Primeiro o mais importante

domingo, 21 de setembro de 2014

Amigos, peço desculpas pelo afastamento completo da blogosfera nos últimos 20 dias. Desde a publicação do resultado mensal eu simplesmente abandonei a blogosfera, tanto a leitura de posts dos colegas como em comentários, assim como praticamente abandonei o mercado financeiro (acompanhamento do HB e notícias a todo instante).

Esta atitude foi fruto de uma mudança radical que tive que dar na minha vida visando otimizar meu tempo para dedicá-lo às coisas mais importantes neste momento, minha família (vida social), meu trabalho (vida profissional), estudos, saúde.

É inquestionável que todos os itens acima formam os pilares para se viver bem, e que finanças precisa ser incluindo na lista como o suporte a estes itens no longo prazo, mas temos que saber priorizar e apesar de considerar o tema finanças e aprendizado importante (o propósito principal do blog é o aprendizado), cheguei a conclusão que pelo menos neste momento, o tempo dedicado a eles estava prejudicando meu desempenho nos outros pilares em contrapartida de um benefício pequeno.

Isso significa que vou abandonar as finanças e os estudo do tema e o blog? Claro que não, mas posso afirmar que nestes 20 dias em que dediquei tempo mínimo a estes assuntos, pude aproveitar para me dedicar aos demais, o que me proporcionou maior tempo com a família e amigos, maior prazer e melhor dedicação ao trabalho (consequentemente dedicação à principal fonte de renda que é o salário).

Além disso, desde o início de setembro, iniciei um novo curso de MBA em um tema fora da minha área de formação mas que será extremamente válido para minha carreira profissional no médio e longo prazo. Desta forma pretendo dedicar a maior parte do tempo que eu vinha dedicando ao blog e às finanças ao MBA.

Sendo assim, me comprometo a continuar com a publicação mensal da rentabilidade e atualização da estratégia de investimentos, assim como devo continuar respondendo aos comentários sempre que possível.

Abraços

* O título e a figura do post fazem referência ao hábito nro 3 descrito no livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey, que li em 2006 e ao qual recorri recentemente para fazer uma auto-análise da minha vida.

23 comentários

  1. Faz bem em cuidar de sua vida profissional, eu sempre digo que o pessoal que gosta de investimento acaba muitas vezes perdendo um baita tempo tentando descobrir a empresa perfeita para investir e buscam varias formulas e maneiras de melhorar a rentabilidade, sendo que a prioridade para aqueles que desejam alcançar a independência financeira deveria ser a dedicação na própria profissão, fazer exatamente isso que você está propondo, melhorar as skills, fazer um curso de aperfeiçoamento e buscar um crescimento profissional.

    Escrevi mês passado sobre esse assunto: http://viverdedividendos.org/rentabilidade-vs-aportes/

    Mostrando um investidor que se dedica a estudar o mercado e busca um foco na rentabilidade e um outro investidor que se preocupa em ganhar mais sempre, para poder investir sempre mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDD,

      Foi exatamente por acreditar que a parte mais importante do patrimonio da IF virá do meu trabalho que decidi tomar uma atitude de diminuir a distração com assuntos que tomavam muito tempo e me atrapalhavam em vários aspectos.

      A trinca HB, Sites de Notícias e Blogs estava tomando grande parte do meu tempo e eu tive que dar um basta.

      Valeu pelo apoio amigo.

      Abraços

      Excluir
  2. Olá EI,

    Sua atitude é bem válida.
    Tb me ando achando bem "bitolado" no assunto finanças e que eu poderia até também gastar bem menos tempo com isto.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JS,

      A palavra bitolado reflete bem a maneira como me sinto. Ainda não me sinto totalmente "curado", mas estou me esforçando.

      Com a blogosfera, meu objetivo é dedicar cerca de 1h por semana, nos finais de semana, assim acredito que consiga manter um bom contato com os meus leitores e com a blogosfera em geral.

      Faça um teste e verá que é possível economizar tempo e, consequentemente, terá mais tempo para outras coisas.

      Abraços

      Excluir
  3. Mês de setembro segue com mais uma baixa na blogosfera.
    Agora foi a sua.
    Boa sorte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não acho que serei uma baixa. Apenas uma dedicação menor, pois ter um local para trocar ideias me agrada.

      Além disso, a publicação mensal de resultados é algo que não pretendo deixar de fazer.

      Apenas vou publicar menos posts ao longo do mês e vou comentar menos por aí. Aqui pretendo responder aos comentários com bastante frequência, no mínimo semanal.

      Eu realmente estava precisando dar um tempo em algo que estava se tornando um vício.

      Abraços

      Excluir
  4. Caro EI,
    Eu as vezes fico meses sem postar, parei de acompanhar HB há muito tempo e hoje foco em GANHAR DINHEIRO. Blogsfera te ensina, mas depois de um certo ponto é chover no molhado. Faço exercícios, estou sempre com minha família e isso aqui não pode NUNCA ser uma prioridade. É algo para vc ocasionalmente passar os olhos e ver se tem algo novo, apenas isso. E postar a carteira todo mês já acho importante, pelo menos para mim, pois faço aqui meu "balanço" dos investimentos - meu diário digital. E ainda tem os otários que vem para trollar... Fez muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nomeie esses otários. Não se comporte com um moleque mandando indiretas. Você não tem mais idade para isso.

      Excluir
    2. Bom, se a carapuça lhe coube... problema seu, não?
      Trollar é uma expressão pública, ou a palavra TROLL agora é sua patente? Desconheço você, não sigo seu Blog, não me preocupo com o que vc pensa ou faz. Portanto, viva sua vida cara! Seja infeliz sozinho.. Não perco meu tempo com... moleques.

      Excluir
    3. Sim, a palavra Troll é minha patente. Eu fiz um comentário altamente informativo e proveitoso em seu blog, com uma pitada de sarcasmo sem ser ofensivo. Porém, você, talvez por não ter inteligência para lidar com esse tipo de humor, não publicou e ainda deixou um comentário cheio de indiretas. Isso é molecagem sim. É uma postura que não combina com um cara bem sucedido e milionário.

      O que você escreveu é bullshit sim. Se você pode aportar R$ 300 mil por ano, então você pode construir sua renda perpétua só com renda fixa. Mas essa não é a realidade de milhões de investidores. Nem governos podem prover aposentadoria apenas com emissão de títulos. A renda variável é necessária para quem deseja construir patrimônio.

      Você perdeu o respeito quando começou com seu discurso antipartidário com argumentos falaciosos e incompletos. Tanto que você não consegue resistir a um embate mais técnico e encerra a discussão ou moderando ou não respondendo a comentários.

      Na verdade, você é o famoso rico burro: muito bom em ganhar dinheiro e horrível para administrá-lo. Você e o Dividendos, vão achando que os FIIs são única a salvação... rs

      Excluir
    4. 1- Vc tem um Blog onde a molecagem, a baderna, a falta de seriedade, as ofensas, a agressão verbal aos demais blogueiros são a regra. Muita brincadeira, pouca informação, muita falácia. Um lixo.
      2- Só sua opinião (geralmente burra e unilateral) é que importa. Vc sabe tudo, ninguém mais presta.
      3- A credibilidade de quem escreve e se comporta como vc para mim é igual a zero. Pessoas que tem muito dinheiro são geralmente simples, frugais. Seu perfil é o oposto disso, duvido de tudo que vc escreve.
      4- Existem outras formas de diversão (e mais saudáveis) que agredir, mentir e ofender os outros. Sua sorte é estar escondido num nick, num Blog da Internet.
      5- Pelo seu perfil, acredito que sofreu abusos na infância (agressões físicas ou mesmo sexuais, inclusive dentro de casa) e isso o tornou quem vc hoje é. Mas tudo tem jeito! Procure ajuda psiquiatrica, com seu patrimônio será fácil pagar um bom médico. Torço para que vc encontre PAZ.

      Excluir
    5. Heavy Metal,

      O pensamento é justamente este, focar em ganhar dinheiro, esquecer o HB e sites de notícias. Concordo que a blogosfera é muito interessante, mas a partir de determinado momento poucas coisas novas aparecem, então com uma passada de olho esporádica dá pra ter uma boa ideia do que está acontecendo.

      Como falei acima, o balanço mensal é super importante e ter uma forma de publicá-lo te obriga a manter a disciplina. Isso não pretendo deixar de fazer.

      Valeu pela visita e comentários.

      Abraços

      Excluir
    6. Heavy Metal e Troll,

      Me permitam entrar na conversa. Sinceramente não acho que este tipo de discussão vá levá-los a lugar algum. Estamos aqui num espaço democrático e por isso vou manter o histórico desta conversa, mas realmente me agradaria se este tipo de discussão não acontecesse.

      Espero que reflitam e entendam que o importante é ser feliz.

      Abraços

      Excluir
    7. 1 - Mentira. Um único post de meu blog tem mais informação que todo o histórico de seu blog. Tenho certeza de que você ou não leu nenhum texto meu, ou leu e não entendeu. Se tivesse que chutar, ficaria com a segunda opção.

      2 - Se ninguém mais prestasse, eu não teria um blogroll e não seria aceito na Blogosfera. Mais uma mentira aqui.

      O resto do que você escreveu contem apenas ataques pessoais desprovidos de qualquer sentido. Você não me conhece e sua opinião não é importante. Aliás, você só possui algum reconhecimento na Blogosfera por conta do valor absoluto de seu patrimônio. Se você deixasse de publicar valores e passasse a publicar apenas os percentuais, seria rapidamente esquecido, pois é a sua forma de investir e pensar que não condiz com seu patrimônio. Pessoas ricas normalmente são esclarecidas, mas você se comporta e escreve como um alienado seguidor de manada e comentarista de G1. E como você disse, pessoas ricas são humildes, mas seu blog serve única e exclusivamente para receber comentários e massagens em seu ego besta e inflado. Você é apenas uma criança em busca de autoafirmação.

      Seus ataques desprovidos de sentido apenas comprovam como você não resiste a ideias colocadas de forma lógica e racional. O grande investidor "sem medo do mercado" caiu por terra hoje. Em nenhum momento argumentou sobre as ideias contidas em meu texto.

      Mais uma vez repito: é rico e burro.

      Excluir
    8. O Troll sofre agressão sexual todo fim de semana, só que ele paga por isto, rs, umas loiras oxigenadas... kkk

      Excluir
  5. Caro EI, sua ausência foi sentida. A Blogosfera é mais do que um diário ou registro. Aqui se aprende e se ensina coisas novas. Ainda que os pontos de vista sejam divergentes, há muitos bons posts que valem a pena. Soulsurfer, Dimarcinho e ADP já deram ótimas dicas de livros, ainda que o Dimarcinho não tenha terminado de ler quase nenhum... Kkkk

    Quanto a notícias e HB, isso aí realmente é muita perda de tempo. Ler Infomoney e olhar cotação não vai te ajudar em nada como investidor. Muito pelo contrário.

    Espero que não esteja pensando em sair da Blogosfera. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Faço coro às palavras do Troll. Você faz muita falta!

      Abraços.

      Excluir
    2. Troll,

      Fico feliz em saber que minha ausência foi sentida, pois mesmo que de forma pequena, acredito que eu tenha minha contribuição para esta blogosfera.

      Concordo que que mais que um registro diário (ou mensal), a blogosfera é um local para aprender e ensinar, por isso não vou abandoná-la. Por outro lado, chegou um momento eu que eu percebi que tenho pouco a acrescentar de novo, assim como muita coisa é "mais do mesmo".

      Meu objetivo principal é dedicar menos tempo ao assunto finanças, e isso inclui a blogosfera, mas neste caso devo mesmo é acompanhar com menor frequência justamente para repensar e ver outras coisas com que possa contribuir, assim como também para ver se o longo do tempo os assuntos passem por uma mudança de perspectiva que voltem a despertar meu interesse.

      Eu fiquei muito bitolado com o assunto finanças a ponto de dedicar muitas horas por dia no HB, em sites de notícias e vendo os blogs, além de vários livros que lí nos últimos 2 anos (acho que dá pra contar uns 10, e quase todos inteiros ;)

      Fique tranquilo, pois não vou deixar a blogosfera.

      Abraços

      Excluir
    3. IL,

      Como eu disse, fico feliz em saber que tenho alguma importância, mesmo que pequena, para esta blogosfera. Não vou abandoná-los.

      Abraços

      Excluir
  6. Não desculpo não!
    Não pode abandonar seus colegas desta forma, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. ... no fim das contas o fator que mais vai determinar seu enriquecimento é quanto voce poupa por mes.

    Se dedicar ao trabalho, família e praticar esportes.

    O Bastter tem seus defeitos, mas aqui ele ta muito certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,

      Realmente o Bastter tem vários defeitos, mas algumas das coisas que fala são interessantes.

      Muitas pessoas acham o maior absurdo quando ele fala que preço não importa, mas se pensar bem, existe algo por traz desta frase que é a referência ao tempo que você perde para analisar o preço que poderia estar sendo melhor aproveitado, seja para ganhar dinheiro (dedicar ao trabalho) ou para estudar, estar com a família ou praticar esportes.

      Sinceramente eu até acho que o Bastter é do tipo "faça o que eu digo, não o que eu faço", pois se verificar no site dele, perceberá que ele fica o dia inteiro, a noite e muitas vezes de madrugada, respondendo nos fóruns. Isso, apesar de ser o trabalho deles, demonstra certo vício no assunto, portanto ao invés de ficar bitolado em preço ele é bitolado no forum.

      É justamente este tipo de coisa que não quero fazer, ou seja, perder tempo com coisas menos importante.

      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas