Fechamento - Julho 2016

sexta-feira, 29 de julho de 2016

C.A.R.A.L.E.O !!!

O que foi este mês? O que está sendo este ano? Sabe quando você ouve uma história de que a bolsa teve um ano que disparou e você se sente triste de nunca ter se aproveitado disso? Pois é amigos, estamos vivendo este momento e fico feliz de estar vivenciando isso. Obviamente isso não significa nada, pois pode cair tudo de novo de uma hora para outra, mas está sendo bem legal ver que minhas convicções não estavam tão erradas.

Os grafistas vão aparecer falando que rompeu a LTB no semanal e que pode subir lá pros 70 mil pontos, já os fundamentalistas vão dizer que a bolsa brasileira está cara. O fato é, como eu disse no mês passado, tudo pode acontecer. Pode subir, descer ou ficar de lado. O fato de ter subido agora não quer dizer absolutamente nada, na minha opinião.

Vamos aos resultados do mês.

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Julho/16: +12,69% (Ibovespa +11,22%)
Acumulado Anual 2016: +23,81% (Ibovespa +32,10%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Jul/16: +7,58% (Ibovespa +0,43%)



*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.


O aporte na renda variável foi pequeno, equivalente ao mínimo que me proponho a aportar normalmente, ou quase 1% do valor da carteira de ações. O restante foi para o Tesouro Direto em NTNB-P 19, NTNB-P 35, LFT e NTN-F.


Os aportes em ações foram para WEGE3 e VALE5, seguindo a metodologia de alocação de ativos.

Veja como ficou a composição da carteira:




Os destaques positivos foram praticamente todos os papéis, com exceção da AMBEV que foi a única que ficou levemente negativa, depois de um resultado considerado decepcionante pelo mercado, e que eu particularmente não vi nada demais.

As maiores rentabilidades foram GGBR4 (+31,58%), NATU3 (+30,59%), CMIG3 (+30,28%) e HGTX3 (+24,66%), mas de fato a maioria da carteira teve rentabilidade percentual acima de 2 dígitos.

Sobre Gerdau e Cemig eu particularmente não vejo nada demais a não ser uma melhora no cenário macro-econômico/político que está afetando as cotação em contrapartida da forte queda nos últimos meses. Já Natura e Hering eu tenho a impressão que além da melhora no cenário como um todo, estas tiveram uma melhora percebida pelo mercado sobre os resultados do segundo trimestre. A Natura, por exemplo, subiu mais de 20% nos últimos 2 dias após a divulgação dos resultados em 27/julho.

Fico feliz de ver isso acontecendo com Natura e Hering, pois eu fui um dos poucos na blogosfera a continuar acreditando nestas empresas. Obviamente podem voltar a cair, mas pelo menos a situação me parece que não era tão trágica como estava sendo pintada/noticiada. Mais uma experiência adquirida!

Veja abaixo a rentabilidade da carteira mensal e acumulada em 2016 comparada com o Ibovespa:

Conclusão
Mesmo com a forte subida do índice, a performance da carteira foi superior ao Ibovespa no mês, o que ajudou a amenizar a diferença no anual. Minha preocupação com VALE5, GGBR4, CMIG3 e ETER3 permanece, mas por enquanto sigo observando os balanços.

No histórico a carteira voltou ao positivo, coisa que não acontecia desde abril/2015 e o Ibovespa, dentro do meu período de investimentos, não ficava positivo desde agosto/2014, sob a expectativa da subida da candidata Marina Silva nas eleições presidenciais. Como tenho falado sempre, de uma forma geral, tenho uma boa expectativa que com a recuperação econômica as empresas voltem a demonstrar resultados mais consistentes com os bons negócios que representam, mas isso não deve acontecer antes do final de 2017.

Abraços!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

23 comentários

  1. Parabéns pela virada histórica! Acho que ABEV3 chegará a um preço que considero atrativo em breve. Excelente mês!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu DH.
      Ambev estará sempre "cara". Esperar ficar atrativa é perda de tempo. Prefiro comprar periodicamente.
      Abraços

      Excluir
  2. EI,

    É também tenho ambev... enfim rs ...

    O resto dos seus ativos caminhando muito bem .... bela rentabilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,
      Na fila da preocupação, para mim, Ambev é uma das últimas.
      Abraços

      Excluir
  3. Ver a carteira no positivo é bom demais! Parabéns.
    Também estou conseguindo ver alguns números azuis na minha planilha agora.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a Gerdau, estamos terminando um projeto de fornecimento de um sistema de controle de produção para a Linha de Laminação de Planos da unidade Ouro Branco (a maior unidade de produção da Gerdau). A última etapa está ocorrendo neste mês. Demos início ao projeto 5 anos atrás e foi nosso maior empreendimento em 20 anos de vida da nossa empresa. A Gerdau investiu presado nesta linha e os lucros devem começar a aparecer em breve, vamos torcer.

    De qq forma a empresa tem feito pesadas reestruturações lá dentro, vi nestes últimos 6 meses a demissão de dezenas de pessoas conhecidas. A empresa deve ficar mais enxuta agora.

    Outra conversa que tenho escutado lá dentro é que irão iniciar um processo de venda de ativos em breve, irão focar nas usinas mais rentáveis e vender as demais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, nosso querido insider! kkkk!

      Excluir
    2. Uó, obrigado pelas informações.

      O fato é que tenho escutado que a maioria das indústrias está com capacidade ociosa e aproveitando para investir em aumento de eficiência e redução de custos.
      Em algum momento a crise vai passar e quem estiver mais preparado vai vencer.

      A Gerdau acredito que não seja diferente. Ela depende muito do mercado externo mas uma hora vai passar.

      Abracos

      @Troll, kkk

      Excluir
  5. Ola EI,

    Este mes foi muito bom mesmo. Estava igual um momento magico, toda vez que eu abria o HB eu via aumento na carteira ... Imagine se todos os meses fossem assim?

    No mais, muito bom ver a carteira positivar.

    Espero que tenhamos um mes ainda melhor.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC, julho foi show mesmo. Não é normal ver a carteira crescendo um carro em 30 dias.
      Quem sabe nos proximos meses a bolsa segue dando alegrias, né?
      Eu me contentaria com menos volatilidade.
      Abraços

      Excluir
  6. Parabéns pela excelente rentabilidade!

    Forte abraço e boa sorte.

    Bons Ventos e Mares Tranquilos!

    ResponderExcluir
  7. Belos numeros! Minha meta é bater 20% ao ano, considerando RV e RF. Nao tenho os dados apenas da RV. Otima ideia essa sua de acompanhar mais de perto a RV. Aos poucos vou fazer isso...

    Vou operar em 2 corretoras, sendo uma inteiramente dedicada a RV. Ai acho que fica mais facil acompanhar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelos resultados mensal e histórico, EI!

    Abraço!

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas