Fechamento - Abril 2016

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mais um mês de subida forte no Ibovespa. É impressionante como o humor vai melhorando, as pessoas vão comprando e as ações vão subindo. Todo este clima de otimismo faz com que mais pessoas comecem a comprar e o ciclo vai rodando. Por outro lado, pode ser visto como um sinal de perigo!

Será que a bolsa ainda tem fôlego pra continuar subindo ou o famoso "Sell in may and go away" vai prevalecer?



Peço desculpas, mas este mês os resultados serão vapt-vupt. Estou totalmente sem tempo para escrever de forma mais elaborada, copiar tabelas, gráficos, etc

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Abril/16: +5,63% (Ibovespa +7,70%)
Acumulado Anual 2016: 
+13,09% (Ibovespa +24,26%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Abr/16: -2,26% (Ibovespa -5,52%)

*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

Este mês comprei HGTX3 e ETER3, seguindo a minha tabela de alocação de ativos. O aporte em RV foi bem pequeno (menos de 1% da carteira) e o restante foi para TD.

O resultado da bolsa foi espetacular mais uma vez diante da eminência de impeachment. Minha carteira, como esperado não consegue acompanhar estes saltos, mas até que não está mal, rs.

Muitas coisas acontecendo e o mês de Abril/16 foi um dos mais agitados em minha vida pessoal e profissional dos últimos anos: terminei o MBA, entrega de TCC, aniversário de filho, viagem a trabalho, declaração de IR, mudanças radicais na empresa, demissões, troca de chefe, etc.

Com tudo isso, maio começou ainda mais agitado ... esse ano promete!

Abraços
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

21 comentários

  1. EI,

    Ótimas compras! Acredito no potencial de ambas empresas.

    A propósito, ainda estou no aguardo do post em que disse que descreveria sua ascensão profissional. Vê se arruma tempo!

    E parabéns pelo MBA.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM,

      Ando meio desconfiado com a ETER3 mas por enquanto sigo comprando, vamos ver como vem o próximo balanço. Já com a HGTX3 estou mais confortável. Vamos ver...

      Obrigado, o MBA está sendo um grande marco pra mim. Aprendi muito e compartilhei muitas experiências com os colegas.

      Sobre a carreira, bem, vou arrumar um tempinho. Mas as proximas semanas estao complicadas pois estarei em viagem. De qualquer forma tenho muita vontade de escrever. Só o que aconteceu na última semana já é suficiente para um livro.

      Lembra ue eu disse que estava meio encostado? Pois bem, a maré mudou tudo novamente e voltei para o spot ... agora tenho que aproveitar essa nova chance.

      Abraços

      Excluir
    2. Lembro sim. Então boa sorte! E quando encontrar tempo, tente detalhar estas experiências. Tenho certeza que ajudará todos aqui.

      Abraços.

      Excluir
  2. O que me assusta é a realidade. Sugiro a quem está com lucro na bolsa a realizar ao menos parte do lucro e comprar renda fixa. Nossos políticos são o mesmo lixo de sempre, Temer já se mostra um mentiroso profissional e vai cortar apenas 3 ministérios dos anteriores 20...
    O rombo deixado pelo PT é abissal. Desemprego bombando, previdência quebrada, empresas endividadas. Tenho muita preocupação com tudo que ainda vamos enfrentar.
    Pode ser que o Impeachment seja uma grande realização da Bovespa, pode ser a entrada de capital estrangeiro... Como não temos bola de cristal, sigamos com parcimônia.
    Se Michel Temer não fosse o velhaco do partido irmão do PT que é, que sustentava Dilma até 3 meses atrás, eu teria fé na Bovespa. Logo saberemos o futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HM,

      O grande problema é que renda fixa é perda fixa. Não adianta nada ela estar pagando 20% ao ano sendo que a nossa inflação está em no mínimo 30%...

      Com ou sem essa desgraça de quadrilha disfarçada de partido, o fato é que EMPRESAS BOAS conseguem passar por cima de tudo, inclusive isso.

      A Cielo que o diga, por exemplo, que lucrou mais de R$ 1 bilhão de reais só no primeiro trimestre do ano...

      Abraços!

      Excluir
    2. HM, você tem razão sobre as preocupações, mas para o investidor de longuíssimo prazo, entrar e sair do mercado pode não ser a melhor opção, pois um erro pode ser fatal. Apesar dos problemas políticos e econômicos que impactam a renda variável, não temos como saber qual é a melhor opção pensando num horizonte de 15 ou 20 anos, por isso sigo mantendo uma porção em RV.

      Hoje RV representa algo como 35% do meu capital investidor no mercado financeiro, e cerca de 10 a 15% do meu patrimônio total, incluindo imóveis. desta forma, não chega a ser algo tão arriscado assim, sobretudo no longo prazo.

      IL,
      Sinceramente não acredito nesta história de perda fixa. Na prática a RF tem seu retorno associado ao seu risco. Se é bom ou ruim, depende muito de cenários em cada época, mas dado o baixo risco, torna-se um importante instrumento para preservar o capital.

      Eu acredito que EMPRESAS BOAS podem passar por cima dos problemas econômicos, mas há de se admitir que contemplam riscos que são precificados.

      Abraços

      Excluir
    3. EI,

      Renda fixa é perda fixa sim... Quem diz isso não sou eu, e sim o mito Luiz Barsi Filho.

      E eu concordo com ele!

      As pessoas tem a ilusão de que investir no Tesouro Direto é uma boa opção, MUITO pelo contrário.

      Nosso colega VD fez um post brilhante abordando isso, e mostrando que a chance de levar um calote não é nada desprezível!

      Portanto, é muito melhor ser sócio do Banco do Brasil, por exemplo, do que credor do país.

      Abraços!

      Excluir
    4. IL, discordo do Barsi nisso, ele pode ser um mito mais não significa que está sempre certo.

      Tenho minhas reservas com relação a RF e nem acho que temos que ter 100% nelas, mas daí a ser "perda fixa" eu acho radical demais.

      Abraços

      Excluir
    5. EI, concordo contigo, em gênero numero e grau.

      Uma conta BEM fácil é pegar o histórico de 2012 pra cá. A bolsa está com saldo negativo de -5,52% + inflação do período. No entanto, olhe para a RF...

      Contra fatos não há argumentos.

      Abs!

      Excluir
    6. Young, é mais ou menos por aí, mas temos que tomar cuidado ao analisar um período.
      RF e RV tem propósitos distintos do ponto de vista do investidor, portanto é impossível comparar.
      Abraços

      Excluir
  3. Excelente resultado, EI! Parabéns também pelo MBA!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu LDL,
      O MBA foi realmente um grande passo na minha carreira. Minha próxima meta é o módulo internacional. Tenho perspectivas de internacionalização da carreira e este vai ser um passo importante.
      Abraços

      Excluir
  4. EI,

    Parabéns pela rentabilidade fantástica! Somos sócios novamente na nossa querida Porto Seguro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL,
      Obrigado! Tenho muita confiança na Porto Seguro também.
      Abraços

      Excluir
  5. Olá EI,

    Parabéns pelo fechamento positivo, e pelo MBA também! Dá um trabalho danado, me lembro do meu, que foi inclusive muito importante para abrir as portas onde estou no momento.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC, obrigado pelas palavras!
      Quanto ao MBA, foi um marco importante, pois foi minha primeira formação fora da minha área de atuação. Tenho formação em TI e Gestão de Projetos, mas estou migrando para gestão de negócios e o MBA nesta área está me dando bom embasamento. É realmente trabalhoso, sem falar nos custos (desembolsei quase R$ 50K) do meu bolso, mas está valendo a pena.
      Abraços

      Excluir
    2. Nossa formação é a mesma rs, também segue estes passos TI + Gestão Projetos.

      Os custos são altos, mas compensam ao longo do tempo, para quem seguir carreira.

      Abraço

      Excluir
    3. O melhor investimento que existe é em conhecimento, mesmo que não tenha retorno financeiro apropriado.

      Temos formação semelhante mesmo. Ue tipo de projetos conduz?

      Excluir
    4. Projetos de TI mesmo, sistemas, automacoes, etc. E vc? So vi hj a pergunta,.desculpe a demora abs.

      Excluir
    5. VC,
      Eu atuava em projetos de infra-estrutura e segurança. Faz tempo que deixei a função e mudei para área de negócios, ainda relacionada a TI, mas sem função técnica ou projeto.
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas