Fechamento - Dezembro 2017

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Caros leitores, me desculpem pela demora na atualização dos resultados. Estive em viagem de férias neste início de mês sem muita disponibilidade para atualizar os resultados.

Estes são os resultados da carteira em Dezembro de 2017:

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Dezembro/17: +5,51% (Ibovespa +6,16%
)
Acumulado no Ano de 2017: +30,36% (Ibovespa +25,35%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Dez/17: +32,72% (Ibovespa +33,89%)

TIR Jan/12 - Dez/17: +0,644% ao mês ou +8,01% ao ano

Ano excepcional para o mercado de ações e minha carteira ainda superou o Ibovespa. Fico feliz em constatar que o "longo prazo" está chegando e a estratégia de longo prazo está consistente e relativamente bem sucedida. Há 2 anos a situação era bem desanimadora e eu andava bastante chateado e até desconfiado com a estratégia. Hoje a situação mudou.

Nos próximos dias pretendo fazer um post de fechamento do ano e com as perspectivas para 2018.


*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

7 comentários

  1. Parabéns, EI! Ótimo crescimento.

    Quem tem paciência e perseverança é premiado com os bons resultados. Basta dar tempo ao tempo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. EI boa tarde. De janeiro 12 até dezembro 17 você teve rendimento de 5,45% ao ano, ou seja 0,46% ao mês. Muiiiiiiiito inferior a renda fixa do período que chegou a ter selic de dois dígitos por muitos meses. A pergunta é: vale a pena a renda variável tipo buy and hold (bastteriana), num país com grau de especulação tão alto, renda fixa tão generosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, relendo sua mensagem e minha resposta, percebi que acabei sendo grosseiro indevidamente, pois eu tinha interpretado sua mensagem de forma incorreta, desta forma por favor me desculpe, segue aqui a resposta novamente

      ***********

      Anon, por favor repare que esta rentabilidade acumulada foi com base na planilha do sistema de cotas do ADP, que usa um critério de ponderação levando em consideração os aportes.

      Eu já me manifestei meses atrás que esta métrica (rentabilidade acumulada seguindo este sistema) não tem muita valia, a menos que usado para comparação com outros indicadores usando o mesmo método.

      A melhor forma de comparação neste caso de aportes periódicos é usando a TIR (Taxa Interna de Retorno) que eu havia esquecido de colocar no post e já atualizei.

      A TIR líquida da minha carteira neste período Jan/2012 até Dez/2017 é de 8,01% ao ano (ou 0,644% ao mês) enquanto a TIR líquida da SELIC no mesmo período foi de 9,28%. Apesar de a carteira ainda ter apresentado rentabilidade ligeiramente inferior, não dá pra dizer que foi um desastre.

      Respondendo a sua pergunta, eu acredito que pode valer a pena sim a RV sobre a RF. O período comparado é bem adverso, pois acabamos de passar por uma das maiores recessões da história o que prejudicou muito a RV e levou a RF para as alturas. Se tivermos um periodo prolongado de taxas de juros mais baixas a partir de agora, é possível que a RV no longo prazo mostre suas vantagens. Seguimos acompanhando.

      Abraços

      Excluir
  3. Fala EI tudo bem?

    Tô pensando em investir em Cielo depois de saber o resultado do julgamento do Lula.
    A Cielo deu uma subida consideravel esse mês e o seu balanço será divulgado em 01/02, ou seja pode se valorizar um pouco mais, principalmente se houver uma correção nos próximos dias.

    Penso que hoje a Cielo pode ser uma boa aposta pra um retorno razoável no curto prazo, chegando talves nos R$ 30,00, até o início de fevereiro, só não tenho muita certeza disso pelo fatlo dela já ter se valorizado bastante.

    Acompanha essa ação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, sua avaliação é muito complicada, pois você está olhando para o curtíssimo prazo e para mim, honestamente, o curto prazo é imprevisível.

      Aqui no blog não gosto e nem posso dar qualquer tipo de recomendação, pois não tenho habilitação para isso e, de fatom não acho saudável, pois eu não me sentiria bem em alguém fazer qualquer investimento me seguindo, pois cada um tem seus propósitos.

      O que posso dizer sobre a Cielo é o que penso sobre o longo prazo, como empresa, não necessariamente como investimento. Neste aspecto a Cielo me parece uma boa empresa, bem administrada, como bons fundamentos em um mercado ainda em crescimento, além de ser dependente do consumo no país. A empresa tem alguns desafios relacionados ao modelo de negócios diferenciado de seus concorrentes diretos, além da necessidade de estar pronta para possíveis mudanças nos sistemas de pagamento no futuro (blockchain é uma delas).

      Eu tenho Cielo na minha carteira há uns 5 anos e não vejo motivo para ter dúvidas sobre ela no longo prazo.

      No curto prazo, como eu disse, não tenho ideia do que pode acontecer.

      Abraços

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta. Entendo o fato de não achar adequado fazer recomendações.
      Vou ver o que ocorre amanhã, pra tomar alguma decisão.

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas