Fechamento - Maio 2016

terça-feira, 7 de junho de 2016

Amigos, peço mais uma vez desculpas pelo atraso na publicação dos resultados do mês, e desculpas adicionais pois mais uma vez não vou publicar muitos detalhes no fechamento, como costumo fazer.

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Maio/16: -7,61% (Ibovespa -10,09%)
Acumulado Anual 2016: 
+4,29% (Ibovespa +11,73%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Mai/16: -9,67% (Ibovespa -15,05%)

*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

Este mês comprei GRND3 e NATU3, seguindo a minha tabela de alocação de ativos. O aporte em RV foi bom (de 1,5% da carteira) e o restante foi para TD.

O resultado da bolsa foi um lixo, em grande parte pela "realização" pelo mercado da subida forte dos meses anteriores. Sem contar que subiu demais na expectativa do impeachment e caiu com o fato.

Como falei no mês passado, muitas mudanças para melhor na vida profissional estão me deixando bastante ocupado. Como é por um bom motivo, estou passado por isso como muito prazer e motivação.

A estratégia de longo prazo segue a mesma, Buy & Hold em ações de boas empresas.

Quem quiser saber detalhes da carteira, dá uma olhada nos fechamentos dos meses anteriores (aqui), pois não mudou quase nada (a não ser os aportes descritos mensalmente).

Abraços

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

12 comentários

  1. Grande EI,

    Maio pessimo para renda variavel, mas isto e absolutamente normal e nao afeta longo prazo, no B&H.

    Estamos ansiosos por historias e dicas do ambiente corporativo, sua experiencia nos trara excelentes dicas.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC, realmente tudo normal e tranquilo para B&H. Estou aportando na RV mensalmente há 4 anos, o que ainda é pouco tempo para ver resultados. Apesar da rentabilidade "ruim", o bolo que está se formando está bem interessante.

      Estou sentindo a cobrança por mais conteúdo e tenho pensado bastante a respeito, principalmente sobre o formato. Saõ tantas informações que não cabem em um único post, mas não quero fazer uma sequencia com "capítulos" ... nos próximos dias devo ter novidades.

      Abraços

      Excluir
  2. EI,

    Maio, como manda a tradição, foi um mês horrível, porém, o importante é focarmos no APORTE, que é a única coisa que podemos ter controle.

    É isso que vai fazer a diferença em nosso enriquecimento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é IL, maio foi horrível, mas o foco segue no aporte. Como eu disse acima, lá se vão 4 anos de aportes mensais e o resultado em termos de patrimônio está bem interessante, apesar da rentabilidade.

      Abraços

      Excluir
    2. EI,

      No meu caso também! Eu estou recebendo cada vez mais proventos, que estão sendo 100% reinvestidos.

      Mesmo com o marasmo da Bolsa, o meu patrimônio vem aumentando a cada dia...

      Abraços.

      Excluir
    3. A qtde de proventos é um bom parâmetro para indicar a formação da nola de neve.
      Abraços

      Excluir
  3. EI,
    Adicionei o seu blog na minha list.
    Pode add o meu blog na sua lista? http://investimentodepaciencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas