Fechamento - Novembro de 2020

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Olá amigos, terminado o mês de novembro, neste ano que parece não ter fim. Como na piada que soltaram estes dias nas redes sociais, é capaz que em 31/12/2020 às 23:59, vire para 01/13/2020, e 2020 continue vivo.

O fato é que o ano tem sido de fortes emoções em vários aspectos, sobretudo no mercado financeiro, impactado fortemente pelos problemas sanitários, fake news, disputas políticas pela vacina, eleições nos EUA e eleições municipais em terras tupiniquins. Eu tenho a impressão que as eleições municipais de fato foi o fator que proporcionou o menor impacto no dia a dia, uma vez que me parece que os resultados das eleições foram bem previsíveis e sem reviravoltas, sobretudo nos principais colégios eleitorais.

Lula e Bolsonaro foram os grandes derrotados desta eleição, uma vez que não houve transferência de votos seus para os candidatos que receberam seu apoio, de forma que quem sai fortalecido é o chamado centrão, justamente o lado mais fisiológico da política.

Apesar disso, vejo os resultados com bastante satisfação, uma vez que ganhou o discurso moderador, deixando para trás a aversão à política tradicional, que apesar de chamarem pejorativamente de "velha política", tem seu valor considerando uma definição simplória de política como "Política (do Grego: πολιτικός / politikos, significa " algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis "), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados.".


Churrasco Cancelado

Vamos aos resultados da carteira de investimentos em ações no mês de Novembro de 2020.

Alocação em ações* 
Rentabilidade em Novembro/20: 
+9,41% (Ibovespa +15,90%)
Acumulado no Ano de 2020: +3,25% (Ibovespa -5,84%)

*Tenho também alocação em renda fixa e no exterior, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.


Uma rentabilidade positiva de uma carteira de 9,41% em um único mês não é de se jogar fora, mesmo com o benchmark (Ibovespa) subindo inimagináveis 15,90%, então estou muito feliz com a rentabilidade, sobretudo que a carteira ainda vem batendo o índice na comparação anual de maneira significativa (cerca de 9 p.p.). A minha frustração, daí a imagem e a menção ao churrasco cancelado, é que eu havia colocado uma meta que, se a carteira rendesse R$ 100k em um único mês, eu faria um churrasco para comemorar. A carteira esteve acima dos 100k durante praticamente todo o mês, até às 16:45 do dia 30/11, mas quando fechou, o rendimento ficou em R$ 99,5k. 

Não posso dizer que fiquei triste, porque não fiquei, mas vai ser difícil ter outra oportunidade como esta de superar esta meta.

Composição da carteira

Abaixo a composição da carteira geral, incluíndo RV, RF e Exterior

% Renda Variável: 24,8%
% Renda Fixa: 63,7%
% Moeda Estrangeira: 11,5%


Em termos de estratégia sigo mantendo o que foi planejado, tenho feito aportes regulares em RV, RF e Exterior todos os meses, a fim de reforçar o caixa da Independência Financeira. Muito tem se falado na baixa rentabilidade dos títulos pós-fixados (Tesouro SELIC), mas considerando o potencial de aumento de juros futuros (e a queda dos preços dos títulos com marcação a mercado), sigo em uma estratégia de alocação RF com 50% em pré-fixado e 50% em pós-fixado, principalmente Tesouro IPCA+.


Abraços

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.



6 comentários

  1. Hoje em dia ao convidar um amigo pro xurras tem que pedir pra trazer um pedaço de carne além da bebida hahaha. Não tá fácil não.
    Ótimo desempenho da carteira no mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GI, sim, não tá fácil pra ninguém. Obrigado pela mensagem.
      Um abraço!

      Excluir
  2. vc ainda usa a planilha do ADP?
    vi que nos comentarios daquele blog vc comunicou um erro no calculo da rentabilidade mensal e anual muitos anos atras.. .vc corrigiu?

    e pq nao fez mais postagens esse ano?
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, tudo bem? Seja bem-vindo!
      Eu fiz uma adaptação na planilha do ADP, pois o cálculo que apontei dava diferença no calculo histórico em caso de retiradas. Não me lembro mais o que eu ajustei, mas era basicamente que quando faz uma retirada, isso não impactava o valor da cota nem os campos auxiliares. Na prática isso nunca foi relevante no meu controle pois não tenho retiradas significativas registradas.
      Tenho andado afastado do blog. Hoje consegui logar e postar novamente, dá uma olhada na atualização.
      Forte abraço

      Excluir
  3. Respostas
    1. opa, tudo bem Scant?
      Estou vivo sim, só ando afastado. Hoje fiz uma postagem e entrei na conta, acabei vendo seu comentário.
      Dá uma olhada na atualização.
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas