Fechamento - Julho 2013

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Há uma luz no fim do túnel?

Finalmente parece que a bolsa resolveu mostrar algum fôlego para recuperação. Obviamente estes +1,64% do Ibovespa no mês não chegam a ser um grande alívio para quem está no prejuízo de aproximadamente 20% no ano, mas já é um sinal.
Como eu havia dito no post de 22/07/2013 "E aí, a bolsa já iniciou o movimento de retomada?", parece que alguma coisa diferente dos meses anteriores está acontecendo, pois as ações que mais caíram nos últimos meses resolveram ser as que mais sobem. Até a OGX, que parece ter chegado ao fundo do poço no começo de julho aos R$ 0,39, já teve uma sequência de 3 semanas de recuperação, até fechar o mês em R$ 0,66.

Pelos resultados de alguns blogueiros, já deu pra perceber que os ânimos estão melhores e a maior parte fechou no positivo. Comigo não foi diferente. A boa notícia é que consegui inclusive fechar acima do Ibovespa.

Este mês consegui fazer um bom aporte (aproximadamente 7,5% da carteira) o que representou um crescimento bastante significativo quando somado à rentabilidade positiva (crescimento de aproximadamente 10,5%). Os aportes foram todos na Carteira de Sócio (Buy & Hold). Veja abaixo como ficou a composição da carteira:




1) Carteira de Sócio

Rentabilidade no mês: +3,08% (Ibovespa +1,64%)
Rentabilidade acumulada 2013: -4,89% (Ibovespa -20,87%)

Esta carteira tem uma composição mista de blue chips e ações defensivas, totalizando 10 empresas. Neste mês os aportes foram balanceados nas seguintes ações (GETI4, PETR4 e UGPA3 que entrou na carteira neste mês). Minha ideia é manter um peso de aproximadamente 40% para as blue chips (VALE5, PETR4, GGBR4 e ITUB4). Nos fechamento esta proporção está em 42,2% (blue chips) e 57,8% (ações defensivas/crescimento).

Todas as ações, exceto a NATU3 (-3,67%), fecharam no positivo. Destaque para GGBR4 (+15,7%), GETI4 (+6,97%) e VALE5 (+4,07%). Considerando que GGBR4 e VALE5 vinham sendo por meses seguidos as decepções, é um ponto positivo, o que aparenta uma mudança no mercado.

Veja abaixo como está a carteira de sócio:




1) Carteira de Trade

Rentabilidade no mês: +0,65% (Ibovespa +1,64%)
Rentabilidade acumulada 2013: -13,88% (Ibovespa -20,87%)

Durante um período do mês, esta carteira estava tendo a melhor rentabilidade (entre as 2) e muito acima do Ibovespa, mas no final ela recuou e ficou abaixo do índice. Mais uma demonstração que acertar o timing é muito difícil.

Fiz algumas movimentações durante o mês, tentando pegar um momento de reversão do mercado, conforme abaixo:

Vendas: 
PDGR3 (cansei de esperar a reversão e realizei prejuízo de -46%)
AUTM3 (lucro de +7,5%)

Compras:
MGLU3 (tentativa de pegar uma subida, dada a forte queda nos últimos meses)
PETR3 (esperando uma subida forte do mercado e para acompanhar o índice)

Os destaques positivos do mês foram GOAU4 (+14,01%) e CMIG4 (+4,77%). Destaque negativo (tirando a OGXP3) foi a HGTX3 com queda de -2,24% e dado o peso desta na carteira, influenciou muito o resultado da carteira de trade. 

Veja abaixo a composição da carteira de trade.



Rentabilidade Geral

A rentabilidade geral da carteira no mês de julho/13, de acordo com o sistema de cotas do AdP, foi de +2,63%. Mais uma vez consegui ficar acima do Ibovespa que foi +1,64% no mês de julho/13.

No acumulado do ano, minha carteira está em -7,68%, enquanto o Ibovespa acumula queda de -20,87%.

Veja abaixo o gráfico que representa a rentabilidade mensal e acumulada da carteira (vermelho) e Ibovespa (azul)



Conclusão

Deu pra respirar um pouco mais aliviado durante o mês, mas não dá pra se iludir, pois apesar de ter havido uma melhora, no acumulado do ano a perda nominal ainda é grande, sem falar na inflação do período.

A boa notícia é que no patamar atual do Ibovespa, ainda é possível encontrar algumas promoções. É só procurar com calma ;)


Importante:


Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

12 comentários

  1. Muito bom rentabilidade. Parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adp, estar 100% em ações tem seus riscos mas também oferece algumas oportunidades.
      Abraços

      Excluir
  2. Comentários:

    Vendas:
    PDGR3 (cansei de esperar a reversão e realizei

    C: ótima decisão, que lixo vc tinha em carteira hein? esperando que reversão? rs

    prejuízo de -46%)
    AUTM3 (lucro de +7,5%)

    C: Compra arrojada, parabéns pela realização do lucro

    Compras:
    MGLU3 (tentativa de pegar uma subida, dada a forte queda nos últimos meses)

    C: ISTO NÃO VAI ACABAR BEM (MAIS LIXO)

    PETR3 (esperando uma subida forte do mercado e para acompanhar o índice)

    C: ISTO NÃO VAI ACABAR BEM (DILMAAAAAA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,
      Pois é, por isso o blog se chama Economicamente Incorreto, rs. Minha cabeça é economicamente incorreta, portanto meus investimentos tendem a seguir por esta linha.

      Tudo vai depender dos resultados do 2T.

      PDGR3 foi uma grande cagada e um dos maiores aprendizados. Eu tinha feito um aporte grande e fui reduzindo ... até que uma pequena parte ficou na carteira para ver o que dava. Aprendi muito com isso.

      MGLU3, estou esperando o resultado sair. Vamos ver. Caiu muuuuuito nos últimos meses.

      PETR3, claro que pode não vai acabar bem, mas para o Ibov subir ela tem que subir e acho que tem chance de isso acontecer. Vamos ver o resultado nesta semana

      Abraços

      Excluir
  3. Ainda sou da opinião de que vc deveria focar somente do B&H. Trade com -60% não existe... rs

    Estou estudando AT de forma mais vigorosa e devo começar a fazer um backtesting em breve.

    Força na caminhada!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Troll,
      Eu também acho que tenho que focar em B&H e já estou começando a planejar a migração.
      De qualquer forma, diferentemente da maioria, não faço trades de curtíssimo prazo. Procuro achar empresas "boas" que estejam passando por um mal momento em termos de cotação para pegar a reversão (não uso AT, mas a intuição e um pouco de estudo dos fundamentos).
      Além disso algumas pequenas apostas são pura especulação ... não foque na OGX na minha carteira, pois o valor é insignificante e não vale a pena nem pra pagar a corretagem . Vou ficar com ela nos próximos 10 anos, apesar de acreditar que a empresa não vai chegar até lá.
      Estou diminuindo o impacto da carteira de trade, mas não devo encerra-la pois gosto desta parte emocionante relacionada a aposta.
      Abraços

      Excluir
  4. foca no BH amigo... Muito mais garantido no longo prazo... to add vc no meu blogroll... sou novo por aqui abração

    ResponderExcluir
  5. opa, já te adicionei também. Obrigado pela visita. Realmente B&H é minha preferência, mas mantenho umas ações para trade por diversão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Minha opinião é que você fique focado nas empresas que é sócio e acompanhar os balanços e ir monitorando. Trades na nossa faixa etária não fazem bem a saúde e nem ao bolso. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, eu também estou com esta tendência a ficar focado em B&H. Como eu já disse anteriormente, minha carteira de trades não está baseada em AT e nem em curtíssimo prazo (muito menos em day-trade), portanto gosto de ficar com uma carteira tipo 5 "top" para o mês de acordo com a movimentação do mercado, condições macro-econômicas, etc.
      Abraços

      Excluir
  7. Eu entendi que vc quer apostar em turnarounds e surfar naquelas longas pernadas de alta, que podem passar dos 1.000% de valorização. Mas essa estratégia necessita de muito estudo e acompanhamento. Comprar pq o preço caiu não é um bom setup. Tem muita análise de balanços e precificação envolvida nisso. Além do mais, não há garantia de que investir em turnaround irá te trazer maior retorno do que fazer um B&H simples em empresas consistentes, pois as empresas ruins que se recuperam são muito poucas em comparação às saudáveis que se mantém boas com o passar dos anos.

    O que eu acho divertido é ganhar dinheiro... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, você não entendeu, minha aposta na carteira de trades não é em turnarounds, pelo menos não em 95% da carteira. Se reparar a carteira está com 93% focada em empresas boas (CSAN3, CMIG4, HGTX3, GOAU4 e PETR3) os outros 7% em turnarounds (MGLU3 e OGXP3). OXGP3 por sua vez representa 1%, portanto um risco de perda insignificante. Por outro lado MGLU3 subiu 30% só hoje e vendi com 29% de lucro.
      Voltando ao foco da carteira, ela está montada de acordo com o momento, baseada também em precificação, fatores macro-economicos, etc. Pense como uma carteira com 5-6 ações para o mês, assim como montam as corretoras em suas recomendações tipo "top picks". Eu não sigo nenhuma corretora específica, mas tento ponderar as analises dos fundamentos de algumas delas (bem como indicadores de upsides) para montar minha carteira de trade.
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas