MGLU3 Sky Rocketing (+29%)

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

(atualizado em 08/08/2012 08:30: ver "Esclarecimento sobre a Metodologia")

Amigos, eu não gosto de ficar me vangloriando com as vitórias, como faz nosso amigo RW, mas não resisti em publicar um pequeno sucesso que tive hoje.


Eu tinha comprado umas ações da Magazine Luiza (MGLU3) a R$ 4,92 a cerca de um mês, pois esta ação estava apanhando bastante (queda de mais de 50% nos últimos meses). Foi uma pequena aposta (cerca de 5% da carteira de trade), em substituição à PDGR3 que foi uma grande derrota.

No pregão de hoje houve uma euforia geral com os bons resultados divulgados ontem e a ação subiu igual foguete (+28%) e consegui vender por R$ 6,45, ou seja, lucro de mais de 30% (ou 29% descontada a corretagem).

Pode até ser que eu tenha feito um mal negócio e a ação continue a subir nas próximas semanas, mas quem vai saber? Neste caso acho melhor ter um ganho de 30% na mão.

Esclarecimento sobre a metodologia

Muitas pessoas me questionam sobre a metodologia para escolha de ações, se uso Análise Técnica ou Análise Fundamentalista, etc. Na prática, para a carteira de trade, eu busco escolher ações de empresas boas (em geral) que estão passando por um mal momento ou que tenham perspectiva de valorização nos próximos meses. Não uso uma metodologia específica, mas uma combinação de coleta de informações do mercado e minha "intuição" baseada em minha experiencia e conhecimento.

Muitas operações dão errado e muitas dão certo mas em geral tenho tido uma performance (rentabilidade) semelhante comparada a da carteira Buy & Hold e melhor que o Ibovespa. Para ilustrar, quando digo que comprei MGLU3 porque estava apanhando nos últimos meses, não significa que comprei somente por este motivo, pois poderia estar apanhando com fundamentos e com isso não faria sentido comprá-la. O que quero esclarecer é que comprei porque eu achei que tinha apanhado mais que deveria, pois os fundamentos não estavam tão ruins assim. Como o mercado estava (está) todo em baixa, na minha percepção, por oferecer certo risco e pessimismo, ela caiu muito mais que o mercado e possivelmente mais que deveria.

Apenas para ilustrar, eu já tive a mesma MGLU3 comprada em 04/12/2012 por R$ 11,60 e vendida 22 dias depois (26/12) por R$ 12,45 com +6% de lucro. Naquele momento eu acreditava que ela tinha os fundamentos adequados e por isso comprei por aquele valor. Na compra de agora, os fundamentos não estavam tão alterados, mas a percepção do mercado estava muito pessimista e por isso ela estava valendo menos da metade do valor de 12/2012.

Obviamente ninguém poderia esperar um lucro de 30% em um dia e isso foi um golpe de SORTE, mas eu sabia que se o resultado viesse relativamente positivo (como veio) a percepção do mercado com relação à empresa poderia mudar e ela se valorizar em alguns dias.


Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

16 comentários

  1. Bom demais da conta sô! Mas isto não acontece todo dia, sugiro sair hoje para tomar umas cervejas e comemorar pois a 'aposta' deu certo. Depois que voltar para casa se lembre: foi realmente uma APOSTA pois a empresa ainda não tem fundamentos consistentes e 'achar' que uma ação já 'apanhou' demais do mercado é uma análise bastante subjetiva. Acho que todo mundo deve reservar uma pequena parcela do capital para apostas do tipo, hoje minha aposta foi em BEMA3, e a bichinha me deu um baita susto pois comprei a 7,39 e minutos depois ela caiu a 7,06, depois acabou fechando a 7,34. Estas coisas só acontecem comigo, credo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Uó, foi muita sorte mesmo, pois ninguém poderia imaginar estes 30% em um dia. Eu também acho que este tipo de aposta vale a pena, desde que você coleque uma parte bem pequena do capital e esteja disposto a perde-lo (se for o caso).

      Também acho que este tipo de análise é bem subjetiva, mas eu procuro me cercar de informações do mercado para tomar certas decisões.

      Atualizei o post acima com "Esclarecimentos sobre a metodologia" pois tenho recebido vários questionamentos sobre isso.

      Abraços

      Excluir
    2. Este negócio de intuição é complicado, penamentos: tá apanhando demais do mercado, já apanhou o que devia... tudo muito subjetivo. Mas enfim, como disse, uns 5% do capital em operações deste tipo pode ser aceitável, mas que é perigoso é, rs.
      Abraço!

      Excluir
  2. É isso aí, meu amigo... Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !
    Saber realizar o lucro é importante !
    Poderia ter dado errado, mas deu certo !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero, acho que o timing para realizar o lucro foi fundamental. Isso também foi bastante sorte. Não consegui pegar a máxima do dia que foi em torno de 6,80, mas 6,45 até que foi bom.
      Abraços

      Excluir
  4. muito bom hem chefe?

    abraço,

    victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz Victor, foi muita sorte, mas acho que tenho uma certa responsabilidade. Para você ter uma idéia, no dia que escolhi MGLU3 eu estava em dúvida entre ela e BTOW3, acabei escolhendo MGLU3 porque tinha um pouco mais familiaridade e acho BTOW3 muito volátil.
      2 dias depois BTOW3 disparou a subir e se não me engano subiu cerca de 70% em poucos dias. Eu fiquei muito puto, pois "tinha escolhido a ação errada", mas agora vejo que não estava tão errado assim.
      Fiz uma atualização no post sobre a metodologia, para compartilhar com os amigos.
      Abraços!

      Excluir
  5. Parabéns pela operação, mas prefiro ficar fora dessa empresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH, obrigado. Eu também tenho minhas listas negras das ações que passo longe.
      Abraços

      Excluir
  6. Muito bom, agora tem que avaliar se essas raras oportunidades compensam as muitas vezes que se perde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avalio assim também o risco. Quem gosta disso é a corretora, que sempre ganha.

      Excluir
    2. Troll, é isso mesmo, por isso que somente uma pequena parte do capital deve ser alocado a risco. Eu ainda tenho dúvidas sobre a eficâcia, mas faz parte do aprendizado.

      DH, é isso mesmo, com certeza quem sempre ganha é a corretora.

      Abraços

      Excluir
  7. Se você aloca supondo 5% do seu aporte mensal em trades, e leva fumo em 40% dos trades com uma perda média de 10% ( visão realista ), e tem uma rentabilidade média de 10% ( visão otimista ) dos outros 60% que você se deu bem está correndo um risco altíssimo e desnecessário ( quase inútil )

    Supondo um aporte de 2K

    Aporte = 2.000
    Alocação em trades = 100
    Alocação em trades fracassados = 40
    Perda = 4
    Alocação em trades bem sucedidos = 60
    Ganho = 6
    Resultado final = 102
    Rentabilidade sobre capital de trades = 2%
    Rentabilidade sobre o aporte total = Ridículos 0,1 %

    isso em um cenário hipotético sem cobrança das taxas de corretagem e IR, que piorariam muito a situação.

    Compensa correr risco de perder 5% do aporte para tentar ganhar 0,1 % ?

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas