Fechamento - Outubro 2015

sábado, 31 de outubro de 2015

Mais um mês de alta volatilidade na bolsa brasileira (isso nunca vai acabar?). Na primeira quinzena do mês a bolsa ensaiou uma boa reação frente as seguidas quedas dos últimos 3 meses, mas no final do mês, o Ibovespa devolveu um pouco a alta e fechou com alta moderada de 1,8%

Segue o momento negativo do ponto de vista psicológico e o investidor tem que se segurar pra não fazer besteira. Vejo muita gente, inclusive na blogosfera, desesperada com a bolsa, desistindo e migrando para a renda fixa. Obviamente que não é o momento de fazer all-in na bolsa, mas também não é hora de simplesmente deixar a estratégia de lado e sair na baixa. 

Acredito muito no modelo de investimento em renda variável de forma "conservadora", de longo prazo, ao estilo Buy & Hold, em uma carteira diversificada de boas empresas, mas a cada dia eu aprendo o quanto temos que ter sangue frio pra aguentar as sacudidas.

Vamos aos resultados do mês.

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Outubro/15: +3,45% (Ibovespa +1,80%)
Acumulado Anual 2015: -5,48% (Ibovespa -8,28%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Out/15: -10,98% (Ibovespa -19,62%)


*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

O aporte na renda variável foi pequeno, com valor de cerca de 1% da carteira de ações, o restante foi para RF (TD SELIC, IPCA+ 19 e 35), visando recuperar o acúmulo nesta categoria e também para manter a liquidez em decorrência de investimentos fora do mercado financeiro que estou fazendo neste final de ano.

Os aportes em ações foram para GETI3 e GRND3, seguindo a metodologia de alocação de ativos.

Veja como ficou a composição da carteira:


Dentre os papéis da carteira, muito tiveram altas bem fortes como ETER3 (+28,74%), NATU3 (+17,44) e PSSA3 (+10,30%). A ponta negativa foi liderada por WEGE3(-6,80%), GETI3 (-3,98%) e CMIG3 (-1,75%).

Por curiosidade, ETER3 e NATU3 estavam entre as maiores quedas do mês passado. Além delas, a Hering (HGTX3) acumulou o terceiro mês seguido de alta, com uma subida total de aproximadamente 40% desde o último fundo em julho/agosto.

Como comentei no mês passado, é um cenário de alta volatilidade devido aos inúmeros acontecimentos que estão afetando nosso dia a dia, como crise econômica local, crise política e dúvidas sobre o crescimento da China. É difícil explicar o porquê da performance de cada uma das ações individualmente, portanto temos que manter a calma.


Algumas empresas da carteira, como NATU3, GRND3, GGBR3, ABEV3, WEGE3, HGTX3, VALE3 e CCRO3 já publicaram balanços do terceiro trimestre. Sob o meu ponto de vista, tudo "mais do mesmo", sem grandes novidades. Quem estava mal, como NATU3, GGBR3, HGTX3, VALE3 e CCRO3, segue tendo desempenhos fracos, em decorrência na baixa do ciclo econômico. Apesar dos resultados fracos, tenho uma visão que estas empresas estão fazendo o dever de casa para se segurarem neste momento de dificuldade do país. Já GRND3, ABEV3 e WEGE3 seguem mostrando bastante vigor e que não tem sofrido tanto.
Abaixo a performance da carteira no ano, comparado com o Ibovespa.

Conclusão

A carteira acompanhou a alta volatilidade da bolsa durante o mês, mas ela conseguiu se segurar e fechou 1,65 p.p. acima do índice, o que contribuiu para manter a carteira quase 3 p.p. acima do índice no anual. Independentemente do que acontecer nos próximos 2 meses, acredito que a performance da carteira frente ao índice terá um bom resultado.
Sobre a estratégia de longo prazo, esta está mantida! Nos últimos 2 ou 3 anos venho reforçando aos leitores que a minha estratégia é de longo prazo, portanto não devo me abater com os movimentos de curto prazo do mercado e mudar a estratégia, afinal, assim, o longo prazo nunca vai chegar e não estarei cumprindo a estratégia.
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.



17 comentários

  1. Bacana, realmente o momento está bem complicado .... nos piores dias simplesmente fecho o HB...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,
      É isso aí, não adianta se desesperar. Muitas vezes o melhor a fazer é não ficar acompanhando muito de perto pra nao ficar louco.
      Olha o HB uma vez por mês, na hora de comprar e pronto.
      Abraços

      Excluir
  2. Haja coração com esse IBOV... Parabéns pelo resultado! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. EI,

    Parabéns pela rentabilidade excelente! Você comprou GETI3 esse mês, portanto, pretende permanecer na empresa mesmo com essa nova reorganização societária?

    E a nossa ETER3, para ter subido tanto assim, tudo indica que deve apresentar um 3T15 que vai agradar o mercado. Espero que agrade os sócios dela também!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL,
      Sim, não vejo grandes problemas com a reorganização societária da GETI. Não tenho tanto preconceito com unit.
      pois é, a ETER vem apanhando muito nos últimos tempos e a subida pode ser só um ajuste. Nao adianta muito tenter encontrar explicações pois o mercado é muito complicado. Sinceramente eu ainda acho que o 3T vai vir uma porcaria. A economia ainda está afundando e este setor é um dos que mais sente.

      vamos ver!

      Abraços

      Excluir
    2. EI,

      Eu já vejo muitos problemas, afinal, sócio é ON! Sobre a ETER3, a situação da construção civil está complicada, porém, a empresa é bem administrada e certamente vai conseguir sair dessa.

      Abraços.

      Excluir
  4. E.I.

    Parabéns pela disciplina! Está certíssimo!
    Sigamos com a estratégia que o resultado virá.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IA. É isso mesmo e mudar de estratégia agora me parece um tiro no pé. A resposta está no futuro.
      Abraços

      Excluir
  5. Respostas
    1. VdD,
      Foco é uma das palavras mais importantes do nosso dicionário. Quem tem controle sobre ele parte de um outro patamar.
      Abraços

      Excluir
  6. Belo resultado mensal... Cedo ou tarde esse período negro vai cessar e vai coincidir com um belo montante patrimonial de todos nós da blogosfera. Buy 'N Hold, penso eu, vai funcionar muito bem nesse futuro. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Também acha que a estratégia "Buy and Hold" é a mais indicada para o pequeno investidor. Também a principio quero continuar na GETI, o que está me preocupando é esse negócio de ficar comprando energia no mercado para manter o contrato com Eletropaulo e diminuir os lucros por conseguinte. vamos acompanhando Econ. Inc...abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, este é um risco dos contratos de longo prazo das geradoras de energia. Todos falavam que o contrato com a Eletropaulo era o que a empresa tinha de melhor, mas nos últimos 2 anos este contrato ferrou a empresa.
      Acho que eles estão sabendo se virar para sair desta situação. No ano que vem não tem Eletropaulo mas tem outros contratos. Sem falar que apesar da Geti estar levando ferro no contrato, a propria eletropaulo nao esta se beneficiando muito, vistos os resultados.
      Bom, é confiar nos dirigentes da empresa para ver no que dá. Este mes tem os leilões das hidroelétricas e a expectativa é que a Geti leve algumas.
      Abraços

      Excluir
  8. Belas compras e um excelente resultado, EI! Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Apesar da alta, essa volatilidade do IBOV me deixou com o pé atrás. Ideal seria deixar os 45k para trás para afastar o risco de quedas mais acentuadas.

    Sua rentabilidade foi ótima! Parabéns!

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas