Há alguns meses tenho percebido um vício silencioso que está me tomando e me deixando cada vez mais dependente.
É O VÍCIO DO HOME BROKER!
Desde que comecei a investir diretamente em ações, eu comecei a perceber que tenho dedicado, a cada dia, mais tempo para acompanhar o mercado. Com isso, a minha rotina no trabalho começou a ser prejudicada, pois à partir das 10am, que é o horário que a bolsa abre, eu já acessava alguma forma de acompanhar o mercado e ficava grudado, olhando a cada 5 minutos o que acontecia. Na verdade eu já começava, à partir das 9:30, a acompanhar os índices futuros, sem contar aquela olhadinha na bolsa do Japão (na noite anterior) e as bolsas europeias no início da manhã para tentar prever o humor do mercado durante o dia.
Nem mesmo o fato de estar na rua, em viagens ou visitando clientes me impedia de acompanhar atentamente cada movimento a cada minuto, pois eu já tinha configurado em meu celular 2 aplicativos diferentes para me informar sobre o desempenho da carteira, além de acessos a sites informativos (exame, infomoney, valor) de onde estivesse.
Durante as horas acompanhando o mercado, eu ainda percebi que eu tinha muitas vezes a necessidade de "aproveitar" certas oportunidades que apareciam durante o dia, vendendo e comprando de acordo com as oscilações, o se se mostrou, ao longo do tempo, improdutivo e na maioria das vezes pior do que se eu ficasse parado se fazer nada.
Além do tempo dedicado durante o pregão, eu ainda dedicava muito tempo, as vezes até horas, por dia olhando e fazendo simulações em minha planilha de controle, na qual consegui implementar uma macro que atualiza cotações automaticamente através da Internet.
Nestes últimos meses foram vários livros e inúmeras horas assistindo a vídeos sobre investimentos (assisti a todos os videos do Bastter e muitos outros), além de sites e blogs relacionados. Cheguei ao cúmulo de, assim como o cidadão da foto acima, dormir com o fone de ouvido assistindo a algum video. Virei um investidor compulsivo.
BASTA!
Pois bem, resolvi dar um basta em tudo isso nesta semana. Apaguei os aplicativos de cotação online do celular, me proibi de abrir a planilha durante o pregão e evito olhar qualquer coisa relacionada ao mercado. Pra dizer a verdade ainda fico um pouco curioso e de vez em quando dou uma olhada como está o índice (só o índice e uma vez por dia), mas não abro mais os sites e blogs que costumava abrir.
Bom, devo dizer que nesta primeira semana, e principalmente nos primeiros dias, tive uma certa crise de abstinência, pois em alguns momentos comecei a "subir pelas paredes". Tive que me segurar, sair do computador, levantar, ir tomar um café, água ou qualquer outra coisa, simplesmente para esquecer o assunto.
Por outro lado eu mudei minha postura no trabalho, fiz uma lista de atividades pendentes e toda vez que tenho vontade de olhar o mercado, eu simplesmente abro minhas atividades e saio resolvendo alguma coisa pra esquecer o mercado, afinal é o meu trabalho que me permite ganhar dinheiro para os aportes que vão me tornar rico e não a rentabilidade no curto prazo.
O fato é que olhar a cotação diariamente (ou a cada 5 minutos) não muda nada na minha vida, pois com minha carteira cada vez mais Buy & Hold, na prática eu tenho que olhar pra ela (e para o mercado) uma vez por mês para decidir aonde aportar, dado que as variações do dia-a-dia tem pouco impacto na minha tomada de decisão, porém estavam tomando muito do meu tempo e prejudicando meu humor e minha saúde.
Fazendo uma comparação, o Home Broker se tornou uma espécie de vídeo game de adulto, pois você fica alí jogando, jogando e jogando e só fica feliz quando "passa de fase, mata um monstro ou um mestre" que na prática são acertos, lucro no dia e boa rentabilidade.
O resultado é que estou me sentido muito melhor nestes dias, muito mais produtivo no trabalho, com muito mais tempo livre na vida pessoal e principalmente, LIVRE DESTE VÍCIO!
Tenho certeza que muitos colegas passam por situações semelhantes e muitas vezes não percebem. Por favor, deixe seu comentário ou depoimento a respeito.
Abraços!
Mais informações veja também: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/779983-home-broker-vira-vicio-de-investidor-compulsivo.shtml
porra, nunca tive essas lombra n, soh qndo comprei ogx soh
ResponderExcluirsoh olho qm eh pra atualizar pro ranking do pobreta
caretiei com o lance do macro, kk, boa ideia ate
Sonny B,
ExcluirRealmente ficar acompanhando o mercado a todo instante só faz é mal. Estou muito mais tranquilo agora que não tenho este "compromisso".
Obrigado pela visita.
Abraços
olho umas duas vezes por dia, mas já passei mais de 20 dias sem olhar a rentabilidade da carteira rsrsrsrsrs isso pode nos prejudicar muito, pois como vc mesmo disse surge algo que analisamos como oportunidade e ficamos girando a carteira de um lado para outro
ResponderExcluiraprendiz, o problema é que na práticas estas oportunidades que o mercado oferece são uma ilusão e o melhor mesmo é ficar longe e aproveitando para dedicar o tempo para algo que realmente valha a pena, como a vida pessoal e até mesmo o trabalho.
ExcluirAbraços
eu so olho mesmo acompanhando quando vou aportar ou fazer algum trade... usar AT no aporte tem me economizado sempre uns 15% de queda antes da entrada...
ResponderExcluireu acho mais legal ver o HB do que assistir TV hauhauhuaahua
abraço!
pois é, é esta sensação mesmo, a compararação do HB com a TV é excelente.
ExcluirNão uso AT, mas na prática, para o Holde, não tem quase nenhuma influência.
Abraços
leia-se "Holder" acima
ExcluirFala ae EI,
ResponderExcluirCriei meu blog recentemente para participar das discussões da blogosfera, já acompanho a algum tempo os posts da galera inclusive o seu..
Vc tem que confiar na sua estratégia e seguir, não adianta ficar olhando o HB a cada 5 min como vc disse isso não vai mudar a tendência do mercado.
E outra nosso cérebro guarda com mais facilidade as sensações boas, onde se vc supostamente tivesse entrado no preço X em pouco tempo poderia ter vendido a Y tendo um lucro fantástico mas deixamos passar despercebido inúmeras vezes onde essa estratégia teria sido fracassada.
Resumindo relaxa, curte a vida e segue o plano..
Abraço,
IM.
investidormochileiro.blogspot.com
IM, é isso mesmo, não adianta nada ficar estressado com o mercado, pois é como dizem, renda variável varia!
Excluirobrigado pela visita. Já te adicionei no blogroll.
Abraços