O mercado segue derretendo

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pessoal, o desespero é total! O mercado de ações está derretendo e o Ibovespa acaba de chegar nos 48.000. Onde vai parar? O mundo vai acabar?

Confesso que estou bastante apreensivo, pois como entrei no mercado em agosto de 2012, tenho a impressão que entrei no momento errado, no topo. Tenho aportado forte nos últimos meses, com as seguidas baixas, mas não sei aonde mais vai parar.

Espero não precisar deste dinheiro para não ter que vender nada, mas por outro lado estou um pouco em dúvida até quando devo continuar aportando neste mercado maluco. Quando penso que chegou no fundo, vem mais um fundo no dia seguinte, ou até mesmo algumas horas depois como aconteceu hoje.



12 comentários

  1. Olá E.I.

    a). Na bolsa, seja na alta ou baixa, utilize apenas o dinheiro que não irá precisar no longo prazo - acima de 5 anos, de preferência além dos 10 anos.

    b). Como entrou em agosto, não tem muita gordura para queimar, mas não se preocupe... no longo prazo o colchão será formado.

    c). O que irá garantir sucesso na bolsa é a compra de ações de empresas boas. A bolsa é que está caindo e não algumas empresas boas. Se comprou ações da OGX, por exemplo... a história é outra.

    d). Continue com os aportes, mesmo nas quedas, é o melhor momento para se ganhar no longo prazo. Não tente adivinhar o fundo ou topo.

    e). No mais... relaxe. Quando tudo se resolver as boas empresas disparam que ninguém segura, afinal, continuaram dando os bons resultados.

    O maior desafio é selecionar as empresas com bons fundamentos. Este é o maior trabalho e é aí que você tem que gastar energia. O resto é resto.

    Bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, caro E.I. É só ler e seguir o que o G65 disse. Não tenho nada a acrescentar.

      Apenas esqueça a cotação e procure se lembrar dos motivos que o levaram a escolher suas empresas. No mais, é só aguardar os balanços.

      Excluir
    2. G65, obrigado pelas dicas. É isso mesmo, tenho que manter a calma. Tentar adivinhar o fundo e o topo pode realmente ser uma perda de tempo. A bolsa seguiu em queda (e meu dinheiro também) mas estou um pouco mais calmo. Fiz alguns aportes extras neste mês, mas agora chega, não vou fazer mais nada neste mês e pretendo seguir com os aportes periódicos a partir do mês que vem.

      Troll, é isso mesmo tenho que focar nestes aspectos e manter a calma.

      UB, valeu!

      Excluir
  2. Na boa ou na ruim, siga seu planejamento.

    Para quem visa o longo prazo a busca deve se pautar pelo valor intrínseco dos ativos escolhidos, porque a conjuntura só tem influência no preço dos mesmos.

    Não sei você, mas se tenho a oportunidade de comprar um bom ativo por um preço menor, não vejo motivos para me angustiar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LdL,
      O problema é que já comprei e tudo segue caindo. Bate um baita arrependimento/desespero, pois comprei mais barato que antes mas agora está mais barato ainda. Isso que é foda, mas agora vou simplesmente aguardar e manter meus aportes periódicos "moderados"
      Valeu!

      Excluir
    2. Cara, eu to muito bravo comigo mesmo. Na última crise (2008) eu prometi para mim mesmo que ia guardar muito dinheiro para a proxima crise. E chega agora a proxima crise e estou sem dinheiro de novo. Espero agora aprender, aportar muito pouco nos momentos bons e guardar o capital novo para os momentos de histeria.

      Excluir
    3. Mas não esquenta, esse negócio de comprar na baixa é muito complicado, pois parece que chegou no fundo e não chegou, portanto pode acontecer de chegar no suposto fundo, você comprar muito e depois tomar na tarraqueta porque foi mais pra baixo ainda. Acho que o melhor mesmo é continuar comprando sempre, comprando um pouco mais nos momentos de baixa e menos na alta.

      Excluir
  3. mais um que se fudeu

    Ass: Profeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profeta, você aqui também? Está destilando veneno hein? Este comportamento não condiz com o de um pai de família bem sucedido na vida.

      Excluir
    2. Profeta, obrigado pelo apoio. Espero que esteja se saindo melhor.

      Excluir
  4. EI, meu caro. Entrei no mercado em julho/2012, perto de voce, portanto.

    Analisando o vai e vem, percebi que estas subidas e descidas são cíclicas e convem aproveita-las para comprar mais barato, como uma liquidação ou uma promoção no supermercado.

    Sei que chovi no molhado, mas demorei alguns meses para entender essa mecânica.

    No longo prazo viável (entre 20 e 40 anos) a tendência das cotações é sempre subir. Por que LP viável? Bem, no longo prazo estaremos todos mortos, então qual a valia de se saber que o SP500, o DJIA ou qualquer merda de bolsa se deu bem em 200 anos se viveremos mais uns 20 ou 40 apenas?

    abraço e fique firme. Be right and sit tight.

    Victor

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas