Proventos 2T17

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Faz tempo que não atualizo os dados de avaliação dos proventos da carteira de ações. Para ver postagens anteriores sobre os proventos clique aqui.

Considerando o primeiro semestre de 2017, assim como foi no final de 2016, percebe-se uma melhora no recebimento de proventos das empresas que fazem parte da minha carteira. Como os aportes tem pouco peso na carteira atualmente, pode-se concluir que existe um aumento real dos proventos pagos, provavelmente em decorrência de melhoria nos lucros e na geração de caixa das empresas, assim como perspectiva de saída do país da atual crise econômica.

Abaixo os indicadores relativos a 2T17:

Proventos no Ano (Jan-Jun/17 x Jan-Jun/16): +8,9%

Proventos em 12 meses terminados em Jun/17 x Jun/16: +20,3%

Em termos proporcionais, quando comparada a renda passiva desejada, que é reajustada pela inflação, verifica-se que a média mensal de proventos pagos nos últimos 12 meses subiu para 11,7% (comparado a 10,3% em 2016), indicando crescimento real da renda passiva.

Abaixo o gráfico com o detalhamento dos proventos:



Os últimos 3 meses de 2016 foram muitos bom em termos de proventos, acredito que até com alguns não recorrentes, desta forma os comparativos dos últimos 12 meses tendem a apresentar um crescimento muito forte (+20,3%), o que talvez seja irreal. Como neste ano acredito que os proventos de final de ano sejam menos generosos, é possível que o crescimento final no ano não tenha o mesmo desempenho dos 12 meses até aqui. 

Por outro lado, o crescimento no primeiro semestre somente, quando comparado ao primeiro semestre de 2016 já mostrou bom resultado (+8,9%), o que mantém boas perspectivas para a conclusão do ano com crescimento médio nos proventos da ordem de 8 a 10%, o que seria fantástico num cenário de inflação mais baixa.

Abraços

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

8 comentários

  1. EI bacana.

    Sei que não divulga valores, mas somando RF e RV, como está seu rendimento x IF ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Guardião, muito boa pergunta.
      Veja que no caso de RV eu considero somente os proventos, ignorando a rentabilidade. Minha carteira de ações tem DY anual na faixa de 3,7%. Se eu utilizar estes 3,7% como parâmetro da taxa de retirada para os investimentos em RF, o total RV+RF daria em torno de 49,8% de retorno sobre a renda desejada para IF.
      Além dos investimentos (capital), tenho imóveis e sociedade em negócios que juntos (capital+imóveis+negócios) tem potencial de geração atual de 89,9% da IF.
      Abraços

      Excluir
  2. Parabéns pelos proventos E.I, devagar vai aumentando...

    ResponderExcluir
  3. Interessante seu aumento da renda passiva através do Proventos.

    Abraços e bons investimentos

    ResponderExcluir
  4. Com demanda urgente e alta de Rajarajeswari Medical College e Hospita. Como temos muitos pacientes que estão aqui para transplante de rim, você está procurando uma oportunidade para comprar ou vender seu rim por dinheiro devido a fins financeiros, nós compramos um rim em um valor máximo de $ 850,000.00USD. Meu nome é Dr.S.J.Hari Darshan, eu sou um Nephrologist GEN.SURG no Rajarajeswari Medical College and Hospital. Nosso hospital especializado em cirurgia geral e outro tratamento de órgãos, também lidamos com a compra e transplante de rins com um doador vivo e saudável. Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia, Reino Unido. Se você está interessado em vender seus rim, entre em contato conosco via e-mail: rajarajeswarimedicalcollegeplc @ gmail.com, ou rajarajeswarimedicalhospital@yahoo.com.

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas