Será que é a hora de usar o método "sell in May and go away"? Impossível saber!
No ambiente profissional, foi um mês bastante morno, com poucas definições. Infelizmente as respostas que eu esperava durante o mês de abril vão vir mesmo só em maio. Pra ser sincero, o cenário que está se formando não é lá muito favorável para mim, mas tenho que esperar para conhecer a situação antes de tomar uma decisão.
Vamos aos resultados dos investimentos:
Alocação: 100% em ações*
Rentabilidade em Abril/15: +6,81% (Ibovespa +9,93%)
Acumulado Anual 2015: +10,78% (Ibovespa +12,44%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Abr/15: +3,52% (Ibovespa -1,46%)
*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.
Este mês teve uma intensa movimentação na carteira, graças a venda do restante da participação na Souza Cruz (CRUZ3), em decorrência da OPA, além disso tivemos o split 1:2 da WEGE3 e a bonificação de 20% da CIEL3.
Com a venda das CRUZ3, eu decidi não colocar outra nova empresa na carteira, diminuindo, portanto, a diversificação para 15 empresas. Com o saldo, aumentei a posição em WEGE3, HGTX3 e ETER3. O aporte do mês, juntando com os proventos recebidos, foi usado para compra de GRND3, WEGE3, ABEV3 e NATU3.
Algumas empresas já publicaram balanços este mês. destaque para CIEL3, GRND3 e WEGE3 que tiveram desempenho muito bom, acompanhando o movimento dos últimos trimestres. A VALE5 teve desempenho fraco, mas me parece que acima das expectativas do mercado, mostrando sinais de que tem força para se segurar durante a crise das commodities. A NATU3 publicou resultado fraco, mas mostrando sinais positivos na geração de caixa, o que provavelmente tenha sido a causa de uma subida forte de mais de +10% no dia 30/04, seguinte à publicação do balanço;
Veja como ficou a composição da carteira:
Abaixo a performance da carteira no ano, comparado com o Ibovespa.
Conclusão
Mais um mês de forte alta e a carteira voltou ao campo positivo na rentabilidade histórica. Infelizmente meu pessimismo com o país não me deixa lá muito feliz com esta rentabilidade, pois sinto que não é muito sustentável. De qualquer maneira, é melhor subir que cair.
A carteira voltou a ter boa performance, apesar de perder para o Ibovespa em cerca de 3 p.p., é compreensível, uma vez que a carteira tem característica defensiva, portanto beta menor que 1 e consequentemente não vai acompanhar o índice em momentos de forte disparada, que neste caso foi causada principalmente pela Petrobrás.
A estratégia segue a mesma. Avaliei algumas empresas durante o mês de abril, após os balanços anuais, e resolvi manter as mesmas empresas na carteira, aumentando o objetivo em GRND3 e WEGE3 em substitução à CRUZ3 que foi liquidada que razão da OPA anunciada. Algumas empresas como NATU3, HGTX3, GETI3, VALE5 e ETER3 seguem em observação devido aos resultados fracos nos últimos trimestres, mas que não chegam a ser suficientes para colocá-las em quarentena. Na minha opinião, todas estão sofrendo as consequências do ambiente econômico.
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.
Parabéns pelo resultado, EI!
ResponderExcluirTambém limei a CRUZ3 da carteira, mas comprei uma substituta.
Abraço!
É isso aí LdL, se vai fazer OPA não adianta segurar. Até surgiu um boato que eles vão subir o valor da oferta, mas como tudo pode acontecer, preferi me livrar delas e pensar em outras coisas.
ExcluirEu estou querendo diminuir o número de empresas na carteira. Meu objetivo é chegar entre 10 e 12 nos próximos 2 anos.
Abraços
Bom resultado.
ResponderExcluirVocê não investe em fii ?
VDD, obrigado.
ExcluirNão tenho FIIs. Ainda não estudei muito sobre FIIs e também não me atraem muito. Além disso tenho uma parcela muito grande do meu patrimônio em imóveis o que me motiva a diversificar em ativos com características diferentes.
Abraços
Parabéns pela rentabilidade e pelo resultado! Sua carteira está show de bola!
ResponderExcluirUm abraço,
Valeu 4P. Estou me esforçando para amadurecer a carteira.
ExcluirAbraços
Que rendimento bacana. Tomara que dure a época de altas.
ResponderExcluirValeu DI, tomara que a alta permaneça ou pelo menos não caia tanto.
ExcluirAbraços
E.I., quando vai passar a calcular a rentabilidade geral? Para com isto de olhar só ações, rs.
ResponderExcluirAbraço!
Concordo com o Uó. Mas, parabéns pela evolução!
ExcluirUó e DH, dá muito trabalho calcular rentabilidade de RF, pra no final chegar próximo ao CDI. Além disso tem uma parte da previdência que é depositada pela empresa, então eu teria que calcular isso, pegar o valor que eles depositaram, etc.
ExcluirVou manter só a RV que já dá trabalho demais.
Valeu amigos, abraços.
Trabalho nenhum EI, eu não calculo rentabilidade da renda fixa por exemplo, calculo é a rentabilidade geral, e é muito simples, eu pego o meu patrimônio total do fim do mês, jogo na planilha do AdP, e no campo de aportes eu coloco a sobra do mês que é o que eu recebi de salários naquele mês subtraído dos gastos totais daquele mês, então a rentabilidade geral está calculada.
ExcluirAbraço
Uó, na boa, pra mim é complicado. Eu e a esposa temos diversas fontes de renda variáveis. Controlar as receitas no detalhe já seria um parto, as despesas então eu não vou controlar mesmo.
ExcluirO jeito mais fácil seria calcular o saldo das aplicações mesmo, mas teria este trabalhinho de pegar o valor depositado pela empresa.
O problema é que realmente não tenho motivação em controlar RF. Meu objetivo é controlar RV. A RF eu ja sei como se comporta há 15 anos.
Uma hora vou fazer isso, mas não agora.
Valeu
O fato é que quando a gente não quer fazer tudo fica mais difícil, rs
ExcluirEI,
ResponderExcluirParabéns pela rentabilidade! Achei correta a sua decisão de aumentar o peso da WEGE3, que eu considero uma senhora empresa.
O que eu consigo perceber é que com o passar do tempo as nossas carteiras estão amadurecendo e ficando muito mais robustas.
Sigamos o plano!
Abraços.
Valeu IL, eu namorei a WEGE por mais de 1 ano e me arrependo de não ter comprado antes. Belíssima empresa.
ExcluirO negócio é justamente a ganhar experiência e a carteira maturidade. Em breve pretendo ir diminuindo aos poucos a diversificação, mas sempre evitando movimentos bruscos.
Abraços
EI,
ExcluirÉ isso aí! O importante mesmo é aportar todos os meses, acompanhar os balanços e ignorar cotações e notícias.
Abraços.
E.I, EXCELENTE resultado, parabéns!
ResponderExcluirGrande abraço!
Valeu Bagual, agora é se preparar pra queda que uma hora vai vir. Só espero que não seja tão forte e o tombo não machuque.
ExcluirAbraços
EI, por enquanto essa alta do IBOV é mero repique. Tecnicamente, apenas acima de 62,5k poderemos falar em reversão de tendência. Mas eu tenho notado um estranho grau de otimismo no ar, apesar das notícias ruins da economia e os crescentes escândalos de corrupção que nos assolam diariamente.
ResponderExcluirNatura é uma empresa que eu gostaria de ser sócio, mas tá difícil de soltar um balanço bom... rs
Um abraço!
Troll,
ExcluirTambém acho que não seja uma alta muito sustentável e também tenho achado estranho este otimismo. Obviamente os mescado tentam se antecipar sobre movimentos futuros, mas me parece um pouco exagerado. Vamos ver.
A Natura realmente está um pouco estagnada, mas acredito muito na empresa, na governança, etc. Tenho esperança que com a recuperação economica em algum momento no futuro, a empresa venha a colher os frutos da boa gestão.
Enquanto não ficar ruim segue na carteira, com atenção especial.
Abraços
Ibovespa ficou bem esticado por conta de Petr e Vale, melhor nem comparar...
ResponderExcluirA decisão sua de diminuir ativos é interessante, mas quem cortar fora do baralho? Parecem todas empresas boas, tirando 2 ou 3 em fase mais difícil...
I.B.
ExcluirComparar com o índice tem estas coisas, mas temos que comprarar com alguma coisa, pois senão seria melhor colocar num ETF de índice e pronto
Este é o problema, qual empresa tirar, se gosto de todas, apesar de algumas estarem passando por momento mais difícil.Acredito que sairão somente em caso de OPA ou se ficarem ruins.
Abraços
Bom rendimento no geral.
ResponderExcluir"Algumas empresas como NATU3, HGTX3, GETI3, VALE5 e ETER3 seguem em observação devido aos resultados fracos"
Ultrapar é uma potência. Excelente colocar quase 10% nela.
Abçs!
Eu tiraria essas que você citou. Acho que seria uma boa limpada na carteira.
II,
ExcluirEstas empresas estão passando por momento mais difícil, mas minha metodologia é mais focada no longo prazo, portanto não pretendo trocar empresas em decorrência de ciclos econômicos.
Sigo atento.
Abraços
off topic...
ResponderExcluirhttp://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/video-alonso-pilota-mclaren-historica-de-senna-em-video-publicitario-as-vesperas-do-gp-da-espanha-de-f1
Como comentei com outros amigos da blogsfera, sou day trader nao invisto a longo prazo, porem aguardo uma boa oportunidade de comecar e vai ser em uma crise.. esperar a bolsa americana despencar ever a Brasileira cair junto.. e quando tudo estiver horrrivel comecar a comprar!
ResponderExcluirAdicionei seu blog a minha blogroll se quiser fazer o mesmo!
abraco