Bom, vamos a avaliação da carteira durante o mês. Lembrando que tenho uma carteira dividida em 3 partes:
1) Carteira de Ações de Longo Prazo
2) Carteira de Ações de Curto/Médio Prazo
3) Carteira em Fundo de Ações atrelado ao Ibovespa
Vamos aos resultados e comentários de cada uma:
1) Carteira de Ações de Longo Prazo (Carteira de Sócio)
Esta é a carteira em que busco aplicar a metodologia Buy & Hold, comprando ações de empresas boas e lucrativas, para que apresentem um rendimento consistente no longo prazo. Seguinto a metodologia do Bastter, vou chama-la de "Carteira Sócio". Esta carteira sofreu algumas alterações este mês.
Apesar de saber que não devo mover o patrimônio (vender ações) a menos que uma empresa deixe de ser boa, neste mês resolvi abrir uma exceção e me desfiz da minha posição em BBAS3. Não que eu não ache que o Banco do Brasil é uma boa empresa, mas considerando a composição da carteira, resolvi diminuir a minha exposição ao mercado financeiro, além de não gostar NADA das interferências do governo no BB. Desta forma vendi minhas ações com lucro de +17,84% e mantive apenas ITUB4 no setor bancário.
Fiz também algumas compras:
CCRO3: Aumento de posição após queda no mês
GETI4: Retorno ao setor elétrico em busca de uma opção com bons dividendos
VALE5 e GGBR4: Aproveitei a queda para aumentar posição
AMBV4: Aproveitei a queda para finalmente virar sócio da empresa mais bem sucedida no país nos últimos tempos
Veja a composição da carteira ao final do mês:
Minha idéia é manter uma proporção de 50/50 entre ações mais atreladas ao Ibovespa (Commodities, Setor Financeiro) e as ações mais ligadas ao setor de consumo interno, concessionarias, etc
Rendimento no mês (Mar/2013): -0,06% (Ibovespa -1,87%)
Acumulado do ano: -3,15% (Ibovespa -7,55%)
2) Carteira de Ações de Curto/Médio Prazo
Seguindo ainda a metodologia do Bastter, esta é a carteira de Capital Alocado a Risco (CAR), em que a qualidade da empresa não é necessariamente pré-requisito para compra, mas potencial de valorização no curto/médio prazo. Resumindo esta é carteira especulativa, trade, ou qualquer nome que queira se chamar ...
Nos últimos 2 meses esta carteira vinha tendo resultados positivos, apesar do Ibovespa negativo, mas uma hora ela teria que perder pro Ibovespa, como aconteceu neste mês.
Fiz poucas movimentações:
Venda: PDGR3: -12,50% (cansei da PDG e resolvi não esperar a reestruturação. Pra falar a verdade eu até deixei uma pequena porção, quem sabe se ela não sobe forte?)
Compra:
ABRE11: Setor promissor que subiu muito no passado recente, vamos ver o que acontece
OGXP3: Depois da forte queda, comprei MUITO POUCO desta, apenas para ter e esquecer, se falir ou cair, não perco muito dinheiro, mas vai que daqui a uns 20 anos este negócio fica bom. É como dizem, os 2 tipos de empresas mais lucrativas no munto são: 1.o as empresas de petróleo bem administradas e em 2.o as empresa de petróleo mal administradas. (rsrsrs)
Assim ficou a carteira:
Rendimento no mês (Mar/2013): -2,64% (Ibovespa -1,87%)
Acumulado do ano: -0,69% (Ibovespa -7,55%)
3) Fundo de Ações Ibovespa Ativo
Neste mês eu retirei parte do investimento neste fundo de ações e transferi para a carteira de sócio, o que explica as diversas compras (aportes) nesta carteira.
Rendimento no mês (Mar/2013): -3,71% (Ibovespa -1,87%)
Acumulado do ano: -7,79% (Ibovespa -7,55%)
Consolidado Total da Carteira (1, 2 e 3)
Como estou participando do Ranking de Rentabilidade do VFS do Blog Invest and Survive, este é o resultado consolidado que deverá aparecer no ranking. Lembrando que meus investimentos são 100% em ações e que todos os cálculos são feitos usando a planilha disponibilizada pelo Blog Além da Poupança
Rendimento no mês (Mar/2013): -1,42% (Ibovespa -1,87%)
Acumulado do ano: -3,39% (Ibovespa -7,55%)
Conclusão
Apesar de ter ganho do Ibovespa no rendimento do mês, e também estar ganhando no acumulado do ano, o resultado foi um pouco decepcionante para mim, mas espero que com uma recuperação do Ibovespa, as minhas ações também voltem a andar.
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.