Compras Agosto 2014

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Este mês consegui adiantar uma grana e fiz umas compras no começo do mês. É possível que eu ainda faça um segundo aporte, mas por enquanto é isso aqui.

Compras Agosto 2014

Este mês fiz aporte/reinvestimento de dividendos em 2 ações, sempre seguindo a metodologia de balanceamento baseado em percentual objetivo de cada ação. O aporte foi de cerca de 1% do valor da carteira e abaixo do meu objetivo mensal. (por enquanto)

Foram compradas as seguintes ações:

Data       Ação    Preço Compra
08/08/14   GETI3   14,94
08/08/14   PSSA3   31,16


Dúvida do mês passado sobre PETR4

No mês passado eu tinha comentado que estava em dúvida sobre o que fazer com minhas ações da Petrobras, pois devido a recente alta, elas representavam um percentual muito elevado da carteira (cerca de 9,5% ou quase o dobro do meu objetivo de apenas 5%).

Agradeço as muitas mensagens com opiniões sobre o caso. Minha decisão foi manter os papeis e continuar aportando nos demais papeis até que o balanceamento ocorra naturalmente. Sei que isso vai levar um bom tempo se os papéis continuarem subindo ou continuarem de lado, mas é o que eu acho mais conveniente neste momento, uma vez que não houve mudança significativa nos fundamentos da Petrobras (eram ruins e permanecem ruins).

Abraços.

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

35 comentários

  1. Olá E.I, Também comprei GETI3, só que comprei antes de tornar ex dividendos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar antes ou depois de distribuição de proventos é 100% indiferente.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Barsi? Eletrobrás? rs

      De qualquer forma, ele apenas fez uma afirmação sem qualquer comprovação ou estudo. É apenas a opinião dele. Por que você não cita um exemplo de dividendo que não é descontado do preço? Eu desconheço isso no mercado brasileiro.

      Além do mais, há sim estudos sérios que mostram que empresas que pagam dividendos acima de 10% a.a. tendem a sofrer grande depreciação em suas cotações.

      Eu simplesmente não ligo a mínima para dividendos. Nesse ponto, o Oráculo de Omaha dá um show de conhecimento em qualquer investidor.

      Excluir
    4. troll nao seja inocente. se as empresas nas quais investimos fossem administradas pelo buffett e/ou tivessem o séquito de zumbis da apple, certamente não pensaria em proventos.

      no entanto, como a realidade é outra, dá aqui minha parte em dinheiro que eu vou ver o que eu faço...

      e o fiscal quis dizer, muito provavelmente, que recebera uma boladinha e pagou só um pouquinho mais caro.

      tambem comprei geti3 @15, ja ex.

      abraço.

      Excluir
    5. Anônimo, se você não confia na gestão das empresas e acha que pode fazer dinheiro melhor do que elas, então você não deveria ser acionista delas. Ou melhor, você deveria abrir seu próprio negócio.

      Excluir
    6. Fiscal, Troll, IEV e Anonimo,

      Eu comprei depois de ficar ex, justamente com o intuito de reinvestir os dividendos anunciados. Este negócio de comprar antes ou depois eu acredito que não faça nenhuma diferença. Alias comprar antes só pra receber o dinheiro daqui há alguns dias ou semanas eu acho que não faz muito sentido.

      Eu já sou mais a estatística que você tem 50% de chance de acertar se comprar antes dos dividendos, consequentemente 50% de chance de acertar se comprar depois.

      Já a discussão sobre empresas boas pagadoras de dividendos, aí já é outro papo e penso que cada empresa tem seu perfil e seu papel na carteira. Dizer que empresas de crescimento que pagam poucos dividendos são melhores do ponto de vista de investimento eu acho bobagem.

      Abraços

      Excluir
    7. Oi troll não e' apenas confiar ou não. Mas as duas opções que VC deu foram claras. Buffet, o genio maior, e Apple, a empresa com mais fanboys retardad por metro quadrado. Não e que só de a empresa isso ou aquilo, mas como o próprio bastter diz, prefiro minha liberdade de fazer o que eu querer com a grana. E se eu quiser abrir um empresa com a grana doproventos?????rsr

      Abs

      Excluir
    8. Anônimo,

      E qual a diferença de receber os proventos ou vender uma parcela das ações? No final dá na mesma.

      Abraços.

      Excluir
  2. EI,

    Parabéns pelas compras sócio!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. EI,

    Mesmo a PETR4 não sendo uma das minhas 20 selecionadas, também não as vendi. E nem sei quando irei fazer isto. Não ando com vontade de vender nada.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JS, eu não desejaria ter um percentual tão grande em PETR4, mas se ficou assim porque subiu, vamos acompanhar.
      Araços

      Excluir
  4. Olha, graficamente, Petr4 sugere uma bela retomada da tendência de alta. Sei que muita gente não compra por conta das eleições. Eu vou esperar fechar o anual. Se o resultado melhorar, mesmo que apenas um pouco, vou adquirir mais 1k de papéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, é sério que você está olhando graficamente? Cara, esquece isso e compra quando tiver que comprar.

      Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu não posso ignorar completamente os gráficos, já que faço venda coberta.

      Excluir
  5. A meus critérios, GETI, ALUP, CMIG são as melhores do setor, você fez boas compras.
    Pergunta: acredito que os fundamentos de petrobrás estão bastante corroídos e também há outros melhores pagadores de dividendos, qual a vantagem em ser sócio da PTrobras?

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JM,

      Penso em manter pelo menos 5% em ações da Petrobrás, por acreditar que ela reflita bem um investimento chamado "Brasil". Estes 5% seriam como colocar num ETF Ibovespa, pois um anda com o outro.
      Abraços

      Excluir
    2. Não sei como vocês tem coragem de investir na Petrobras. Eu não coloco 1 centavo lá enquanto a mesma não for privatizada, tal qual a Vale.

      Abraços.

      Excluir
  6. Petro é aposta de turn around, apenas isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilustre Uórrem, foi bem isso que pensei.
      Pergunta: sendo uma empresa estatal, que a virada de jogo depende não só somente da administração e diretoria mas também do governo. Mesmo para estratégia B&H não seria o caso de sair dos papeis com lucro para uma possível nova entrada já após as definições eleitorais?

      Excluir
    2. Bom, eu não diria que Petro é turnaround. Ela está mais para uma startup do pré-sal.

      Excluir
    3. hauhaushauhaushaus troll voce é um filhadaputa impagável!!!!

      Excluir
    4. kkkkkkkkkk Startup do pré-sal era a OGX. Troll vc tá prevendo a quebra da PTrobras?

      Excluir
    5. Uó, Troll, JM e Anônimo,

      Eu não acho que seja exatamente um exemplo de turnaround. Pode até ser do ponto de vista de cotação, mas a Petrobrás continua com uma geração de caixa muito forte (apesar do problema do governo segurar o reajuste de preços) nas operações existentes.

      Por outro lado, a parte do pré-sal é sim uma start-up e é pré-operacional, portanto a empresa está fazendo investimentos (e dívidas) imensas para o start-up do negócio de produção no pré-sal.

      Eu não acho a Petrobrás uma empresa horrível, mas uma empresa que está com seus fundamentos debilitados por consequência da má administração (ou ingerência do acionista majoritário), mas sinceramente este é um problema da maioria das estatais, incluindo BB.

      O negócio em si é lucrativo (tem boa geração de caixa). Não tivesse a Petrobrás com esta megalomania (pré-sal) vejo que estaria relativamente bem. Ter ações da Petrobras hoje é uma aposta que as investidas no pré-sal vão ser bem sucedidas.

      O que me incomoda é permanecer com cerca de 9% da carteira em Petrobras e meu objetivo ser de 5%.

      Abraços

      Excluir
    6. EI, o papel tá subindo forte e você tá sofrendo. Lançou opções? Abre o jogo! Hahaha

      Excluir
    7. hahaha eu lançando opções, não mexo com tóxico, rs

      O problema é que tá subindo sem fundamento, então como tudo que sobe, uma hora vai ....

      Excluir
  7. Alguém falou que dividendo não é descontado do preço da ação?

    Não tem almoço de graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, acho que o pessoal estava falando sobre teorias que dizem que o mercado acaba compensando o valor que é descontado.

      Eu particularmente não acho que isso aconteça, portanto comprar antes ou depois é irrelevante.

      Excluir
    2. No curto prazo pode acontecer de tudo, no longo prazo a cotação vai seguir os fundamentos da empresa, porque tanto rolo?

      Excluir
  8. Pessoal, pensei, pensei, pensei e mudei de ideia. Decidi vender parte das minhas PETR4. Mais detalhes aqui:

    http://economicamenteincorreto.blogspot.com/2014/08/porque-vendi-40-da-minha-posicao-na.html

    Abraços

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas