Avaliação Patrimonial 2022

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Olá pessoal, mais uma vez voltando a escrever depois de bastante tempo (+- 6 meses). Parece meio repetitivo começar as postagens assim, pois tenho escrito pouco por aqui, mas é o meu sentimento toda vez que inicio uma postagem. 

Estava lendo uma postagem antiga (Raio-X 2016) e achei bastante interessante avaliar a situação patrimonial de 7 anos atrás e poder comparar com a atual, então resolvi criar esta postagem para compartilhar a evolução ao longo do tempo.

Situação e Carreira

Atualmente a minha situação profissional é muito boa. Continuei evoluindo na carreira e consegui com isso uma posição de destaque em uma empresa líder no segmento que atuo. Dada a situação de liderança da empresa e o forte crescimento, ela tem tido a capacidade de contratar os profissionais mais experientes do mercado pagando as melhores remunerações. Sei que isso não é sustentável no longo prazo, mas tenho que aproveitar a oportunidade para fazer um bom dinheiro. Acredito que esta onda perdure por mais uns 2 ou 3 anos até que percamos naturalmente espaço no mercado (ou não).

Comparando com a situação de 2016, houve uma mudança expressiva, pois eu fui desligado em 2018 de uma empresa que trabalhei cerca de 13 anos e de lá pra cá trabalhei em 4 empresas diferentes, com média de 1 ano em cada. Esta posição atual é algo que eu vinha buscando há algum tempo, deste modo não tenho previsão de mudar de emprego no curto prazo, pelo menos não no que depender de mim.

Patrimônio Geral

Meu patrimônio segue distribuído da seguinte forma:

1) Imóveis (os mesmos 4 de 2016, sendo um apto para morar e 3 salas comerciais)
2) Automóveis (os mesmos 2 de 2016 ... eu sei que preciso trocar de carro, mas desde a pandemia passei a trabalhar home office e a utilização de carro é bem pequena, logo, fico enrolando para trocar de carro)
3) Negócios (2 negócios que atuo como investidor, sendo que um deles está sendo vendido e deverá ser liquidado nos próximos meses)
4) Capital Investido (RF, RV e Internacionais)

O patrimônio segue em crescimento! Para efeito de comparação, cresceu 145% de 2016 para cá, mas cabe salientar que os imóveis seguem avaliados pelo valor de compra, o que segura um pouco o crescimento. Se comparar somente o crescimento da porção capital investido, este foi de 441% de 2016 para cá, considerando aportes e rentabilidade.

Se considerarmos somente o último ano, de 2021 para 2022, o crescimento foi de 11% para o patrimônio total e de 12,8% para o capital investido.

Veja abaixo uma refresentação gráfica do crescimento do patrimônio ao longo do tempo:




Nos últimos anos, o crescimento patrimonial tem sido proporcionalmente menor, sobretudo porque os aportes, mesmo crescendo nominalmente, ficam cada vez menores em comparação ao total do patrimônio, dependendo portanto o crescimento da rentabilidade da carteira de investimentos. Neste aspecto a carteira teve um desempenho fraco em todas as categorias (RV, RF e Internacional), por razões que detalharei mais para frente.

Veja abaixo a distribuição do patrimônio por tipo, repare que os imóveis seguem estáveis em R$ ao longo dos últimos anos, diminuíndo portanto de forma proporcional ao total.



A distribuição atual do patrimônio é:

1) Imóveis: 16,72% (era 41% em 2016)
2) Automóveis: 1,29% (era 3,17% em 2016)
3) Negócios: 0,84% (era 6,08% em 2016)
4) Capital Investido: 79,84% (era 40,34%)
5) Outros (FGTS, credores, etc): 1,31% (era 9,5% em 2016)

Abaixo a distribuição percentual do patrimônio ao longo do tempo. Verifica-se algumas mudanças signicativas em 2006 e 2011, que foram anos em que houve troca de apartamento por um maior, diminuindo o capital e aumentando a porção em imóveis.



Capital Investido

Como comentei acima, o capital investido teve um crescimento relativamente pequeno em 2022 de cerca de 12,8%, sobretudo porque neste crescimento estão contabilizados rentabilidade e novos aportes. 

A composição da carteira terminou 2022 da seguinte maneira:

1) Renda variável (ações): 24,5% (meta 25%)
2) Renda Fixa: 63,1% (meta 60%)
3) Internacionais: 12,4% (meta 15%)

Eu não calculo a rentabilidade total dos investimentos, pois não calculo a rentabilidade dos investimentos internacionais, mas posso dizer que a carteira como um todo teve uma rentabilidade bem sofrível, dadas as condições do mercado.

A Renda Variável (RV) teve uma rentabilidade de 4,04% no ano, comparado com o Ibovespa que rendeu 4,69%. O destaque para o ano foram os fortes aportes graças a uma remuneração elevada, o que acredto que fará uma grande diferença no longo prazo.

A Renda Fixa (RF) também teve desempenho fraco de 7,69% em 2022, contra o CDI acumulado de 12,38%. O desempenho fraco da RF é explicado porque grande parte da alocação está em títulos pré-fixados atrelados a inflação (Tesouro Direto IPCA+) e estes tiveram desempenho negativo no ano, graças a mudanças na curva de juros de longo prazo. Com as atuais taxas pagas pelo tesouro (IPCA + 6,5%), acredito que estes títulos tenham um desempenho forte no momento que as taxas de juros  futuras começarem a cair.

Já a rentabilidade de investimentos internacionais, apesar de não calculada, dá pra assumir que foi negativa, uma vez que o desempenho das ações no S&P500 foi de -19,44% e a RF nos EUA também teve desempenho de cerca de -16% em dólares.

Carteira de ações

A carteira de ações terminou o ano com a seguinte composição:


Esta é basicamente a mesma composição da carteira Buy and Hold há vários anos, com pequenas alterações como por exemplo:

- SOMA3 entrou no lugar da HGTX3 (Hering) após fusão. Por sua vez a Renner entrou na carteira justamente para substituir SOMA/Hering que foi para quarentena devido a fusão. 
- XPBR31 (Xp Inc) entrou na carteira após split do Itaú em 2021 (está em quarentena)
- NATU3 e TIET11 estão com a nomenclatura antiga (falta de atualização da planilha) e correspondem a NTCO3 (Natura) e AESB3 (Aes Brasil).

Como comentado acima, a rentabilidade da carteira de ações no ano ficou em 4,04%, contra 4,69% do Ibovespa. Apesar de ter ficado ligeiramente abaixo do índice no ano, a carteira de RV tem consistentemente batido o índice na maioria dos anos. Algumas ações tem decepcionado em desempenho nos últimos anos como Natura (NTCO3), Ambev (ABEV3). Grupo Ultra (UGPA3), AES Brasil (AESB3) e Grendene (GRND3), mas ainda considero boas empresas e tenho mantido estes papéias na carteira mantendo os aportes conforme balanceamento pela alocação de ativos esperada.

Carteira de Renda Fixa

A carteira de renda fixa é composta basicamente por títulos do Tesouro Direto SELIC, IPCA+ curto, IPCA+ longo e Prefixados. A composição atual é a seguinte:

1) Tesouro SELIC e outros pós-fixados como CDB: 48% (meta 50%)
2) IPCA+ curto (2024 e 2026): 21,9% (meta 22%)
3) IPCA+ longo (2035, 2045 e 2055 com juros): 26,6% (meta 25%)
4) Tesouro Prefixado varios títulos: 3,5% (meta 3%)

Sigo a mesma metodologia de alocação de ativos para os títulos do tesouro, deste modo, apesar de os títulos pre-fixados IPCA+ longos terem tido desempenho negativo, estes estão na frente pois os aporte foram destinados a estes títulos em 2022.

Carteira Internacional

A Carteira internacional tem crescido bastante nos últimos anos devido aos aportes e foi assim em 2022, visando atingir os 15% do capital nesta categoria. os investimentos internacionais estão distribuídos em ETFs RF (LQDA) e RV (vários ETFs), além de ações da Microsoft da seguinte maneira:


Os investimentos internacionais são mantidos em uma carteira em uma corretora nos EUA, fruto de remessas legais de dólares para o exterior periodicamente.

Além destes, há uma porção em cash que mantenho em contas internacionais para gastos em viagens.

Conclusão

O patrimônio segue praticamente numa espécie de piloto automático há alguns anos, e busco fazer poucas modificações na estratégia. Apesar de uma rentabilidade ruim em 2022, entendo que isso aconteceu dado o cenário macroeconômico nacional e global, mas que acredito que será revertido nos próximos 5 anos.

No final de 2019 eu atingi 100% da minha meta de independência financeira, considerando uma taxa de retirada de 4% comparada a uma renda mensal desejada estabelecida em 2013 e corrigida pela inflação. Veja a evolução do atingimento das metas de independência financeira nos últimos anos:

ano

% Independência Financeira

2013

13,8%

2014

15,4%

2015

22,4%

2016

32,7%

2017

53,2%

2018

81,7%

2019

100,7%

2020

117,5%

2021

122,5%

2022

130,6%


Na época que estabeleci a meta de independência financeira, em 2012, achei que estava sendo conservador com a renda esperada ao estabelecer um valor alto, porém, com o passar do tempo, houve aumento de renda e automaticamente aumento de despesas (por exemplo fizemos upgrade na escola dos filhos que agora estudam em uma das melhores escolas de SP, e isso não custa barato). 

Ainda mantenho a mesma meta de valor para retirada mensal, considerando que uma hora as despesas  com filhos vão diminuir, mas sigo projetando melhorias no patrimônio para independência financeira e com isso espero atingir 200% da meta de IF em meados de 2029. É o típico plano de atingir a meta e dobrar a meta.

Fico feliz em compartilhar estas informações aqui, pois faz tempo que desejava isso, considerando que pode ser útil para algumas pessoas que buscam a independência financeira e não sabem como se estruturar.

Qualquer dúvida ou comentário, escreva abaixo que eu vou responder.

Um forte abraço!

Importante: 
Este material tem propósito meramente informativo e educativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

6 comentários

  1. Obrigado pelo seu post.
    A constancia faz a gente chegar longe.
    Eu tb melhorei profisionalmente e ganho mais, o patrimonio cresceu devido a novos aportes, mas amargo prejuizo tanto no investimento em ações nacionais como na carteira internacional. Mas ok, são ciclos, a gente tem que aproveitar a baixa e ir comprando, pois ela não é eterna. Daqui um tempo quando tudo voltar a subir, vamos reclamar de nao ter nada pra comprar...rs

    Siga em frente, abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Poney, obrigado pelo comentário.
      A chave para a independência financeira é aporte e tempo, então o foco tem que ser aumentar a renda e consequentemente os aporte pelo maior tempo possível.
      Sobre a rentabilidade em ações (no Brasil ou no exterior), o importante é seguir aportando, focado em empresas boas que no longo prazo as chances estarão a seu favor.
      Um forte abraço

      Excluir
  2. Muito obrigado por compartilhar a sua evolução patrimonial, EI.

    São posts como o seu que nos ajudam a entender, na prática, a diferença que a constância do aporte + reinvestimento fazem no LP.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu LdL, fazia tempo que eu queria compartilhar aqui informações históricas dos meus controles desde 2003/2004. Queria muito eu ter tido a oportunidade de ver estas informações reais de alguém quando eu estava iniciando os investimentos lá pelo ano 2000.
      Foco no LP e as chances estão a nosso favor.
      Sigo aportando forte e acreditando ....
      Abraços

      Excluir
  3. Muito legal o post. Você tem um planejamento muito bem detalhado e mais importante foco e resiliência. Acompanho sempre o blog. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rollex, não posso negar que tenho um bom controle sobre a minha vida financeira desde 2003 (eu casei em 2001) e logo percebi que precisava planejar minha aposentadoria.
      Diferentemente do que pregam por aí, eu não controle meus gastos na ponta do lápis, anotando tudo que gasto, mas acredito que eu tenha um bom controle de forma intuitiva e nunca me perdi em gastar mais do que ganho, sendo que neste tempo.
      Acho importante ter algum controle, mas o fato é que não adianta nada anotar quantos cafés toma ao longo do mês e de uma vez só gastar em algo supérfluo o equivalente a dezenas de cafés. O importante é ter algum controle para saber que gasta menos do que ganha.
      Eu tenho o hábito de anotar na planilha (isso desde 2003) o saldo das minhas contas e investimentos todo final de mês. Anoto todos os saldos e acompanho a evolução, isso já é suficiente para saber se estou gastando mais do que ganho ou não, de modo que posso fazer uma correção de rota se as coisas fogem do controle.
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas