Fechamento - Novembro 2013

sábado, 30 de novembro de 2013

Mês de correção para a bolsa brasileira. Após 4 meses seguidos de alta, era de se esperar um mês mais fraco, a chamada correção ou realização de lucros. Muitos balanços importantes do 3T13 saíram ainda no início do mês e a bolsa oscilou bastante, porém passou a maior parte do tempo em baixa no mês.


Sobre minha carteira o mês foi de pouquíssima movimentação, nenhuma venda e com um aporte relativamente pequeno no dia 22/11. Esta baixa movimentação é um reflexo do amadurecimento da carteira e da minha estratégia de investimentos focada em longo prazo.

A rentabilidade geral da carteira foi negativa -1,82%, porém ganhou mais uma vez com folga do Ibovespa -3,27%.

A carteira que permanece 100% em ações terminou o mês com 88,1% dos recursos na chamada carteira de sócio (B&H ou longo prazo) e 11,9% na carteira de curto prazo, ante 88,0% e 12,0% no mês anterior, reflexo de um pequeno aporte apenas na carteira de sócio. Veja abaixo a composição:



1) Carteira de sócio (Buy & Hold)

Rentabilidade no mês de Novembro/13: -1,82%
Rentabilidade acumulada no ano 2013: +4,24%

O aporte foi nesta carteira, no dia 22/11, com compra de GETI4 por R$ 19,77 e NATU3 por R$ 42,05. Estas ações foram escolhidas principalmente para balanceamento da carteira baseado na estratégia de alocação de ativos.

Destaques do mês somente ABEV3 (+5,06%) e GGBR4 (+1,87%), as únicas da carteira no positivo. Já na ponta negativa, quem sofreu foi PETR4 (-6,41%) e GETI4 (-5,41%). Além disso, todas as outras ações da carteira fecharam o mês no negativo. Veja como ficou a composição:



2) Carteira de Curto Prazo

Rentabilidade no mês de Novembro/13: -1,78%
Rentabilidade acumulada no ano 2013: -6,79%

Nenhuma movimentação neste mês. Destaco que apesar de ser uma carteira chamada de curto prazo, devido à mudança de estratégia de investimentos, esta carteira tende a sumir. Das ações que compõem esta carteira, pelo menos ELPL4 e BRML3 devem sair assim que subirem um pouco (ou forem "stopadas" por queda). Já CRUZ3, ETER3, ABRE11 e CMIG4 penso seriamente em promovê-las para carteira de sócio.

Destaque positivo ABRE11 (+7,40%) e negativo para BRML3 (-11,75%), porém de uma forma geral a carteira se comportou bem durante o mês, com resultado muito próximo ao da carteira de sócio. Veja abaixo a composição:




Rentabilidade Geral (1+2)

Rentabilidade no mês de Novembro/13: -1,82% (Ibovespa -3,27%)
Rentabilidade acumulada no ano 2013: +1,56% (Ibovespa -13,90%)

Abaixo a evolução no ano:



Conclusão

Apesar de ter fechado no negativo, houve rentabilidade substancialmente superior ao Ibovespa, o que me deixou mais uma vez satisfeito com o desempenho. No acumulado do ano a carteira permanece no positivo com aproximadamente 15 p.p. acima do Ibovespa. O ganho sobre o Ibovespa já está garantido e, a menos que dezembro decepcione muito, a carteira deverá fechar no positivo no ano.

Abraços!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

20 comentários

  1. Bom fechamento. Gostei da compra de Natura, também comprei. Vai sair da BRMalls logo agora que os shoppings vão bombar? rs
    Cemig e Eter podem ser promovidas tranquilamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,
      Gosto muito da Natura tb, vamos ver.
      Meu problema com BR Malls é que já estou de saco cheio desta empresa. Eu perdi dinheiro no passado num trade e agora quando achei que ela ia retomar foi um vôo de galinha. Vou esperar um pouco até pq tenho pouco dinheiro, mas perdi a paciência com ela.
      Abraços

      Excluir
    2. Comprei antes de ontem a menos de 18, Ofertinha.

      Excluir
    3. Eu perdi a paciência foi com a STBP11, rs, mas não é isto, como estão aparecendo oportunidades em ativos que estou pouco alocado como CCRO, ABEV então estou desalocando parte do capital que coloquei na STBP11. Melhor investir em empresas com lucros mais consistentes, vou deixar apenas uns 4K na STBP11.

      Excluir
    4. Aqui, estou elaborando um apanhado dos percentuais alocados de ações e FIIs do pessoal dos blogs, como você calcula o percentual por carteira e não geral então ficou dificil fazer seu apanhado. Vou postar no meu blog.

      Excluir
    5. Uó,
      CCRO e ABEV são boas escolhas.
      Com respeito à carteira, penso que poderia usar minha carteira de sócio, pois representa 90% do capital e tende a ser 100% nas próximas semanas.
      Abraços

      Excluir
    6. Sim, você pode usar os dados da minha carteira de sócio para montar o percentual de alocação em cada ação. No final do mês já vai sair certinho pois só terei carteira de sócio.
      Abraços!

      Excluir
  2. Minha rentabilidade ficou em -1,12%. Acho que vão ser poucos os blogueiros que conseguiram deixar a rentabilidade positiva em novembro.

    Abraços e obrigado pelas dicas no meu blog.
    http://malucobeleza79.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maluco Beleza, obrigado pela visita e pelo primeiro comentário. Já adicionei em meu blogroll -->>
      Pois é, este mês foi osso e pelo primeiro dia do mês, me parece que dezembro promete :(
      Abraços

      Excluir
  3. Segurou bem, agora é cumprir tabela em dezembro pra fechar no azul! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se considerar o primeiro dia do mês, dezembro vai ser pauleira .... vamos ver.
      Valeu!

      Excluir
  4. Carteira segurou bem o rojão de novembro.

    Que a consolidação das suas 2 carteiras te assegure não apenas um dezembro seguro: espero que ele seja também bastante lucrativo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pela sua exposição em ações você se saiu muito bem.
    Vou acompanhar a sua movimentação, pois vejo que sua carteira está desempenhando bem frente a bovespa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bye Bye Brazil,
      Este nome é muito inspirador pra mim!!!!
      Pois é, estou focado em ações e a carteira está bem madura, vamos ver nos próximos meses.
      Valeu!

      Excluir
  6. excelente parceiro, o foco é esse, sou contra as operações de curto prazo cm já pôde perceber mas cada um com sua estratégia hehehe abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AJ, é isso aí, foco no longo prazo .... e no trabalho, claro!
      Abraços!

      Excluir
  7. Absorveu bem a queda, Nobilíssimo. Que 2014 seja tão bom quanto 2013! Nada de bolsa cara! rs

    ResponderExcluir
  8. Valeu Troll, vamos ver se pelo menos fica menos volátil. Se acompanhar a inflação no ano que vem já será de bom tamanho.
    Abraços!

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas