Fechamento - Março 2019

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Olá galera, como o tempo passa rápido! Já estamos nos aproximando da metade do ano e eu mal consegui parar para me organizar. Para se ter uma ideia, nem comecei ainda a juntar a documentação da declaração do Imposto de Renda, que o prazo termina no final do mês. Mais uma vez vai ser no sufoco da última hora, nada diferente dos últimos 15 anos.


Comigo as coisas estão indo muito bem, sobretudo na vida pessoal. A partir deste ano minhas filhas passaram a estudar no período da manhã e desde o final de janeiro a casa tem uma nova rotina. Quando o início do ano letivo estava se aproximando, a coisa foi assustadora, pois eu, que sempre dormi tarde (após a meia-noite), teria que rotineiramente acordar por volta das 6 da manhã. Mas como tudo na vida é uma questão de hábito (primeira dica, leiam o livro "O Poder do Hábito"), vemos que nada como um tempo para nos acostumarmos com a nova rotina.

Atualmente estamos todos dormindo cedo (as crianças por volta de 21:30 e minha esposa e eu por volta de 23hs) para acordarmos as 6:00. Com isso retomei minha rotina de exercícios e voltei a correr praticamente todos os dias, após deixar as filhas na escola às 7:00. Estou fazendo dieta e consequentemente entrando forma (já perdi uns 4kg dos 8kg que estavam a mais). Fica aqui a segunda dica, leiam o livro "O Milagre da Manhã". Tem coisas que podem ser ignoradas, mas dá uma boa dica de como pode mudar a rotina e passar a acordar cedo para aproveitar melhor seu tempo.

Na vida profissional, infelizmente as coisas não estão como deveriam. Cheguei a conclusão que a empresa que estou trabalhando não tem o potencial para ser o local que vou trabalhar e crescer nos próximos anos, desta forma estou trabalhando em uma recolocação que deve acontecer até o meio do ano.

Nos investimentos, tenho cada vez mais me convencido que é hora de ter um patrimônio significativo em moeda forte, com isso o plano de investimento no exterior foi colocado em prática. Como informei na postagem de janeiro, abri uma conta na Interactive Brokers e já fiz algumas remessas para lá. Atualmente estou alocado nos seguintes fundos ETFs:

Renda Fixa: LQDA
Renda Variável: EIMI, IWMO, IWDA, MVOL e IWQU

O target é ter 25% em renda fixa e 75% em renda variável (15% em cada um dos 5 fundos). Desta forma estou exposto a praticamente todo o mercado acionário global.

Meu objetivo inicial é ter 10% do patrimônio em moeda forte e fora do país. Atualmente este percentual está em cerca de 4%, e mesmo com aportes mensais, vai demorar um pouco para chegar nos 10%. Possivelmente eu faça uma remessa maior no meio do ano, quando vencem alguns título do tesouro IPCA 2019. Quando o dinheiro cair na conta vou ver o que fazer.

Com as trapalhadas do novo governo, estou cada dia mais convencido que o futuro do país é sombrio e o melhor a fazer é se proteger em moeda forte. Penso inclusive em aumentar de 10% para 20% a meta de patrimônio em moeda forte, mas não dá para ser afobado, pois a cotação do dólar está muito instável e um movimento mais brusco pode significar perda com cambio. As remessa mensais tem me possibilitado minimizar o risco com uma variação de cambio "diluída".

Sobre os investimentos no Brasil, a carteira de ações está com os seguintes papéis:


BVMF:VALE36,51%
BVMF:ITUB47,57%
BVMF:GGBR43,55%
BVMF:NATU39,66%
BVMF:CCRO33,50%
BVMF:TIET113,51%
BVMF:ABEV38,88%
BVMF:UGPA37,20%
BVMF:CIEL36,25%
BVMF:PSSA310,21%
BVMF:HGTX310,86%
BVMF:GRND38,02%
BVMF:MDIA31,86%
BVMF:RADL31,97%
BVMF:EGIE32,56%
BVMF:WEGE37,89%

Como comentei em postagens anteriores, nestes últimos meses, saí da CMIG3 e diminui posição em CCRO3 e TIET11. Com isso abri posição em MDIA3, RADL3 e EGIE3.

Em Março/2019 a carteira teve rentabilidade de -3,94%, contra um Ibov de -0,18%
Já no acumulado de 2019 a carteira está com 3,32% contra um Ibov de 8,56%

É isso aí galera, deixe seu comentário abaixo se tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão.

Abraços!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.


4 comentários

  1. Ola, eu nunca gostei muito de acordar muito cedo na epoca de faculdade. Depois quando comecei a trabalhar acordava as 7am para entrar as 8am, ja quando meu ritmo de trabalho estava insano (alguns anos atras) comecei a acordar 5am e dormir as 11pm. Acho increivel o quanto de coisas que conseguimos resolver nessas primeiras horas do dia, deixando o final do dia mais tranquilo para reunioes ou mesmo assuntos pessoais urgentes.
    Como planejo virar a chave para FIRE ano que vem, pretendo continuar a acordar cedo, talvez 7am para poder aproveitar melhor o dia.
    Abraço!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Executivo, obrigado pela visita.
      Pois é, agora que estou acordando mais cedo o dia está rendendo mais, apesar de estar indo dormir mais cedo.
      Depois da FIRE é que você tem que continuar a acordar cedo, como diz um amigo, para ficar mais tempo sem fazer nada (rs).
      Abraços

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas