Historinha para ser lembrada

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Escrevi estes dias lá no Bastter.com a historinha abaixo e repito aqui para compartilhar com os amigos do Blog.

Trata-se de uma aula (bem resumida) para nós investidores. Anotem em seus caderninhos pois isso pode servir de lição para daqui a 20 ou 30 anos, já que historias como esta acontecem aos montes e certamente acontecerá com boas empresas no futuro.

Vou falar somente de gestão de estratégia e finanças da empresa, portanto ignore outros problemas causados pelos controladores, fraudes, corrupção, etc. Esta análise também não tem relação com as cotações das ações no mercado, apesar de estas estarem sofrendo as consequências.

Não estou citando o nome da empresa justamente para que o leitor tente entender o texto sem a emoção existente quando se sabe qual é a empresa.


Era uma vez uma empresa que estava bem, com boa geração de caixa, bons dividendos, excelência em vários aspectos técnicos e gestão. Em um determinado momento ela se meteu em um projeto megalomaníaco e fez uma dívida gigantesca, considerando que o projeto daria certo e que o mercado em que atua permaneceria aquecido.

Alguns anos depois o cenário do mercado mudou drasticamente e o preço de seu produto no mercado internacional despencou. O projeto megalomaníaco começou a dar "água" por diversos motivos, mas o principal, de forma geral, é má gestão (custos acima e resultados abaixo do planejado).

A geração de caixa ficou comprometida e a dívida foi crescendo, até se tornar (quase) impagável. A empresa então começa a se desfazer de ativos para fazer caixa e diminuir a dívida. Diminui também o plano de investimentos para reforçar o caixa. Estas ações comprometem a geração futura de caixa da empresa.

Ao final (aqui é futurologia), a empresa termina menor do que estava antes (se não quebrar, for vendida ou capitalizada). Os minoritários (quem não morreu do coração neste meio tempo) saem perdendo ...

THE END



Preciso dizer qual é a empresa?


Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

33 comentários

  1. EI,

    Essa é mais fácil que roubar doce de criança...

    PTbras, é claro!

    A única solução?

    Privatização.

    Mas sabe quando isso vai acontecer com essa quadrilha disfarçada de partido no poder?

    NUNCA!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL, essa foi fácil né?

      É uma história muito triste. Também acredito que a solução seria privatizar, mas sinceramente estou achando que os caras vão pelo caminho da capitalização e diluição dos minoritários.

      Abraços

      Excluir
    2. EI,

      Será um desastre ainda maior caso optem por isso. Estamos retrocedendo 50 anos em 5 com o governo da Bandilma!

      Mudando de assunto, qual é a sua opinião sobre as empresas abaixo?

      MULT3
      ODPV3
      PSSA3
      SBSP3
      UGPA3

      Abraços!

      Excluir
    3. IL,

      Eu particularmente não gosto muito dos negócios da Multiplus e Odontoprev (planos de fidelidade e planos de saúde odontológicos, respectivamente). Posso estar enganado, mas para mim são negócios meio inconsistentes.

      Porto Seguro e Ultrapar são exatamente o contrário. Gosto muito de ambos os negócios, possuem marcas representativas no mercado e parece que são bem administradas.

      Sabesp é aquilo ... negócio bom, receita recorrente, deu umas pisadas na bola com a questão da crise hídrica, mas o principal, é governo .... sabe como é governo, não dá pra ter muita confiança e previsibilidade

      Abraços

      **** Atenção que estes comentários não são uma recomendação de investimentos. Refletem apenas a opinião pessoal sobre as características de gestão das empresas, independentemente de serem ou não boas opções de investimento ****

      Excluir
    4. EI,

      Agradeço pelo retorno rápido, porém, houve um engano da sua parte.

      Eu perguntei sobre a Multiplan (MULT3) e não sobre a Multiplus (MPLU3).

      http://www.bastter.com/Mercado/Acao/mult.aspx

      Além dela, o que você acha da BRFS3?

      Estou querendo incluir algumas empresas na minha carteira e já estou estudando as candidatas.

      Abraços!

      Excluir
    5. ah, desculpa, pensei que fosse Multiplus.

      Bom, a Multiplan eu nunca estudei muito. Me parece um bom mercado, mas no momento, como depende do comércio, está sofrendo bastante. Assim como o mercado imobiliário, este setor também teve uma certa bolha, muitos novos shoppings centers e agora estão sofrendo disso também.

      Você não achou a dívida meio alta não? Bom sei lá, como não conheço a empresa e o negócio, é difícil opinar.

      BR Foods eu também nunca analisei muito bem. O fato do Abilio ter entrado no negócio, para mim é uma faca de 2 gumes. Ele pode aportar uma boa visão estratégica para a empresa, mas ao mesmo tempo, eu não gosto muito do estilo de gestão dele. Me parece muito político e centralizador na figura forte que ele representa. Os dados são muito bons, mas eu vejo e BR Foods mais próxima da JBS que da Ambev em modelo de estratégia e gestão, mas conheço pouco a empresa.

      Boa sorte nas escolhas. Abraços!

      Excluir
    6. EI,

      Bacana, obrigado pelos seus comentários! Vou continuar estudando as empresas para saber quais delas entrarão na minha carteira de ações.

      Excluir
  2. Privatizar o PT já privatizou a Petrobras. Agora se chama PETRALHOBRAS. Privatizou para os companheiros vagabundos do PT e os ratos empresários empreiteiros corruptos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HM, o pior é que esta história ainda vai ter alguns capítulos que já sabemos que serão igualmentw tristes.
      Não dá pra acreditar o que estes caras fizeram que esta empresa.
      Abraços

      Excluir
  3. E a Vale quase se enquadra nessa história também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista, concordo que tem aspectos em comum, mas é uma situação bem diferente.

      A Vale dependia exclusivamente do mercado externo para sobreviver e precisava crescer para ser cada vez mais competitiva, portanto não acho que houve um erro estratégico. A empresa surfou a onda por um bom tempo, investindo de forma racional. Isso colocou a empresa com um potencial de sobrevivência bom para o período de vacas magras. (atual)

      A Petrobras foi por um caminho arriscadíssimo que não precisava ou poderia ter ido com mais calma.

      Daí o apontamento de erro estratégico.

      Abraços

      Excluir
    2. EI,

      Mas a Vale, assim como a Petro, é administrada pela quadrilha disfarçada de partido.

      Ela foi "privatizada" entre aspas...

      Abraços.

      Excluir
    3. Eu vejo a Vale de forma bem diferente, apesar de estar sofrendo, em partes, das mesmas causas que estão derrubando a Petrobras: Commodities!

      Apesar das influencias do governo, é perceptível a diferença no modelo de gestão da empresa. Dificilmente alguém faria com a Vale o que foi feito com a Petrobras e que está sendo descoberto pela Operação Lava-jato.

      Pelas características do meu trabalho, eu tenho contato com muitas e muitas empresas do mercado. Praticamente todas as grandes são clientes e eu tive a oportunidade de visitar ou até mesmo fazer algum trabalho, inclusive Vale e Petrobras. É muito grande a diferença entre ambas, em todos os aspectos.

      Abraços

      Excluir
  4. Olha, EI, quem vendeu a descoberto se deu bem com a PETR4. É mais lucro eu jogar de acordo com as regras do jogo que ficar sonhando com um mercado maravilhoso, com políticos maravilhosos.

    Vim para a bolsa para lucrar, é meu dever buscar oportunidades.

    De outro lado vemos o banco BTG pedir a falência das lojas LEADER. Como assim? Um dos maiores nomes do capitalismo brasileiro, comandado por um banqueiro genial, André Esteves, fez uma presepada.

    Como diz o Bastter, tenho de analisar os balanços e cair fora se os lucros caírem por muito tempo.

    No dia que me apresentarem um político brasileiro que não seja corrupto, eu voto contente. Por essa razão o voto nulo foi "eleito governador" aqui no Rio.

    Nos EUA só 40% dos eleitores votam, a maioria sabe que o sistema é corrupto, então é melhor ficar com a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Veja só, estou falando de erro estratégico da empresa, por isso não quis dar muito foco nas cotações. Independentemente do que acontecer com as cotações, acredito que o minoritário já saiu perdendo e tudo virou especulação.

      A queda das cotações é consequência dos erros. Acertou quem apostou nisso, mas não passa de trade.

      Não entendi muito bem este caso das lojas Leader, mas infelizmente o BTG tem mostrado algumas coisas que estavam escondidas que parece que explicam seu sucesso recente.

      Esta questão do voto é relativa e político corrupto tem em qualquer lugar. O problema é que há locais em que a corrupção é mais oportuna que outros.

      Abraços

      Excluir
  5. Todas as petroleiras do mundo apresentaram quedas,matéria do Jornal o Globo de hoje. Principalmente por conta do preço baixo do Petróleo.

    Se a Arábia Saudita decidir diminuir a produção, fazendo o preço subir, eu comprarei muita PETR4 para lucrar forte.

    Num mercado que sobe e desce eu faço mais lucros que num mercado que apenas sobe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Concordo que todas as petroleiras estão se ferrando, mas o problema da Petrobras é que ela destruiu valor, independentemente do preço do petróleo. Mesmo com preço do petroleo alto, tenho a impressão que a Petrobras estaria com muitos problemas ainda.

      Entendo sobre fazer lucro em mercado que sobe e desce, mas trade é trade e aí não importa nenhum dado da empresa.

      Abraços

      Excluir
  6. Sei que dificilmente isso vai ocorrer, mas gostaria que a Petrobras fosse privatizada só para calar a boca de muitos petistas, comunistas/socialista que acham isso coisa dos infernos.
    Para aqueles que enchem a boca para criticar as privatizações que ocorreram no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, eu queria que tanta coisa acontecesse com esses petistas...

      Privatizar a Petrobras seria uma saída radical, mas seria ótimo para a empresa. O problema é que da forma como está e com uma dívida tão gigante, mesmo na mão da iniciativa privada, o sofrimento deria o mesmo.

      Excluir
  7. "O projeto megalomaníaco começou a dar "água" por diversos motivos, mas o principal, de forma geral, é má gestão (custos acima e resultados abaixo do planejado)."

    http://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/campo-de-lula-no-pre-sal-o-maior-produtor-de-petroleo-do-pais-17664046

    To vendo que vc está muito bem informado sobre a produção da empresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dimarcinho, o que tem de errado com a frase abaixo?

      "O projeto megalomaníaco começou a dar "água" por diversos motivos, mas o principal, de forma geral, é má gestão (custos acima e resultados abaixo do planejado)."

      Aonde eu disse que não está produzindo? Você tem uma visão muito limitada cara ...

      Estou falando do projeto! Para um projeto dar certo, você faz um investimento e recebe o retorno baseado nos resultados. É fato que os resultados do projeto estão ruins, cara pálida! ou estão bons e só você sabe? o projeto é tão lucrativo quanto foi estimado?

      me ajuda aí ...

      Excluir
    2. A questão é sobre o "projeto megalomaníaco" (que eu entendi que vc quis dizer o pré-sal, né? ou vai dizer q eu não entendi essa parte também?)

      Qdo é justamente o contrário! Eh este projeto que está salvando várias outras cagadas que a gestão conduziu (dinamica do preço de combustíveis, por exemplo)

      Tá vendo? Fica lendo informação de fórum e infomoney e já acha que entende do assunto...

      Depois eu que não conheço as coisas... rsrsrsrsrs

      Excluir
    3. dimarcinho do céu...

      Ainda bem que você entendeu que o projeto megalomaniaco é o pré-sal, ufa!

      Contrário cara, é o contrário? onde você vive?

      Pode estar produzindo petróleo pra cacete, mas a que custo? a empresa saiu de uma dívida líquida em 2007 de R$ 25 Bi para R$ 400 Bi em 2015, e subindo.

      Quanto tempo você acha que esta mega-produção "ultra-master-fenomenal" de petróleo vai levar para pagar esta dívida?

      Você acha que o pré-sal salvou a Petrobras? e se ela não tivesse feito este projeto, qual seria a situação da empresa? tenho esta impressão que teria sido melhor, mas se você está falando o contrário, vai saber, né?

      kkk

      Excluir
    4. E vc CONTINUA achando que o custo mal projetado tá no pré-sal.

      É bom assim. Deixando aí por escrito. Mais uma vez, falando de coisas que não entende absolutamente nada, hahahahha.

      Vlw, Tio!

      Excluir
    5. É dimarcinho, vai andar vai ...

      mas por favor, pare de tentar distorcer o que as pessoas falam, fica bem feio ...

      Excluir
    6. Tio EI, não estou distorcendo nada.

      "Pode estar produzindo petróleo pra cacete, mas a que custo?"

      "e se ela não tivesse feito este projeto, qual seria a situação da empresa?"

      Vc acha que o mega endividamento é culpa só do pré-sal. Vc acha que é o pré-sal que não está se pagando. O tal "projeto megalomaníaco".

      Eu poderia te explicar, mas vou deixar vc refletindo.

      Mas fica uma dica: não consulta Infomoney e fórum do Bastter, não, tá? Nesses lugares a maioria nunca nem viu uma plataforma de petróleo, rsrsrsrsrs

      Excluir
    7. dimarcinho, você não tem que explicar nada, nem quero.

      Fica o dito por mim e o não dito por você ... e assim são as coisas ...

      Na hora que você entra aqui já com sua visão pré-definida sobre a minha opinião, é complicado mudar. Você chegou a conclusões sobre minha opinião, postagem e comentários que não são minhas.

      Se você acha que a história descrita no post não condiz com a realidade, escreva um texto com a sua visão e não fique tentando desqualificar o autor com frasezinhas como "fica lendo infomoney, blá, blá, blá ...".

      Meu texto foi para mostrar a destruição de valor que está quebrando a empresa. Alias não sou só eu que digo isso, veja que seu guru Damodaran já falou sobre isso no passado:

      http://www.valor.com.br/valor-investe/casa-das-caldeiras/3908010/para-damodaran-petrobras-e-exemplo-so-que-nao

      Destaque para estas partes que ele mostra os passos para quebrar uma empresa:

      "1 - Invista primeiro, pense no retorno depois.

      2 - Tenha foco no crescimento, sem se importar com as margens de lucro.

      3 - Pague dividendos elevados como se você fosse uma empresa de serviços públicos, o que sua empresa não é

      4 - Tome dinheiro emprestado para cobrir o déficit anual de caixa

      5 - Destrua valor (missão cumprida)

      Segundo Damodaran, se uma empresa investe mais do que pode, não cuida da rentabilidade, paga dividendos além das possibilidades e toma muito mais dinheiro emprestado do que devia, ela cria a tempestade perfeita para destruição de valor."

      tá muito diferente do que eu falei?

      na boa amiguinho, já passei desta fase de ficar com argumentos bestas tentando desqualificar o interlocutor. Vamos ter uma conversa de alto nível e talvez você me convença de alguma coisa

      Eu não preciso ter razão ... eu escolhi ser feliz

      Excluir
    8. "O projeto megalomaníaco começou a dar "água" por diversos motivos, mas o principal, de forma geral, é má gestão (custos acima e resultados abaixo do planejado)."

      Fonte: sua historinha.

      Pela sua historinha, a gestão sobre pré-sal é a culpada.

      Só o que eu estou lhe afirmando é que não é a gestão sobre o pré-sal a culpada, simples assim.

      Mas Infomoney e Globo tb pensam que nem vc, logo.....

      Excluir
    9. Sério que você está nessa ainda?

      Vamos elevar o nível?

      Excluir
  8. Esse dimarcinho nao deve ter mais o q fazer, pqp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida trata de ensinar a dura realidade para os idiotas

      Enquanto isso ele fica batendo cabeça por aí, rs

      Abraços

      Excluir
    2. Concordo plenamente com vc dessa vez, EI!

      A vida trata de ensinar a dura realidade para os IDIOTAS!

      Excluir
    3. Que bom que concorda. Eu já aprendi bastante e ainda tenho muito a aprender.

      A sua vez vai chegar, porém saiba que é mais complicado para os idiotas que se acham espertos.

      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas