco mais a frente. Também acho que teremos um bull market um pouco mais a frente no Brasil. O nível do juros atual é insustentável com a tendência de queda ou estabilização das commodities.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Anon, uma empresa como a Petrobras pagando 200M em dividendos e a população passando fome me parece que há algo de errado.
      O governo anterior foi bizarro, discurso liberal e atitudes populistas, que só se agravou em 2022 com o desespero para ganhar a eleição. Várias ilegalidades em nome de ganhar a eleição.
      O Paulo Guedes foi um ministro horrível e tem responsabilidade sobre a situação econômica atual.
      Apesar de achar que os juros estejam excessivamente elevados, eu acho que o BC ainda vai demorar um pouco para baixar, por questões políticas, e isso ainda vai sacrificar a população e as empresas do país.
      Em algum momento, o que vai acabar acontecendo é que o governo vai começar a criar pacotes de estímulo em contraponto às decisões do BC.
      O Bull market vai vir, mas acho que só lá pra 2024, 25 ou 26.

      Excluir
  4. Eu não consigo entender como alguém ache que, com o Bolsonaro e Paulo Guedes, estávamos mais próximos da Venezuela do que com Lula. Sério. Não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TIO, Você sabe o que Venezuela, Cuba, Turquia, Hungria e Rússia tem em comum? Não, eles não são todos países com governos de esquerda. O problema deles é que são governos autoritários, de direita ou de esquerda.
      O mais próximo que chegamos de virar Venezuela ou Cuba foi no período 1964 a 1985, ou seja, durante a ditadura militar tão glorificada pelo Bolsonaro mas que tão mal fez para o Brasil.
      Bolsonaro tem tendências autoritárias muito claras. Se fosse reeleito, ele se sentiria com "autoridade" para colocar em prática tudo que pensa para virar o ditador supremo utilizando os mecanismos disponíveis na democracia.
      Leia o livro "Como as democracias morrem" de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt e volte aqui para comentar.
      Abraços

      Excluir
    2. Características de um governo autoritário: aumento do Estado, sob todas suas formas. Perseguições e restrições à imprensa e livre opinião. Sem cair no conto de fadas da imprensa nos últimos anos, e atentando-se para os fatos (não com o que se pensa o que alguém pensa ou deixa de pensar, não elucubrando sobre tendências sociopatas), quais dos dois governos lhe parece mais autoritário?

      Nos últimos 4 anos tivemos uma diminuição enorme do peso do Estado na economia. Tivemos livre imprensa (talvez até demais para os mais conservadores), com até cabeças do presidente serem chutadas e usadas como bolas de futebol.
      No caso do PT temos estados inchados (como os estados autoritários). Temos perseguições para quem fala mal do mandatário (Lula já expulsou jornalista do Brasil, lembra?). Lula quer "regulamentar" a imprensa. Lula e o PT odeiam os críticos. Eles querem governar sozinhos (até na montagem do governo isso ficou evidente). Como nas autocracias.
      Vc deixou se levar pelo carrossel "liquida-Bolsonaro" que a imprensa perpretou nos últimos anos. Se vc analisar os fatos, e somente os fatos, deixando os achismos de lado, verá que estávamos muito longe de virar uma Venezuela até o ano passado. Agora, estamos mais perto.

      Excluir
    3. Não esquecemos também de qual presidente é amigão dos ditadores pelo mundo...

      Excluir
    4. Governo autoritário não tem nada a ver com tamanho do estado, só por aí sua visão já está totalmente distorcida Anon.
      Perseguições contra a imprensa aconteceram justamente no governo Bolsonaro, afinal só servia a pseudo imprensa que falava bem, portanto não tivemos imoprensa livre nem com bolsonaro e nem com a ditadura militar, mas a tendência era piorar.

      O bolsonaro assumiu com o discurso menos Brasilia e mais Brasil, e o que se viu foi o contrário, então temos que avaliar o discurso frente a realidade, uma coisa é o que se diz e outra é o que foi feito (outros exemplos, apoio ao centrão, acabou com a lava-jato, populismo eleitoreiro). Tudo invertido do que foi falado que seria feito.
      Lula foi presidente por 8 anos e a Dilma por 6. Não estou julgando a qualidade, mas houve perseguição ou tendências autoritárias? discurso de "meu exército" ? ataque aos tribunais? ataque as eleições?
      Bom, pessoas como você se deixaram levar pela imbecilidade que tomou este país e culminou no ataque de 8 de janeiro.
      Felizmente estamos livres desta turma por um tempo.
      Poderiamos ter tido uma opção melhor que o PT, mas entre a civilidade e a barbárie, o país escolheu a civilidade que implicava em não reeleger bolsonaro.

      @TIO, considerando que o bolsonaro não era amigão de ninguém na política internacional (aliás, era amigão do ditador da Hungria Viktor Orban), acho que estamos melhor representados agora

      Excluir
    5. Nossa, comparar Hungria (membro da UE e que não é uma ditadura) com Cuba, Venezuela e Nicarágua (aí sim, ditadores amigos do Lula) é non sense.

      Bolsonaro acabou com a Lava Jato? Ou foi o Congresso? E as declarações de Lula hoje dizendo que voltou para f* com o Moro, ok, né?

      Perseguições com a imprensa? Isso ocorreu no governo PT. Já citei um caso antes. Lembra da gerente do Santander? Lembra do processo contra a Empiricus? Nos últimos anos a imprensa falou o que quis, inclusive inúmeras fake News.

      Eu me deixei levar pela imbecilidade? Eu nunca votei no Bolsonaro. Sempre fui de terceira via. Só que tento ser razoável nas coisas que de fato aconteceram e o que a imprensa disse que aconteceu. Um pouco de razoabilidade e racionalidade não fariam mal ao país.

      Encerro aqui, ok? O debate no Brasil tornou-se estúpido demais.

      Excluir
    6. @TIO,

      Discordo da sua visão, mas honestamente não me importa muito, pois não preciso ter razão.

      A linha da postagem não é sobre política, mas sobre o que pode acontecer com os investimentos dado o direcionamento do país. Eu acho que o país está melhorando e adotou a melhor decisão na eleição do ano passado (frente as opções disponíveis), daí a minha posição comprado em Brasil, mas sem abandonar a gestão de risco, por isso quase 15% do meu patrimônio está dolarizado (e não é de hoje).

      Minha carteira atual é a mesma de muito tempo, mas basicamente:
      Ações Brasil: 25% (buy & hold)
      RF: 60% (maior concentração em TD IPCA+ longo)
      Exterior: 15% RV e RF

      Queria saber qual a sua posição em termos de alocação de investimentos. Isso vai dizer muito mais sobre o que você pensa do governo e do país do que o que você escreve aqui.

      Forte abraço!

      Excluir
    7. tio se você acha que a hungria é um exemplo de democracia, realmente sua visão de mundo está muito correta.
      ainda bem que o bozo era bem amigo de todas as democracias do mundo né? por exemplo é amigo do .... . não, péra, não era amigo de ninguém, fez questão de brigar com todo mundo, rsrsrs
      ah, ele era amigo do Trump, outro exemplo de democrata, as invasões do capitolio e praça dos 3 poderes no br foram coincidências e tudo armado pela esquerda hahahaha

      Excluir
    8. Viktor Orban é fascista, é diferente

      Excluir
    9. Acho que o Bolsonaro e PT possuem tendências autoritárias, mas em níveis diferentes. Para mim o Bolsonaro está fora do jogo político convencional. Tres pontos principais tornavam o Bolsonaro um perigo real de Venezualização do Brasil: 1º) Controle das massas; 2º) Apoio das forças armadas; 3º) Congresso com tendência de centro direita com possibilidade de controle do judiciário. Todo dia agradeço a Deus por ele ter perdido a eleição.

      Excluir
  5. Venezuela tem o Executivo cheio de militares. Governo do Bozo também.
    Venezuela comprou o Legislativo. Governo do Bozo item.
    Venezuela ataca a imprensa dia sim outro também. Governo Bozo item.
    Venezuela aumentou o número de ministros da suprema corte, colocando um monte de defensor do sistema. Governo Bozo iria fazer isso, como ele mesmo disse.
    Se o Bozo tivesse vencido, estaríamos fudidos.
    Não defendo lula e nunca defenderei, mas ele é muito melhor que Bozo.

    ResponderExcluir
  6. EI, enfim um texto sensato na blogosfera de finanças. Toda vez que o povo fala de macroeconomia/política nessa blogosfera é um desastre. O pessoal fica cego pela ideologia (de direita e autoritária, no caso, acreditando ser neoliberal). Bom ver também o nível de vários comentários aqui, que conseguem separar a razão e o fanatismo político.

    No momento, eu estou comprando juros, devido a alguns planos e à planilha. Mas confesso que dá uma aflição grande não estar aportando em bolsa nos níveis atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anônimo 09:45, sinto esta tendência, não só na blogosfera mas sobretudo em todos os pseudo-analistas/influencers que no momento estão prevendo a maior crise de todos os tempos e um governo que vai acabar com o país. Todo mundo focado na ideologia!

      Eu também não confio 100% no governo atual, mas o melhor a fazer é seguir alheio à política e fiel à estratégia estabelecida antes das mudanças e notícias políticas, que me parece ser o que você está fazendo e está de parabéns.

      Meu plano segue o mesmo. As vezes não é fácil seguir fiel ao plano (ou à planilha), sobretudo nos momentos de crise, mas minha experiência de 20+ anos de investimentos (sendo 10+ direto na bolsa) me fazem me sentir mais confiante, mesmo algumas vezes parecendo contra-intuitivo.
      Abraços

      Excluir
  7. Hipóteses: qualquer discussão envolvendo governo, política, cenário macro, micro, dolar, real, inflação, juros, renda fixa, guerra, commodities, "vai virar a Vezuela".

    Fatos: Ibovespa 20k em dolar, 1/3 da média histórica, empresas de commodities com um dos maiores descontos da historia, empresas top com um bom preço comparável a 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirem suas proprias conclusões, a minha é que continuarei comprando bolsa brasileira, fatos são fatos, o longo prazo contará a história.

      Excluir
    2. Pois é, as hipóteses são muitas e eventualmente elas podem acontecer, o problema é as pessoas ficarem cegas devido a ideologia política e não conseguirem ver outras hipóteses ....

      o Fato concreto é que quando escrevi este post, em 21/03, a bolsa bateu no fundo recente, em torno dos 100K. De lá pra cá não parou de subir até os 114K hoje. (cerca de 14% de rentabilidade)

      Os títulos IPCA+ 2045 que estavam em torno de 1.000,00 já estão batendo 1.230,00, portanto 23% de rentabilidade em menos de 3 meses.

      Eu achei que iria demorar mais para esta disparada e nem sei se se sustenta no curto prazo, de qualquer forma, no médio/longo prazo, me parece que o caminho é de boa recuperação ...

      Sigo confiante e otimista, com o mesmo pensamento que tinha quando criei a postagem em 21/03. O que mudou é que de lá pra cá o mercado todo começou a ficar mais otimista, o que não me deixa totalmente feliz.

      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas