Fechamento - Dezembro 2016

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Depois de um longo e tenebroso inverno (isso mesmo, inverno, pois eu estive em férias no hemisfério norte nas últimas semanas), eu estou de volta para apresentar a atualização de dezembro de 2016. Opa, como assim, estamos em 23 de janeiro de 2017 e ainda vamos tratar dos resultados de 2016?

Pois é amigos, eu tinha avisado que iria sair de férias e que a postagem atrasaria. Mas tenho que confessar que já voltei de férias há duas semanas e mesmo assim fiquei enrolando para postar a atualização. Talvez a enrola seja motivada justamente por estar escrevendo de algo que aconteceu no ano passado (rs, parece que faz muito tempo que acabou 2016, né?).


Bem, falar o que de 2016? O ano foi bem complicado em todos os aspectos, sobretudo econômico e político, mas finalmente terminou e os que conseguiram sobreviver, como eu, tem uma grande chance de estar mais forte em vários aspectos, principalmente no aprendizado e experiência. Para mim, pessoalmente eu não tenho do que reclamar. Foi um ano bom no sentido profissional e melhor ainda no sentido pessoal.

2017 já começou quente, mas não vou tratar disso agora, senão não terei o que escrever na postagem de fechamento de janeiro. A minha reflexão sobre 2016 e expectativas para 2017 eu pretendo abordar em outra postagem, sabe-se lá quando.
Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Dezembro/16:
 -4,44% (Ibovespa -2,71%)
Acumulado Anual 2016: 
+16,55% (Ibovespa +38,82%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Dez/16: 
+2,00% (Ibovespa +5,55%)


*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.



O aporte na renda variável foi médio, dentro do que me proponho a aportar mensalmente na RV.


Os aportes em ações foram para PSSA3, CIEL3 e NATU3, seguindo a metodologia de alocação de ativos.

Veja como ficou a composição da carteira:






O destaque positivo neste mês, entre as empresas da carteira foi CCRO3 (+8,5%). Na ponta negativa ficaram GGBR4 (-20,3%) e NATU3 (-11,65%), mas muitas outras tiveram quedas significativas, como mostrado acima.

Veja abaixo a rentabilidade da carteira mensal e acumulada em 2016 comparada com o Ibovespa: 



Conclusão

A performance da carteira foi substancialmente abaixo do Ibovespa no mês e principalmente no ano de 2016. Pensando do lado da performance comparada ao Ibovespa isoladamente, pode parecer um resultado ruim, mas por outro, considerando que foi acima do CDI, foi um resultado bom. O fato é que eu particularmente acho pouco produtivo olhar somente a rentabilidade, principalmente num prazo tão curto (12 meses).

Obviamente eu estaria mais feliz se estivesse com uma carteira “bombando” em termos de rentabilidade, mas eu dou mais importância para a saúde das empresas da carteira do que somente para a performance das ações destas empresas. As coisas até tem uma relação, mas não é tão direta assim, pois existem distorções determinadas pelo mercado em que as empresas estão inseridas como taxa de cambio, commodities, taxa de juros, fatores políticos, etc.

Uma coisa importante é que o formato da carteira permaneceu intacto durante 2016 (apenas recebendo aportes por metodologia de alocação de ativos) e as empresas parecem demonstrar certa força para a manutenção dos negócios de forma saudável no longo prazo. Algumas empresas permanecem em alerta (Vale, Gerdau, Cemig e Eternit), pois ainda quero ver mais alguns balanços para decidir o que fazer com elas.

Voltando à saúde das empresas, notei um aumento dos proventos nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016. Eu acredito que isso tenha ocorrido justamente pelo fato das empresas estarem com seus caixas “melhores” e com isso tiveram a possibilidade de liberar uma graninha aos acionistas no final do ano. Vou abordar mais quando comentar os resultados dos proventos em outra postagem e vocês vão entender do que estou falando. Em resumo, este aumento dos proventos ano contra ano me deixou muito mais feliz com minha carteira que efetivamente a rentabilidade ou qualquer outro parâmetro.

É isso aí pessoal, Feliz 2017!


Importante:

Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.


10 comentários

  1. Grande EI,

    Parabéns pela evolução!

    Achei que você tinha abandonado o blog, rsrs. Foi para os EUA dessa vez?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IL,

      Ah, pra variar fui encarar uma neve nos EUA. Dessa vez com a família ...

      Sobre o blog, a motivação em escrever está baixa, mas devo manter em ritmo lento, pelo menos para registrar o histórico. Vamos ver.

      E vc, quando vai para os EUA?

      Abraços

      Excluir
  2. EI,

    Bacana, viajar para os EUA sempre é bom, com a família melhor ainda.

    É normal acontecer esse desânimo, porém, tenho certeza que em breve a sua vontade de escrever vai voltar com tudo!

    Aquele seu post sobre realizar o lucro, por exemplo, bombou. Outro que eu gostei bastante foi sobre a carteira de ações do seu pai, rs.

    Então, vamos ver, eu por mim iria HOJE, rs, mas tudo tem o seu tempo. Quando eu tiver novidades falo para vocês.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL, eu sou meio suspeito, pois viajo como muita frequencia para os EUA, principalmente a trabalho, e gosto muito de lá.

      Sobre o blog, eu sinto pouca vontade de escrever e ao mesmo tempo estou meio decepcionado como a blogosfera, uma vez que não vemos mais muitos artigos técnicos como no passado, principalmente falando de ações.

      Estes artigos que você citou são interessantes, mas repare que tem um componente técnico envolvido. Este tipo de coisa que não vejo muito mais.

      Acho realmente importante você separar um dinheirinho para ir para os EUA e ver a coisa lá com seus próprios olhos antes de qualquer coisa.

      Abraços

      Excluir
  3. EI,

    Bem vindo de volta ... rs ...

    Quem sabe 2017 o negócio vai melhor ..

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. PArabéns pela carteira e feliz 2017!!!

    Ah, depois me dá uma forcinha ai! Estou começando na "blogosfera" agora: http://investidorpersistente.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Persistente, sucesso nos investimentos e na persistência, rs

      Adicionei no blogroll. Espero que seja persistente nas postagens também!

      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas