Fechamento Maio 2023

terça-feira, 6 de junho de 2023

Sigo aportando mensalmente na carteira de ações, portanto lá se vão quase 11 anos de aportes mensais.

Recaptulando, pois faz tempo que não falo sobre a carteira aqui, a carteira de ações é composta por ações de boas empresas, lucrativas e com boa governança, mantidas na carteira para o longo prazo (Buy & Hold).

Também possuo uma parte do patrimônio em renda fixa e investimentos no exterior, mas a rentabilidade destes não é avaliada periodicamente.

Rentabilidade da carteira de ações:
Maio/2023: +5,12% (Ibovespa +3,74%)
Acumulado 2023: +6,64% (Ibovespa -1,28%)

Os pricipais destaques da carteira em maio foram: M Dias Branco (MDIA3) +34,9%, Natura (NTCO3) +25,6% e Lojas Renner (LREN3) +22,8%

Os destaquens negativos foram Cielo (CIEL3) -14,5% e Vale (VALE3) -11,9%

Houve uma atualização da carteira com a entrada da Suzano (SUZB3) em 25/4/23. O objetivo é aumentar a exposição no longo prazo em commodities, considerando que o Brasil é um dos maiores produtores de Celulose, assim como Minério de Ferro, e no longo prazo acredito que o Brasil constinuará em liderança nestas commodities.

Com respeito a estratégia, como postado anteriormente, estou muito confiante que os próximos anos serão bons para a economia do país, portanto sigo comprado fortemente em bolsa e em títulos do tesouro IPCA+ de longo prazo. 

Atualmente o capital está alocado da seguinte maneira:

Renda Fixa: 61,3% (objetivo 60%)
Ações: 25,8% (objetivo 25%)
Exterior: 12,9% (objetivo 15%)

Meus novos aportes recentes tem se concentrado em grande parte em investimentos no exterior, ainda com uma parte menor em ações locais, porém, como o mercado aqui está mais aquecido e com o dólar caíndo, tem sido difícil aumentar a proporção dos investimentos no exterior. Sigo aportando e uma hora estes 3 chegam nos objetivos (ou não).

Abraços

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas