Fechamento - Fevereiro 2015

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Final do mês de Fevereiro e sensações opostas no ar. Por um lado o cenário econômico e político parece devastador. Escândalos e mais escândalos são noticiados todos os dias e o pessimismo toma conta da maioria das pessoas que conheço. Por outro lado a bolsa dispara quase 10%, o que, em situações normais, poderia sinalizar uma melhora na perspectiva do mercado.

Esta situação e uma certa instabilidade profissional estão me deixando bastante apreensivo. Neste momento, só me resta continuar me dedicando ao trabalho e aguardar por novidades nas próximas semanas.

Vamos aos resultados:

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Fevereiro/15: +7,70% (Ibovespa +9,97)
Acumulado Anual 2015: +3,58% (Ibovespa +3,15%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Fev/15: -3,35% (Ibovespa -9,60%)

*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

Este mês, como publicado aqui, eu encerrei minha posição na Petrobrás. Os motivos já foram explicados. Os recursos provenientes da venda foram aplicados em PSSA3, ETER3 e GETI3. Além disso, o aporte do mês foi relativamente pequeno (cerca de 1% do saldo da carteira) e foram comprados papéis HGTX3 e NATU3. As compras foram feitas, como sempre, seguindo a metodologia de alocação de ativos nas empresas mais distantes do objetivo.

Veja como ficou a composição da carteira:



Neste mês, praticamente todas as ações fecharam no positivo, sendo que algumas tiveram uma alta muito expressiva. Destaque para GRND3 (+17,09%), PSSA3 (+15,57%) e ITUB4 (+13,63%). Acredito que o principal motivo destas empresas terem tido este desempenho tenha sido os fortes resultados do 4T14 apresentados pelas 3.

O destaque negativo fica com NATU3 (-7,21%), graças ao fraco resultado, WEGE3 (-3,44%), que mesmo com o bom resultado teve performance contrária aos últimos meses e HGTX3 (-2,09%).

Com relação aos resultados do 4T14, a maioria das empresas da carteira já os publicou, e até o momento nenhuma grande surpresa, com exceção de GRND3 que teve uma performance bem acima das estimativas, tanto é que no dia seguinte o mercado a recompensou com subida de cerca de 10%.

Além disso, fomos pegos de surpresa com a provável OPA da CRUZ3. Não que uma OPA não seja algo comum, mas chamou a atenção por ser uma das empresas mais antiga da bolsa, com capital aberto e ações em bolsa desde 1946, além de compor o índice Ibovespa desde 1968, quando este foi criado. Infelizmente isso significa uma empresa boa a menos na bolsa (aliás uma das melhores), mas paciência.

Algumas empresas eu estou mantendo em observação devido aos recorrentes resultados fracos, são elas: VALE5, GGBR4, NATU3, GETI4, HGTX3 e ETER3. Com relação às empresas restantes, os resultados tem me deixado mais satisfeito.

Abaixo a performance da carteira no ano, comparado com o Ibovespa.


Conclusão

Apesar da forte recuperação da bolsa no mês, sigo bastante pessimista com a economia o que acredito que deva manter uma alta volatilidade na renda variável. Neste mês a carteira performou bem, mas ficando 2,27 p.p. abaixo do Ibovespa no mês. No acumulado do ano, minha carteira e o Ibovespa estão praticamente empatados, com ligeira vantagem para a carteira.

A estratégia segue a mesma. Após a publicação dos últimos balanços agora em Março, pretendo reavaliar a carteira e possivelmente fazer alguns ajustes nos percentuais objetivos.

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

35 comentários

  1. Siga em frente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo resultado. Talvez o mercado subiu pois já precificou o impeachment nesse mês rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd,
      Espero que não estejam tentando precificar impeachment nenhum, pois como sabemos não vai acontecer e com isso é ladeira abaixo novamente.
      Acho que o mercado esta vendo que pelo menos o governo, a contra gosto do partido e da grande chefa, está tomando algumas ações para melhorar no longo prazo.
      Veremos. Abraços!

      Excluir
  3. E.I., não vejo porque ter GRND, NATU e HGTX juntas. Passa a faca nas duas últimas e fiquei apenas com a primeira.
    Olha eu dando pitaco, rs. Mas é só pra vc refletir.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, não tem problema nenhum dar pitaco. Eu gosto de ouvir diferentes opiniões para me ajudar a refletir.

      Realmente as 3 são de consumo cíclico. As primeiras foram Natu e Hgtx e eu peguei elas no inicio do ciclo de baixa. Na época que comprei minha estratégia não estava muito consolidada e tentei acertar o ponto de entrada. Hoje talvez não tivesse entrado. Tanto é que adicionei Grnd depois, mesmo em alta, com a metodologia mais madura.
      Acho que hgtx e natu sofrem mais com a baixa no ciclo econômico. Já a grnd está mais exposta ao mercado externo.
      Estou avaliando, mas não acho que seja hora de sair destas empresas. Se o ciclo econômico começar a melhorar e elas não reagirem aí a coisa fica mais seria.
      Por enquanto seguem em observação.
      Pode ser que eu baixe os percentuais objetivos, mas eu não gosto de fazer isso justamente porque estaria alterando a metodologia, já que isso diminuiria minhas compras nestes papeis.
      Vamos ver, vou pensar melhor agora em março.
      Valeu!
      Abraços

      Excluir
    2. Isto mesmo, não é hora de sair, mas novos aportes devem ser pensados.

      abraço!

      Excluir
  4. Muito boa a sua rentabilidade, EI!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. O resultado foi digno de nota. A perda para o Ibov pode ter sido apenas pontual. Sigamos acompanhando o acumulado anual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,
      Pois é, acredito que foi um bom resultado para uma carteira cada vez mais defensiva. Por não ter tanto peso de commodities e as cíclicas como construtoras, a carteira tem um beta mais baixo, o que faz com que ela tenha este comportamento (cai menos na baixa e sobe menos na alta).
      Pelo menos o resultado me parece consistente, vamos seguir acompanhando.
      Abraços

      Excluir
    2. Entendo, caro EI, mas defensiva, ofensiva, agressiva ou suicida, uma carteira baseada em stock picking deve vencer o índice. O ideal é avaliar anualmente.

      Um abraço!

      Excluir
    3. Troll, concordo plenamente, principalmente no longo prazo.
      Abraços

      Excluir
    4. Troll,

      Perder do Ibovespa em um mês ou outro é absolutamente normal. Tem que analisar o histórico e não um momento isolado.

      Abraços.

      Excluir
    5. IL, vou dar uma de Ditrakinas e dizer que você não "entendeu" meu primeiro comentário... rs

      Excluir
    6. Troll, faltou dizer que precisa estudar interpretação de textos, kkk
      Abraços

      Excluir
  6. Parabéns! Complementando o que disse o troll acima, esta perda para o Ibov não deve ser levada como revés, já que sua carteira performou muito bem e no acumulado ainda está a frente!!

    EI, fiz uma espécie de enquete lá no blog, se puder e quiser deixe sua contribuição!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IC, como eu disse ao Troll, me parece uma característica da carteira. Minha visão é que a carteira está relativamente consistente.
      Vou lá dar uma olhada na enquete.
      Abraços

      Excluir
  7. "Algumas empresas eu estou mantendo em observação devido aos recorrentes resultados fracos, são elas: VALE5, GGBR4, NATU3, GETI4, HGTX3 e ETER3."

    Mesmo assim vc comprou mais NATU3, GETI4, HGTX3 e ETER3. Pra q?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Apesar do tom ligeiramente debochado da sua pergunta eu vou responder.
      Elas estão em observação, o que significa que preciso olhar os balanços trimestrais com mais atenção, mas não impede que eu continue comprando. Aliás, o ideal é que eu continue comprando.
      o fato é que elas desaceleraram e estão passando por um momento mais difícil. Mas estão longe de ficar ruins.
      Caso piorem, o próximo passo é ir para quarentena, aí sim eu deixarei de comprar até que melhorem ou eu decida excluir da carteira.
      abraços

      Excluir
    2. Sou o anon aí de cima.

      Internet é foda... Não perguntei de forma debochada não, queria saber na boa mesmo.

      Abração!!

      Excluir
    3. Valeu Anon, de boa, sem stress.

      Desculpe minha avaliação incorreta. É que de vez em quando aparecem uns anons por aqui só pra encher.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Parabéns pelo resultado Economicamente incorreto, também tenho Natura, Geti, Hering e Eternit, por enquanto sigo tranquilo, ótimas empresas. Quanto a Geti, O prejuízo, sabemos se deve a falta de chuva que obrigou a empresa a comprar energia para honrar o contrato com Eletropaulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,
      Eu também sigo tranquilo com estas empresas, mas como disse acima, acompanho o trimestral mais atentamente.
      Abraços

      Excluir
  9. Na ultima sexta o governo anunciou o fim das desonerações da folha de pagamento das empresas. Acho que isso vai afetar muito grnd3, natu3, leve3 e tantas outras por aí.
    A gente não precisava disso...
    Você tem ações da Cruz3, não tem? Como vai fazer com elas, mantê-las até o leilão ou vender antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IB, não sei se o fim da desoneração afeta tanto assim as empresas, vamos ver. O fato é que o governo está atirando pra todo lado, então de uma forma ou de outra vai afetar o mercado como um todo.
      Sobre a CRUZ3, eu tenho sim. Ainda não decidi o que fazer. Como nunca participei de uma OPA, estou esperando para ver se se confirma para então decidir se vendo a mercado ou entro no leilão, mas é provável que eu venda antes.
      Abraços

      Excluir
  10. EI,

    Parabéns pela rentabilidade! A MDIA3 vai cair como uma luva na sua carteira. Por outro lado, por que não liquidar essas GETI4 que estão fazendo hora extra aí? A minha estratégia também não mudou, afinal, o Capitalismo e o mundo não vão acabar!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IL,
      Com respeito a GETI4, já deveria ter vendido, mas venho mantendo e novos aportes somente em GETI3. Como historicamente os dividendos são fartos (exceto 2014, rs), existia uma tendência do valor em GETI4 ir diminuindo naturalmente.
      Valeu por me lembrar desta pendência.
      Abraços

      Excluir
    2. EI,

      Por nada, rs. Eu perguntei porque chamou-me a atenção as duas GETIs na sua carteira.

      Abraços.

      Excluir
    3. Pois é IL, antes eu comprava GETI4 (PN) mas depois que aprendi a diferença e a importância das ON e principalmente do Tag Along, mudei de ideia.
      Principalmente agora que aconteceu a OPA da CRUZ3 temos que ficar mais espertos ainda com isso.
      Abraços

      Excluir
    4. EI,

      Falando em Souza Cruz, a OPA da mesma foi oficialmente confirmada.

      Abraços.

      Excluir
  11. Em geral considero que a composição da carteira está boa e a alocação está bem equilibrada.
    Parabéns pela rentabilidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. belo rendimento. seguindo sua estratégia.

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas