Os primeiros 100 dólares a gente nunca esquece + Fechamento Abril de 2021

terça-feira, 4 de maio de 2021

Como já fiz uma postagem na semana passada sobre a performance dos últimos meses, vou fazer uma atualização rápida pra ver se consigo manter uma certa frequência, retomando a atividade do blog aos poucos.

Meus primeiros US$ 100

Vou começar este post fazendo uma discreta comemoração, uma vez que depois de mais de 10 anos de conta no Google Adsense (nem sei quando criei, mas deve ter sido por volta de 2008), incluíndo outros 3 blogs/sites que tive além deste, finalmente consegui acumular US$ 100,00 na conta o que me possibilitará resgatar uns trocados. Obviamente estes US$ 100,00 não pagam o tempo que gastei postando ao longo dos anos, aliás um dos sites que criei utilizava uma plataforma paga, que me custou muito mais que estes montante enquanto esteve no ar, mas não deixa de ser gratificante ter alguma coisa para receber uma vez que não contava com este dinheiro. Certamente vou torrar esta grana em alguma extravagância ...

Fiz o procedimento para receber o pagamento legalmente aqui no Brasil, o que deve acontecer ao longo do mês. Acredito que dará tudo certo e posso relatar aqui em postagem específica como foi a experiência, inclusive os eventuais descontos, impostos, spread, etc.

O importante é, estas propagandas que aparecem automaticamente nas postagens rendem centavos a cada visualização e clique, portanto, se gosta do blog, deixe seu comentário, compartilhe e deixe seu clique nas propagandas ;)

Vamos aos resultados da carteira de investimentos em ações no mês de Abril de 2021.

Alocação em ações*

Rentabilidade em Abril/21: +5,26% (Ibovespa +1,94%)
Acumulado no Ano de 2021: +3,32% (Ibovespa -0,10%)

*Tenho também alocação em renda fixa e no exterior, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

A carteira teve uma rentabilidade excepcional, sobretudo considerando o descolamento do Ibovespa no mês. Este descolamento na carteira, em grande parte, se deve a valorização de cerca de 70% para as ações da Cia Hering (HGTX3), que ao longo do mês anunciou proposta de aquisição feita pela Arezzo (ARZZ3) e finalmente o acordo de fusão com o Grupo Soma (SOMA3). Não tenho uma opinião muito definida se esta fusão será boa ou não para a Hering, pois vários fatores podem impactar os resultados para a empresa daqui para frente. Eu particularmente tenho algumas experiências pessoais envolvendo fusões nas empresas que trabalhei e estas foram tanto positivas quanto negativas. O fato é que este evento adiciona um grande risco operacional e estou analisando o que fazer com respeito a manutenção desta empresa na carteira.

Como meus investimentos são de longo prazo, a eventual valorização ou desvalorização não é fator determinante para a manutenção ou não da empresa, portanto uma visão de longo prazo sobre o negócio será mais determinante sobre o futuro deste papel na carteira.

Vale destaque também para a valorização das ações da Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4), de 11,3% e 9,9%, respectivamente. No lado negativo, as maiores quedas foram M Dias Branco (MDIA3) -13,3% e AES Brasil (AESB3) -21,1%.

Investimentos internacionais

Meus investimentos internacionais continuam rendendo bons frutos. Minha carteira internacional tem crescido, tanto através de novas remessas, que faço mensalmente, como pela própria valorização em dólares.

Recentemente adicionei o ETF LON:SAWD à carteira. É um ETF focado em ESG com alcance global que retira da carteira empresas não aderentes ao conceito de responsabilidade ESG (Environment, Social and Governance).

A carteira internacional está distribuida em 7 ETFs, sendo 40% em renda fixa corporativa e 60% em ETFs de ações com vários perfis globais. Fiz também um levantamento recente de TIR (Taxa interna de retorno) sobre os investimentos internacionais considerando os aportes que iniciaram em janeiro de 2019. A TIR mensal, em dólares, está da ordem 0,98% a.m. (12,42% a.a.), nada mal considerando um investimento em dólares. Já fazendo a conversão para reais, com a taxa de câmbio na data da remessa e o saldo ao câmbio corrente, o retorno é de impressionantes 2,28% a.m. (31,05% a.a) e um retorno total de 87,9% em 28 meses.
 
Composição da carteira

A composição da carteira não sofreu mudanças significativas em termos de estratégia. Devido à valorização do cambio (USD) e a alta nas ações globais, houve elevação proporcional para os ativos internacionais, de modo que a carteira está atualmente com:

Renda Variável: 25,9%
Renda Fixa: 62,0%
Moeda estrangeira: 12,1%

Desde 2018 para cá, quando decidi aumentar a proporção de investimentos em moeda forte, a porção em moeda estrangeira saltou de cerca de 3% para os atuais 12%, o que já me deixa em situação bastante confortável em relação ao risco sobre o patrimônio.

É isso aí galera, espero constinuar postando pelo menos uma vez por mês por aqui. Deixe seus comentários se quiser esclarecer alguma dúvida.

Forte abraço!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

2 comentários

  1. Uol, parabéns pelos doletas, conte-nos o desfecho disso tudo, EI!

    Tenho mdia em minha carteira tbm, só de olho nessa queda, mas se mantém uma baita empresa, bons fundamentos e só segurar pro longo prazo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu One, assim que tiver um desfecho sobre o Adsense eu aviso aqui, me parece que eles pagam no final do mês.

      Pois é, MDIA me parece uma excelente empresa, mas vem sofrendo bastante. Apesar de estar em um mercado bastante resiliente, me parece que os problemas deles estão relacionados aos custos de materia-prima em USD, principalmente Trigo.
      Tem que esperar a situação se normalizar (mais pelo menos 1 ano) para entender como a empresa saíra desta situação.

      Em princípio tudo dentro do esperado, na minha opinião.

      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas