Fechamento - Fevereiro 2016

quarta-feira, 2 de março de 2016

E a bolsa segue com altíssima volatilidade, mas pelo menos a oscilação em fevereiro foi mais para cima que para baixo, acompanhando o movimento do final de janeiro. Infelizmente esta montanha russa não tem hora pra acabar, ou pelo menos não acredito que dê para prever.

O que deu para perceber no final de fevereiro foi um movimento puxado pelas empresas de commodities, como Vale, Petro e siderúrgicas, fazendo o índice ter boa performance e deixando as "mais defensivas" para trás.

Curiosamente um movimento semelhante aconteceu em 2013, conforme descrito neste post E aí, a bolsa já iniciou o movimento de retomada?. Na época a bolsa deu uma boa recuperada ... vamos ver o que acontece agora ...

Vamos aos resultados do mês.

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Fevereiro/16: +1,63% (Ibovespa +5,91%)
Acumulado Anual 2016: -4,64% (Ibovespa -1,36%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Fev/16: -17,76% (Ibovespa -25,0%)



*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.


O aporte na renda variável foi médio, equivalente a 1,5 vezes o que aporto normalmente, ou cerca de quase 2% do valor da carteira de ações. O restante foi para o Tesouro Direto. Neste mês resolvi inovar e adquiri 10 títulos do NTN-F 2027 (pré-fixado com juros semestrais). O objetivo é travar uma rentabilidade de 15,9% pelos próximos 11 anos. 


Vejo como uma operação de maior risco que a NTN-B, mas também como uma oportunidade de ganho extra. Além disso o risco é parcialmente compensado pelos juros pagos semestralmente. Como é a primeira vez que faço operação com pré-fixado "puro" e também com títulos que pagam juros, vou acompanhar e postar aqui informações sobre a experiência.

Os aportes em ações foram para CIEL3, GRND3 e WEGE3, seguindo a metodologia de alocação de ativos e a categorização descrita no post de Dezembro/2015.

Veja como ficou a composição da carteira:





O destaque positivo entre as empresas da carteira foi NATU3 (+20,14%), VALE5 (+18,23%) e TIET11 (+12,34%). Já na ponta negativa ficaram as "defensivas" WEGE3 (-14,23%), PSSA3 (-9,71%) e CIEL3 (-8,74%). Posso estar errado, mas me passa a impressão que swing-traders estariam se desfazendo das defensivas para montar posição nas cíclicas que são as que vinham sofrendo mais nos últimos meses, prevendo uma possível melhora no cenário econômico. É puro chute, mas me parece que pelo menos tem uma lógica.

Me chama a atenção também a boa recuperação da Natura, empresa que vem apanhando nos últimos anos graças ao fraco desempenho impactada pela crise econômica. Eu já comentei aqui e comento todos os trimestres la na página da Natura no Bastter.com, que eu acredito muito na empresa e acho normal este sofrimento com os problemas econômicos do país. A empresa é muito boa operacionalmente e está fazendo a lição de casa. Em geral, os comentários lá na Bastter.com são que a empresa está péssima, o que não acredito que seja verdade. 

Veja abaixo a rentabilidade da carteira mensal e acumulada em 2016 comparada com o Ibovespa: 


Conclusão
A performance da carteira foi bem sofrível se comparada ao índice, algo que eu já havia previsto, considerando que a carteira aparenta ter um beta menor que 1. Este movimento deixou o índice com uma vantagem de 3 p.p. sobre a carteira apenas no acumulado destes 2 meses.

A rentabilidade da carteira foi fortemente impactada pelo péssimo desempenho de 3 das empresas com maior peso, portanto não haveria possibilidade da carteira ir bem. Não acredito que existam fundamentos que justifiquem estas quedas, portanto seguimos o plano.

Abraços!
Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.


9 comentários

  1. Olá, foi um bom resultado apesar de perder pro indice.
    Tem interesse em trocar blogs relacionados com o meu?
    www.viralatainvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VLI, obrigado pela visita.
      Vou passar lá para conhecer seu blog.
      Abraços

      Excluir
  2. Olá EI!

    Essa alta, pelo menos pro enquanto, não tem nada de diferente de um mero repique dentro de um longo canal de baixa. O IBOV só me chama a atenção se romper os 50k, mas acho que só se fala em fim da tendência de baixa acima dos 55k. Alguns ativos, como NATU3 e HGTX3, já estão se adiantando e testando suas respectivas LTBs de longo prazo.

    Estudo reforçar PETR4 e GGBR4, mas me falta $$$.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Concordo que esta alta de fevereiro é um repique. Eu quis só destacar a possível migração de papéis defensivos para as cíclicas. É só um chute!

      NATU3 e HGTX3 estão na categoria que considero cíclicas, pois estão sendo fortemente impactadas pela crise.

      Este seu desejo de reforçar PETR4 e GGBR4 é só mais uma constatação que muita gente está migrando de investimentos mais defensivos para estes papéis.

      Me faltou coragem para aportar nestes paéis quando estes estavam no chão ... mas, apesar da disparada ontem e hoje, ainda acho que muita água vai rolar.

      Forte abraço!

      Excluir
    2. Estou bem mais confiante com GGBR4 do que com PETR4. Nossa petroleira tem uma dívida descontrolada e é provável que a empresa passe por alguma reestruturação e seja fatiada. PETR é um dos casos mais emblemáticos de má gestão dos últimos tempos. Mesmo assim, o momento operacional ainda é bom, o que é ofuscado pelo oil extremamente barato. Resumindo: estou meio perdido mesmo! rs

      Excluir
  3. Agora é torcer pra Dilma cair aos poucos, a cada dia uma tragédia, para recuperar o Ibov! rsrsrs... Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá EI! nossa carteira tah metade igual.
    Estou all in na bovespa.
    bem dificil o BH no Brasil

    te coloquei no meu blogroll.
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola EI.

    Vou acompanhar mais seus posts, se quiser adicionar, te adiciono tambem,

    Passa la no meu e me avise que adiciono.

    Abraco

    Viverdeconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas