Fechamento - Junho 2016

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Mais um mês de alta volatilidade acompanhando o fluxo de notícias, hora positivo e hora negativo, tanto no Brasil como no mundo. Aqui seguimos ao som dos rojões da lava-jato, denúncias, delações e informações de deficit econômico. Lá fora o tom é de recuperação da crise nos EUA contra-balanceada pela desaceleração da China e o "Brexit". Tudo normal, assim como nos últimos 3 ou 4 anos que acompanho o mercado.

De qualquer forma, mesmo com tudo isso, parece que no mercado, pelo menos por aqui, persiste um certo otimismo e mais uma vez tivemos um mês de alta significativa. O que vai acontecer nos próximos meses? Uma coisa é certa, ou a bolsa vai subir, ou cair ou ficar de lado, rs

Vamos aos resultados do mês.

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Junho/16: +5,51% (Ibovespa +6,30%)
Acumulado Anual 2016: +9,98% (Ibovespa +18,77%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Jun/16: -4,58% (Ibovespa -9,70%)



*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.


O aporte na renda variável foi médio, equivalente a 1,5 vezes o que aporto normalmente, ou cerca de 1,5% do valor da carteira de ações. O restante foi para o Tesouro Direto em NTNB-P 19, NTNB-P 35 e LFT. 


Os aportes em ações foram para GRND3 e NATU3, seguindo a metodologia de alocação de ativos.

Os aportes em ações foram para TIET11 e PSSA3, seguindo a metodologia de alocação de ativos.

Veja como ficou a composição da carteira:





O destaque positivo entre as empresas da carteira foram algumas que vinham sofrendo nos últimos meses como CMIG3 (+17,36%), HGTX3 (+16,67%) e VALE5 (+15,93%). Na ponta negativa ficaram ETER3 (-5,03%) e WEGE3 (-4,14%).

Veja abaixo a rentabilidade da carteira mensal e acumulada em 2016 comparada com o Ibovespa: 


Conclusão
A performance da carteira foi abaixo do Ibovespa no mês e vem perdendo consistentemente do índice no anual, sobretudo quando este está em alta. Honestamente, como já me manifestei anteriormente, não vejo motivo para maiores preocupações, pois a carteira demonstra boa consistência. Algumas empresas seguem me preocupando, como VALE5, GGBR4, CMIG3 e ETER3, mas não tenho visto problemas tão graves nestas empresas a não ser os impactos do cenário macro-econômico.

De uma forma geral, em toda a carteira, tenho uma boa expectativa que com a recuperação econômica as empresas voltem a demosntrar resultados mais consistentes com os bons negócios que representam, mas isso não deve acontecer antes do final de 2017.

Abraços!

ATUALIZADO EM 11/07/2016. Eu havia indicado incorretamente que as compras do mês de junho/2016 tinham sido GRND3 e NATU3, enquanto o correto é TIET11 e PSSA3.
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

14 comentários

  1. Antes tarde do que nunca! :D

    Parabéns pela evolução!

    ResponderExcluir
  2. Grande EI,

    Reforço sua afirmação: se a bolsa não subir nem cair, com certeza irá andar de lado —ou lateralizar, para usar um termo mais técnico. Rs.

    Quanto aos ativos, admiro sua coragem de seguir fielmente o seu crivo, segurando empresas que apresentaram seguidos maus resultados. E isto não é uma ironia. A grande maioria dos B&H's se desesperam e vendem empresas que apresentam maus resultados por dois ou três trimestres seguidos ignorando completamente o cenário econômico e o histórico da administração. Fazendo isto, muitas vezes desfazem-se de ótimos ativos assumindo prejuízos, o que, no longo prazo, pode arruinar sua rentabilidade.

    Segurar empresas em tempos difíceis requer personalidade (mas às vezes pode seu um mau negócio, claro).

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PM,

      Pois é, não é fácil se manter fiel a uma estratégia B&H, pois o lado psicológico tenta de jogar contra a metodologia.

      Sigo firme na estratégia. Apesar da baixa rentabilidade, 4 anos de aporte me fizeram chegar num patrimônio em ações bem razoável.

      Abraços

      Excluir
  3. Ola EI.

    Muito bom ver os numeros melhorando, e a paciencia e persistencia no B&H.

    Continue na pegada.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC, precisa melhorar muuuuito para voltar a estaca zero, mas já é alguma coisa.
      Abraços

      Excluir
  4. Bom desempenho em junho, parabéns!

    Também estou junto nas perdas da WEGE3, rs.

    Segura o B&H aí.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID, valeu!

      Tenho a maior admiração pela WEG, vou te dizer que nem olho a cotação dela em detalhes.

      Abraços

      Excluir
  5. EI,

    Muito bom!

    Vale ressaltar, porém, que as cíclicas e a Eternit, que não deixa de ser uma também, estão afundando a sua carteira...

    Você continua aportando normalmente nelas ou colocou-as em quarentena?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim IL, as cíclicas estão "ciclando", tudo normal.

      Sigo comprando mas estão em alerta/semi-quarentena, com isso estabeleci que compro apenas de 6 em 6 meses, assim evito ficar comprando essas empresas por meses seguidos.

      Abraços

      Excluir
    2. EI,

      Entendi...

      Siga a sua estratégia!

      Abraços.

      Excluir
  6. Grande EI, parabéns pela persistência e portfólio. Eu estava afastado de ações procurando por oportunidades mais seguras em RF, porém como elas deram uma murchada, eu quis dar uma turbinada com parte de meu capital em ações. Comprei ações da EQTL3 e RADL3 hoje. Apesar delas já terem subido bastante, ambas estão em seu topo histórico, e uma tendência forte de alta.

    Parabéns pelo blog e aportes, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolpho, que bom que entrou na RV. Não há hora certa para entrar em RV, desde que comece pequeno e aportando periodicamente para minimizar riscos. Muito cuidado para não ficar apenas acompanhando o humor do mercado e comprando no topo e vendendo no fundo.

      Não tenho estas empresas mas me parecem muito boas.

      Abraços

      Excluir
  7. EI,

    Setor elétrico muito forte nos ultimos tempos ...

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas