Fechamento - Janeiro 2017

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Caramba, já chegamos a 2017 e com isso o meu sexto ano como investidor na bolsa de valores. É verdade que eu só fui comprar ações individuais em agosto de 2012, mas em janeiro eu já tinha uma graninha alocada em fundos de ações.

Bem, o ano de 2016, que foi mais um ano terrível para a economia brasileira, acabou sendo um ano bom para o investidor da bolsa de valores, com o seu principal índice, o Ibovespa, alcançando marcas próximas ao seu topo histórico. E 2017 já começou com a bolsa em alta novamente, dando sequência ao bom segundo semestre do ano passado.

O problema agora é o fator psicológico de conseguir encarar o mercado sem realizar lucros. Já reafirmei que não pretendo vender ou me desfazer da minha carteira de ações, mas obviamente bate uma sensação de que a qualquer momento a bolha de euforia pode estourar e assim voltarmos para a realidade.

Vamos aos resultados do mês.

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Janeiro/17: +6,13% (Ibovespa +7,38%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Jan/17: +8,23% (Ibovespa +13,34%)



*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.


O aporte na renda variável foi pequeno, equivalente a 1/3 do que me proponho a aportar mensalmente na RV. Esta diminuição é parte da estratégia de alocação de ativos e com a bolsa em alta como está, a tendência é aportar pouco em RV e mais em RF. Especificamente este mês, como tive gastos altos com a viagem de férias, o aporte em RF foi relativamente pequeno também. Outra parte foi convertida em dólares para recompor a reserva nesta moeda. 


Os aportes em ações foram para GRND3 e TIET11, seguindo a metodologia de alocação de ativos.

Veja como ficou a composição da carteira:





Muitos foram os destaques positivos, pois uma boa parte da carteira teve rentabilidade acima de 10%, mas cabe um destaque para VALE5 (+30,89%), CMIG3 (+23,22%) e ETER3 (+13,64%). Na ponta negativa ficaram CIEL3 (-4,64%) e UGPA3 (-3,35%).

Conclusão
A performance da carteira desta vez acompanhou bem o Ibovespa, ficando com deficit de pouco mais de 1%. Como eu relatei no post passado, estou muito feliz com a estratégia de investimento e com os resultados, não só por parte da rentabilidade mas pela performance dos proventos. A estratégia deve permanecer a mesma em 2017.


Abraços!


Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

18 comentários

  1. Belo resultado a minha exposição na Vale também alavancou meu resultado, esses + 30% foram somente em janeiro? Que bela subida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí surfista, sim, estes 30% da Vale foi só em janeiro. Nos ultimos 12 meses acumula uns 300% (de 7,xx para 30,xx).
      Na blogosfera são poucos expostos a Vale. Existe um certo consenso contra as cíclicas, que eu discordo.
      Abracos

      Excluir
  2. Resultado muito bom em janeiro! Há algum post que vc detalha sua estratégia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IR,
      Foi bom mesmo. Não me lembro se tem um post que detalha, mas basicamente a estratégia é buy & hold aportando atraves de alocacao de ativos, ou seja, na que estão mais longe do percentual desejado. Procuro alocar em uma mesma ação em intervalos de pelo menos 3 meses, sem olhar preço.
      Se acompanhar meus posts de fechamento vai ver que a carteira nao mudou nos ultimos 2 anos.
      Abraços

      Excluir
  3. Muito bom EI!
    Esse é meu primeiro ano ainda hahaha

    Falta muito chão para a IF, mas tô seguindo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MP,
      Disciplina é a palavra chave para o sucesso.
      Você não se arrependerá.
      Abraços

      Excluir
  4. EI,

    Boa .... também acho que o momento é de prudência ... vamos ver o q da na reunião as 17:00 ...

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Olá, EI!
    Parabéns pela perseverança, RV é investimento para longo prazo, a colheita daqui anos. Sendo aprovada a reforma da previdência, a tendência será da taxa de juros básica cair ainda mais, favorecendo o reaquecimento da economia, e consequentemente facilitando o crédito para voltamos ao crescimento do país. Com isso as ações de empresas sólidas como as que você tem em carteira deverão dar uma boa refletida. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      Isso mesmo, temos que manter a disciplina com RV.
      Também acredito que existe uma tendência de melhora nos próximos meses, mas não dá para colocar todas as fichas nisso. Vamos ver.
      Abraços

      Excluir
  6. Valeu EI!

    Parece que o fechamento de janeiro foi legal pra todo mundo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. EI,
    Essa é uma preocupação da qual também compartilho: será que a Bovespa não foi longe demais?
    Se todo esse otimismo não se confirmar, poderemos ver uma queda forte.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo rendimento.

    Esqueça preço e o medo de perder com a queda, analise os fundamentos e mantenha-se sócio de empresas boas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela rentabilidade E.I ...Também tenho Vale, as vezes penso em trocas minhas VALE5 (PN) por VALE3 (ON). Desde o final da década passada, essa empresa vem dando resultado na minha carteira de investimentos, primeiro através de fundos de ações e agora em ações também. abraço e bom mês.

    ResponderExcluir
  10. Parece doideira quando a bolsa está caindo a cielo e ugp estavam subindo agora inverteu

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas