Fechamento - Setembro de 2020

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Olá amigos, passando aqui para um fechamento rápido dos investimentos no mês de Setembro de 2020.

Mais um mês de volatilidade no mercado de ações, a primeira quinzena a carteira passou a maior parte do tempo no positivo, mas nos últimos dias passou a cair no embalo do Sell-off das ações de tecnologia nos EUA. Ao mesmo tempo, o real seguiu se desvalorizando frente a outras moedas, sobretudo o dólar.

Nos últimos dias do mês também houve impacto considerável devido as notícias desencontradas sobre as políticas do governo para bancar programas sociais, sobretudo o "novo" Bolsa Família, batizado de Renda Cidadã. A insegurança jurídica levantada sobre como o programa passaria a ser financiado em 2021, utilizando recursos de pagamento de precatórios, gerou um mal-estar no mercado, o que fez o governo voltar atrás e dizer que não passou de um mal entendido (sic). 

Com respeito a minha carteira de ações, vamos aos números do mês:

Alocação em ações* 
Rentabilidade em Setembro/20: 
-0,80% (Ibovespa -4,80%)
Acumulado no Ano de 2020: -5,16% (Ibovespa -18,20%)

*Tenho também alocação em renda fixa e no exterior, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

Apesar de novamente apresentar rentabilidade negativa, a carteira conseguiu ter rentabilidade muito superior ao índice Ibovespa, mantendo uma vantagem significativa de 13 p.p. no acumulado do ano. Rentabilidade negativa nunca é desejado, mas sabemos que quando há uma queda geral no mercado, é inevitável que a carteira de renda variável também seja impactada, neste aspecto tudo normal

Veja abaixo a composição da minha carteira de investimentos, incluíndo outros ativos:

% Renda Variável: 23,7%
% Renda Fixa: 64,5%
% Moeda Estrangeira: 11,8%

Devido as perspectivas do mercado para aumentos de juros no futuro, os títulos de renda-fixa, sobretudo os pré-fixados mais longos, vem sofrendo, com rentabilidade negativa no mês de setembro. Até mesmo, o Tesouro Selic, um título pós-fixado, que acompanha a SELIC, sofreu e chegou a ter rentabilidade levemente negativa no mês. Absolutamente inesperado, este comportamento se explica devido a baixa atratividade do título e consequente queda no preço para atrair mais investidores.

É isso aí pessoal, se cuidem que o Novo Coronavirus ainda está em circulação e fazendo muitas vítimas

Abraços

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.


4 comentários

  1. Olá, EI. É incrível como nossa moeda tem perdido valor de mercado no mundo, até desanima de não ter começado a investir no exterior mais cedo. Acho que vivemos o pior dos cenários: juros baixos, economia estagnada, bolsa caindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolpho,
      Nossa moeda está uma vergonha, isso faz o patrimônio derreter em moeda forte a cada dia.
      Por sorte eu cheguei a formar uma boa parcela do meu patrimônio em moeda estrangeira (mais de 10%), mas realmente é uma pena que não tenha conseguido enviar mais antes. Que saudades do USD na faixa dos R$ 3,00.
      Há dois meses voltei a fazer remessas pequenas todo dia 1 e dia 16, independentemente do valor do USD, assim minimizo um pouco o risco. Vai que acontece aqui o que aconteceu com a Argentina (pra não falar na Venezuela).
      Um abraço

      Excluir
  2. O presidente querendo garantir a reeleição com essa bolsa cidadã é complicado. espero que reveja essa atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto,
      Exatamente, apesar de ter ganho a eleição com discurso contrário à velha política, o fato é que continuamos no mesmo estágio (ou pior) desde sempre.
      Agora que o presidente deu sua guinada para a esquerda, mostrando seu lado progressist/ assistencialista, os radicais de direita/minions estão orfãos ...
      Segue a política do vale-tudo na política.
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas