O vício e a abstinência

sábado, 14 de setembro de 2013

Pessoal, esta semana tomei algumas atitudes para melhorar minha qualidade de vida, tanto nos aspectos pessoais como profissionais.

Há alguns meses tenho percebido um vício silencioso que está me tomando e me deixando cada vez mais dependente.




É O VÍCIO DO HOME BROKER!


Desde que comecei a investir diretamente em ações, eu comecei a perceber que tenho dedicado, a cada dia, mais tempo para acompanhar o mercado. Com isso, a minha rotina no trabalho começou a ser prejudicada, pois à partir das 10am, que é o horário que a bolsa abre, eu já acessava alguma forma de acompanhar o mercado e ficava grudado, olhando a cada 5 minutos o que acontecia. Na verdade eu já começava, à partir das 9:30, a acompanhar os índices futuros, sem contar aquela olhadinha na bolsa do Japão (na noite anterior) e as bolsas europeias no início da manhã para tentar prever o humor do mercado durante o dia.

Nem mesmo o fato de estar na rua, em viagens ou visitando clientes me impedia de acompanhar atentamente cada movimento a cada minuto, pois eu já tinha configurado em meu celular 2 aplicativos diferentes para me informar sobre o desempenho da carteira, além de acessos a sites informativos (exame, infomoney, valor) de onde estivesse.

Durante as horas acompanhando o mercado, eu ainda percebi que eu tinha muitas vezes a necessidade de "aproveitar" certas oportunidades que apareciam durante o dia, vendendo e comprando de acordo com as oscilações, o se se mostrou, ao longo do tempo, improdutivo e na maioria das vezes pior do que se eu ficasse parado se fazer nada.


Além do tempo dedicado durante o pregão, eu ainda dedicava muito tempo, as vezes até horas, por dia olhando e fazendo simulações em minha planilha de controle, na qual consegui implementar uma macro que atualiza cotações automaticamente através da Internet.

Nestes últimos meses foram vários livros e inúmeras horas assistindo a vídeos sobre investimentos (assisti a todos os videos do Bastter e muitos outros), além de sites e blogs relacionados. Cheguei ao cúmulo de, assim como o cidadão da foto acima, dormir com o fone de ouvido assistindo a algum video. Virei um investidor compulsivo.


BASTA!


Pois bem, resolvi dar um basta em tudo isso nesta semana. Apaguei os aplicativos de cotação online do celular, me proibi de abrir a planilha durante o pregão e evito olhar qualquer coisa relacionada ao mercado. Pra dizer a verdade ainda fico um pouco curioso e de vez em quando dou uma olhada como está o índice (só o índice e uma vez por dia), mas não abro mais os sites e blogs que costumava abrir.

Bom, devo dizer que nesta primeira semana, e principalmente nos primeiros dias, tive uma certa crise de abstinência, pois em alguns momentos comecei a "subir pelas paredes". Tive que me segurar, sair do computador, levantar, ir tomar um café, água ou qualquer outra coisa, simplesmente para esquecer o assunto.

Por outro lado eu mudei minha postura no trabalho, fiz uma lista de atividades pendentes e toda vez que tenho vontade de olhar o mercado, eu simplesmente abro minhas atividades e saio resolvendo alguma coisa pra esquecer o mercado, afinal é o meu trabalho que me permite ganhar dinheiro para os aportes que vão me tornar rico e não a rentabilidade no curto prazo.

O fato é que olhar a cotação diariamente (ou a cada 5 minutos) não muda nada na minha vida, pois com minha carteira cada vez mais Buy & Hold, na prática eu tenho que olhar pra ela (e para o mercado) uma vez por mês para decidir aonde aportar, dado que as variações do dia-a-dia tem pouco impacto na minha tomada de decisão, porém estavam tomando muito do meu tempo e prejudicando meu humor e minha saúde.

Fazendo uma comparação, o Home Broker se tornou uma espécie de vídeo game de adulto, pois você fica alí jogando, jogando e jogando e só fica feliz quando "passa de fase, mata um monstro ou um mestre" que na prática são acertos, lucro no dia e boa rentabilidade.

O resultado é que estou me sentido muito melhor nestes dias, muito mais produtivo no trabalho, com muito mais tempo livre na vida pessoal e principalmente, LIVRE DESTE VÍCIO!

Tenho certeza que muitos colegas passam por situações semelhantes e muitas vezes não percebem. Por favor, deixe seu comentário ou depoimento a respeito.

Abraços!

Mais informações veja também: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/779983-home-broker-vira-vicio-de-investidor-compulsivo.shtml


9 comentários

  1. porra, nunca tive essas lombra n, soh qndo comprei ogx soh

    soh olho qm eh pra atualizar pro ranking do pobreta

    caretiei com o lance do macro, kk, boa ideia ate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonny B,
      Realmente ficar acompanhando o mercado a todo instante só faz é mal. Estou muito mais tranquilo agora que não tenho este "compromisso".
      Obrigado pela visita.
      Abraços

      Excluir
  2. olho umas duas vezes por dia, mas já passei mais de 20 dias sem olhar a rentabilidade da carteira rsrsrsrsrs isso pode nos prejudicar muito, pois como vc mesmo disse surge algo que analisamos como oportunidade e ficamos girando a carteira de um lado para outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aprendiz, o problema é que na práticas estas oportunidades que o mercado oferece são uma ilusão e o melhor mesmo é ficar longe e aproveitando para dedicar o tempo para algo que realmente valha a pena, como a vida pessoal e até mesmo o trabalho.
      Abraços

      Excluir
  3. eu so olho mesmo acompanhando quando vou aportar ou fazer algum trade... usar AT no aporte tem me economizado sempre uns 15% de queda antes da entrada...

    eu acho mais legal ver o HB do que assistir TV hauhauhuaahua

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, é esta sensação mesmo, a compararação do HB com a TV é excelente.
      Não uso AT, mas na prática, para o Holde, não tem quase nenhuma influência.
      Abraços

      Excluir
  4. Fala ae EI,

    Criei meu blog recentemente para participar das discussões da blogosfera, já acompanho a algum tempo os posts da galera inclusive o seu..

    Vc tem que confiar na sua estratégia e seguir, não adianta ficar olhando o HB a cada 5 min como vc disse isso não vai mudar a tendência do mercado.

    E outra nosso cérebro guarda com mais facilidade as sensações boas, onde se vc supostamente tivesse entrado no preço X em pouco tempo poderia ter vendido a Y tendo um lucro fantástico mas deixamos passar despercebido inúmeras vezes onde essa estratégia teria sido fracassada.

    Resumindo relaxa, curte a vida e segue o plano..

    Abraço,

    IM.
    investidormochileiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM, é isso mesmo, não adianta nada ficar estressado com o mercado, pois é como dizem, renda variável varia!
      obrigado pela visita. Já te adicionei no blogroll.
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas