Abril Educação - está aí o motivo da disparada

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Amigos, hoje foram anunciadas mudanças na composição acionária da Abril Educação. Segundo divulgado pela empresa a Sociedade controlada pelos Fundos Tarpon participará como acionista minoritária da Abril Educação, porém a Família Civita continua como acionista controladora.

Estou dando destaque a esta notícia justamente porque, por "coincidência", a Abril Educação (ABRE11) foi a ação que teve maior rentabilidade na minha carteira no mês passado. Assim sendo, não posso deixar de achar coincidência demais esta subida de mais de 12% justamente alguns dias antes do anúncio da mudança de controle. Por outro lado, tenho que admitir que já tinham saído boatos no noticiário sobre possível mudança no controle da companhia. Eu tinha estranhado a subida forte, mas pensei que pudesse estar associada aos "bons"resultados do 1T14.

Outro ponto que quero dizer é sobre os motivos deste papel na minha carteira. Já troquei umas mensagens (via comentários) com o blogueiro Uorrem Bife sobre isso, quando fui questionado. Meu posicionamento neste papel é justamente para manter um pé no setor de educação (hoje em trono de 3% da carteira). Um setor que considero promissor. Minha opção pela Abril Educação é porque me parece um negócio mais diversificado e consistente que os grandes conglomerados de educação como Kroton, Anhanguera e Estácio, que atuam no setor universitário e dependem muito de incentivos do governo. Já a Abril Educação está nos ramos de Cursinho pré-vestibular, escolas de inglês, ensino médio e editora de livros (para fornecer o material).

Como não sou especialista no setor, posso estar completamente enganado na minha avaliação, portanto esta avaliação está baseada única e exclusivamente no meu feeling. Desta forma não posso afirmar se a Abril Educação é uma boa empresa ou não. Em Abril/14 eu decidi deixar o papel em "holding" na carteira para avaliação, já que os resultados do último ano não foram tão bons (1T14 já foi um pouco melhor), desta forma reduzi o target da carteira de 3% para 2%.

Bom, vamos ver o que acontece, hoje o papel está subindo cerca de 7% provavelmente para chegar ao preço pago pela Tarpon de R$ 35,00/unit. Abaixo resumo da notícia.


Fundos Tarpon investem na Abril Educação
Sociedade controlada pelos Fundos Tarpon participará como acionista minoritária da Abril Educação. Família Civita continua como acionista controladora

Neste mudança, a sociedade controlada por Fundos Tarpon (Sociedade Tarpon), adquire ações representativas de 24,21% do capital votante e 19,91% do capital total da Abril Educação, de titularidade da Abrilpar e seus acionistas. Já a Abrilpar e seus acionistas permanecerão com 37,72% do capital votante e 20,73% do capital total companhia.

O valor da aquisição será correspondente a 35 reais por unit, ou 11,67 reais por ação.

Este valor poderá ser acrescido de até 4 reais por unit, ou até 1,33 real por ação, pagos em 2017, se a empresa atingir determinados valores de ebitda acumulados no período.

Haverá mudanças na composição do Conselho de Administração da Companhia para refletir o direito da Sociedade Tarpon de indicar três dos seus nove integrantes. Já família Civita terá o direito de nomear quatro conselheiros, podendo indicar candidatos para ocupar as duas posições de membros independentes.

Além disso, a Abrilpar e a Sociedade Tarpon anunciaram a intenção da Abril Educação ingressar no segmento de listagem do Novo Mercado da BM&FBovespa, destinado às empresas que adotam os mais altos padrões de transparência e de governança corporativa.

Em paralelo, a Companhia anunciou ainda que Manoel Amorim, presidente e CEO da Abril Educação, que teve papel ativo na concretização deste negócio, elegeu aposentar-se como executivo para cuidar de seus negócios pessoais e empresariais, permanecendo no Conselho de Administração da Companhia.

No lugar de Manoel Amorim, o Conselho de Administração elegerá Mário Ghio Junior, atual Vice Presidente de Produtos e Serviços Pedagógicos para o cargo de Diretor Presidente.

fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/fundos-tarpon-investem-na-abril-educacao

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

8 comentários

  1. Interessante, este mercado não dá ponto sem nó, rs.
    Estava namorando uma ação do setor de comunicação tempos atrás, mais especificamente a ANIM3, cogitei comprar, tibuteei. Hoje fui ver o andamento dela, e desde minha última olhada ela só subiu 30%. A nem viu!
    Fui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *pensei educação e escrevi comunicação, rs

      Excluir
    2. Pois é Uó, vc vê como é complicado. Este negócio de timing é complexo mesmo e a melhor maneira de minimizar o risco é ir comprando aos poucos.

      Achei este post muito interessante, trata um pouco de timing http://investimentovalor.blogspot.com.br/2014/06/quando-vender-e-quando-nao-vender.html

      Abraços

      Excluir
    3. neste a caso a questão nem foi time, acabei desanimando antes por causa dela ser novata, setor da moda e bla bla bla. resolvi nao ter nenhuma deste setor.

      Excluir
  2. abril educacao é dona do famoso alfaconcurso! do maluco evandro...

    abraço
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe Victor, sei lá, mas tem umas coisas interessantes no portfolio.
      Abraços

      Excluir
    2. nao nao!!! estou falando é positivo!! olha o tanto de acesso e quanto curso o alfa vende! Eu mesmo naõ comprei mas vivo acessando as palhinhas deles no youtube. confira, vale a pena. Não sei quanto lucro essa operaçõa da, mas sei que eles vendem muito cursinho...

      abraço,
      Victor

      Excluir
  3. EI,

    Nesse setor a KROT3 me chama a atenção. O problema é que ela era uma empresa ruim que "do nada" ficou boa. Aí tem que ficar com os olhos bem abertos.

    Abraços.

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas