Fechamento - Janeiro 2013

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Com objetivo de tornar minha carteira mais madura e estável, fiz algumas modificações (vendas e compras) com maior intensidade neste mês. Conforme descrito anteriormente, minha carteira é composta por 3 partes:

1) Carteira de longo prazo: Estratégia Buy & Hold
2) Carteira de curto/médio prazo: Estratégia especulativa, com embasamento em análise fundamentalista
3) Fundo de Ações Ibovespa Ativo

Abaixo as movimentações e resultados de cada um deles:

1) Carteira de Longo Prazo

Esta carteira, justamente por possuir uma estratégia Buy & Hold, não deve sofrer operações de vendas, mas ajustes (alocações) que ao longo do tempo vão balanceando a composição da carteira de acordo com o momento do mercado.

A carteira foi iniciada em um momento de baixa no Ibovespa, portanto pode ser notado que está mais concentrada em ações com maior peso no índice, como grandes bancos (ITUB4 e BBAS3) e blue chips como PETR4, VALE5 e GGBR4. Porém com a queda na expectativa de recuperação do IBovespa em 2013, os últimos 3 aportes foram em setores menos ligados ao IBovespa e mais impactados pelo cenário interno da economia, como NATU3, CIEL3 e CCRO3.

Após algum tempo análisando CCRO3, mesmo considerando ela um pouco cara, resolvi fazer o aporte deste mês nesta ação (200 ações), que me parece a mais estável (e defensiva) desta carteira. A carteira terminou o mês posicionada em 8 ações e teve um resultado ruim graças a composição atrelada ao IBovespa, que foi mal, e principalmente a Petrobras. Veja abaixo a composição:


Rendimento do Mês, incluindo proventos, pelo sistema de cotas: -3,22%
IBovespa: -1,95%

2) Carteira de curto/médio prazo

Esta carteira sofreu bastante alteração ao longo do mês. No total foram 4 vendas e 5 compras, que  resultaram em um aporte de R$ 1.302,73.

As vendas foram principalmente realização de lucros, mas também houve um caso de venda por não estar correspondendo à expectativa: Veja as vendas abaixo e o lucro de cada operação:

- UGPA3, lucro de 12,82%
- SMTO3, lucro de 14,99%
- TIMP3, lucro de 11,68
- SLED4, Prejuizo de -1,64%

Já as compras foram:

- BRSR6, PDGR3, HGTX3, UGPA3 e KLBN4

A carteira terminou o mês assim:


Rendimento do Mês, incluindo proventos, pelo sistema de cotas: +1,39%

Os destaques do Mês foram CSAN3 (+12,57%) e VIVT4 (2,63% + proventos)

3) Fundo de ações IBovespa Ativo

Sem movimentação no mês

Rendimento do Mês: -1,86%

Total Geral da Carteira

Rendimento do Mês pelo sistema de cotas: -1,50%
Ibovespa: -1,95%

Conclusão

A carteira sofreu bastante no mês, pois ainda está atrelada ao IBovespa. Considerando a expectativa de longo prazo, não me preocupa muito este mal desempenho no mês. Por outro lado, a carteira de curto prazo teve um desempenho bastante satisfatório e superior (+1,39%). A brincadeira está começando a ficar boa.



Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

4 comentários

  1. Ficou acima do iBov. Está muito bom.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi AdP,
      É isso mesmo, estou bastante satisfeito com o rendimento. Considerando ainda que a carteira que mais me dedico é a especulativa (curto/médio), fiquei mais feliz ainda, pois foi positiva em +1,39%.
      Obrigado pela visita!
      Abraços

      Excluir
  2. não tenho nada com sua vida, mas porque diabos acrescentou um fundo ativo ibov? voce é muito mais capaz que o gestor do fundo... realize o primeiro lucro e aporte nas suas carteiras meu amigo.

    um abraço!!!

    victor fox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Victor,
      Eu concordo com você. Este fundo eu já tinha antes de começar a investir diretamente em ações e portanto deixei lá até decidir o melhor a fazer com ele (ETF ou diretamente em ações). É bem provável que eu resolva isso nas próximas semanas.
      Obrigado pela visita!
      Abraços

      Excluir

 

Seguir por e-mail

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas