Proventos recebidos 3T16

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Em valores absolutos, os proventos recebidos através da carteira de ações tiveram ligeira melhora durante o 3.o trimestre de 2016, quando comparados aos períodos anteriores.

Apesar da grande maioria das empresas estar pagando em 2016 proventos inferiores ao pagos em 2015, esta queda é compensada pelo aumento no número de ações em carteira devido aos aportes. Veja abaixo os indicadores do ano de 2016 e dos últimos 12 meses:

Proventos no Ano (Jan-Set/16 x Jan-Set/15): +1,4%

Proventos em 12 meses terminados em Set/16 x Set/15: +9,1%

Em termos proporcionais, quando comparada a renda passiva desejada, que é reajustada pela inflação, verifica-se que a média mensal de proventos pagos nos últimos 12 meses permaneceu estável: 9,5% (comparado a 9,6% em 2015).

Abaixo o gráfico com o detalhamento dos proventos:



Para ver postagens anteriores sobre os proventos clique aqui.

Abraços

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

11 comentários

  1. No meu caso acho que vou receber menos proventos no acumulado de 2016 em relação a 2015 mesmo comprando mais ações. Abraço E.I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, É bem provável e comigo não será muito diferente. Se empatar no final do ano acho que já será bom. Por outro lado tenho expectativa que em 2 ou 3 anos estas "perdas" sejam compensadas pela maior lucratividade das empresas em um cenário econômico mais propício.
      Abraços

      Excluir
  2. Eu também estou acima dos proventos do mesmo período do ano passado, os motivos são aumento da quantidade de ações e fortalecimento da carteira de FIIs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista, realmente me parece que os FII oferecem maior segurança com relação aos proventos. No meu caso que tenho só ações tenho que aguentar a volatilidade nos proventos na expectiva de melhores resultados no futuro.
      Abraços

      Excluir
  3. Bacana EI,

    Nada melhor que ver os frutos do investimento.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC, por agora está meio fraco, mas no longo prazo espero que seja bem melhor.
      Abraços

      Excluir
  4. Olá EI

    Por isso tenho ficado em empresas de crescimento de dividendos. Imagina se está desfrutando sua IF e precisa ser interrompida porque sua renda caiu por conta de redução dos dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDD, minha carteira é bem mista e portanto é esperada esta volatilidade nos proventos. Honestamente não vejo tanto problema se houver queda nos proventos. Mais importante que os proventos em si, eu olho a rentabilidade para efeito de independência financeira. A renda passiva através de proventos é apenas uma questão tributária. Se a carteira não tivesse pagadoras de dividendos suficientes, a renda poderia vir da venda de papéis.

      O importante neste caso é certificar-se que mantém patrimônio suficiente e também ter reservas de emergência em RF para casos de alta volatilidade e não precisar vender as ações na baixa.

      Abraços

      Excluir
  5. EI,

    É dificil aumento de proventos pra quem investe em ações nesse ano pro ano passado. A maioria que está em crescente foi pq migrou boa parte dos investimentos para os FIIs ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, realmente a crise está afetando as empresas e consequentemente os proventos. Minha expectativa é que em 2 ou 3 anos vivenciaremos uma situação oposta, com retorno dos lucros e recuperação dos proventos.
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas