Fechamento - Fevereiro 2014

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Quem falou que seria fácil? Investimento em RV é emoção atrás de emoção e este mês de Fevereiro certamente é um dos mais emocionantes para os investidores da bolsa de valores brasileira. Neste mês são publicados os resultados das principais empresa nacionais, além de indicadores importantes da economia como o PIB do ano anterior.


No embalo dos resultados, os analistas ajustam seus ponteiros tentando projetar (ou adivinhar) o que vai acontecer durante o ano e com isso a incerteza e a volatilidade pairam sobre as ações. Para apimentar ainda tivemos continuação do calor em excesso e falta de chuva, o que faz com que nuvens negras (com o perdão do trocadilho, já que o problema é a falta delas) pairem sobre empresas de energia e fornecimento de água, como a Sabesp, com risco de racionamento de energia e água.

Esta conversa toda e o mimimi foi pra preparar o terreno para dizer que o resultado do mês foi muito fraco e perdi feio para o Ibovespa. Vamos aos números gerais da carteira:

Alocação: 100% em ações
Rentabilidade Fevereiro/14: -3,44% (Ibovespa -1,14%)
Acumulado 2014: -9,79% (Ibovespa -8,57%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Fev/14: -8,8% (Ibovespa -17,47%)

Depois desta festa de números negativos, vamos aos detalhes da carteira.

Os aportes continuaram fortes durante todo o mês no montante de aproximadamente 7,5% do saldo da carteira.

Seguindo a metodologia de alocação de ativos, as compras foram feitas de modo a balancear a carteira com o percentual estipulado como ideal para cada ativo. Existe ainda uma discrepância com relação aos percentuais uma vez que houve mudança de estratégia no segundo semestre do ano passado, desta forma ainda existe uma certa concentração em papeis como Petrobrás, Vale e Gerdau. Aos poucos estes ajustes serão feitos, bem como uma nova revisão da composição assim que terminarem as publicações dos balanços (final de Março/começo de Abril).

As compras do mês foram:

Data        Ativo       Cotação
31/01/14 CCRO3 15,41 (compra contabilizada em fevereiro)
06/02/14 CRUZ3 20,58
06/02/14 HGTX3 25,85
12/02/14 GETI3 15,74
13/02/14 NATU3 36,60
20/02/14 GRND3 13,60

Os destaques negativos foram Gerdau (GGBR4) com -15,8% e Grendene (GRND3) com -13,75%. Na ponta positiva estiveram Porto Seguro (PSSA3) +15,38%, Itaú Unibanco (ITUB4) com +4,95% e Ambev (ABEV3) com +4,91%. Uma tabela completa com as rentabilidades do mês foi incluida em coluna correspondente na tabela abaixo. Veja como ficou a composição da carteira:

clique na imagem para ampliar

Conclusão

Mês bem difícil para os investidores de RV, mas para quem faz compras periódicas, sabemos que a melhor forma de remediar as quedas é seguir comprando. Confesso que estar 1,2 p.p. abaixo do Ibovespa no ano tem me incomodado um pouco e mais uma vez eu reforço que com a nova metodologia, será um pouco mais complicado bater o índice. Vamos seguir acompanhando para ver como se comporta no longo prazo.

Abraços e bom carnaval. 

Se for dirigir não beba e se for beber me chame!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

18 comentários

  1. Grdn foi para o buraco. Que sera que houve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TL, realmente o mês foi tenso e a Grendene está apanhando muito. O resultado do 4T não veio nada bom e os executivos ressaltaram que 2014 vai ser um ano difícil. Por outro lado a empresa continua sendo bem administrada e não há motivo para pânico.
      Abraços

      Excluir
  2. grdn realmente caiu bastante... eu sigo de olho nela infelizmente não to c muito capital mas vamos pra frente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AJ, vamos ficar de olho na Grendene, mas a empresa não ficou ruim, apensa um mal momento. Veja que o resultado do PIB veio bom e se a economia mostrar alguma recuperação a Grendene deve voltar a ter resultados mais consistentes.
      Abraços

      Excluir
  3. O seguidores do Bastter todos no vermelho e os demais da blogosfera no azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que são "seguidores do Bastter"?

      A propósito, tenho também encarteirada a GRND.

      Bom feriado!

      Excluir
    2. Este anônimo não sabe de nada.

      Ass. Seguidor do Bastter e Poney nas horas vagas

      Excluir
    3. Anônimo, realmente o que você falou faz todo o sentido e o resultado de 1 ou poucos meses são fundamentais para avaliação de estratégia de longuíssimo prazo (30 anos).
      Abraços

      Excluir
    4. DH, me parece que agora na blogosfera existem os que torcem para os outros se darem mal só pra dizer que tem estratégia melhor, mas isso não cola em mim não. Este Anônimo não tem noção do que está falando.

      Bom, seguidores do Bastter que ele se refere são os investidores que seguem a metodologia pregada pelo Bastter (Bastter.com) que nada mais é do que uma alocação proporcional de ativos.

      Vamos torcer juntos pra Grendene nos dar bons frutos.

      Abraços

      Excluir
    5. Poney,
      Acho que não é nem questão de seguir o Bastter, mas pelo menos eu me sinto confortável com esta estratégia. Este anonimo está viajando.
      Abraços

      Excluir
    6. Não alimentem trolls, pessoal. Deixe que critiquem o quanto quiserem. Sigam seus instintos e suas estratégias. No final, o único realmente interessado em seu sucesso são vocês mesmos, e não um bando de jaburus trolls na internet.

      Força a todos e abraços!

      crude-trader.blogspot.com

      Excluir
    7. Como disse o Rei do Baile Funk, "é muito recalque"...

      Excluir
  4. Fala EI , beleza? Mês tenso para a Grendene, e acho que apesar de ser uma boa empresa ela sofrerá nos próximos 18 meses como venho falando em outros blogs

    ResponderExcluir
  5. Complementando : estou de olho nela e não natura. Ambas estão próximas da cotação que considero para entrada.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, o desempenho não foi bom mas, no geral, eu gosto da sua carteira. O bom é que dá pra fazer preço médio! Persevere parceiro!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Mês de resultado trimestral tem uma volatilidade fora do normal.

    Estagiário
    http://oblogdoestagiario.blogspot.com/

    Uta!

    ResponderExcluir
  8. EI,
    Também comprei CCRO3 em fevereiro! Agora em março vou aportar na TOTS3. Sobre a sua rentabilidade, mês ruim, mas dias melhores virão pela frente.

    Abração.

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas