A cobra vai fumar

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Antes que alguma sociedade protetora dos animais venha me criticar pela postagem, quero esclarecer que não sou a favor de maltratar os animais e muito menos incentivar qualquer animal a praticar o fumo, mas se a cobra for mesmo fumar, que seja produtos da Souza Cruz, pois desde ontem ela passou a fazer parte da minha carteira de sócio.

Apenas a título de curiosidade, segundo o Dicionário Informal, o termo "A Cobra Vai Fumar" começou a ser usado na época da segunda guerra mundial, quando Getúlio Vargas teria dito que "É mais fácil uma cobra fumar cachimbo que o Brasil entrar na guerra". Como o Brasil acabou entrando, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) decidiu adotar a cobra fumando como símbolo durante a guerra. (abaixo)


Bom, agora falando de alguma coisa útil, quero falar sobre a movimentação da carteira no mês.

Como parte da estratégia de acabar com a carteira de curto prazo, pois os resultados têm sido pífios, tenho movido meus recursos da carteira de curto prazo para a carteira de sócio, diminuído assim minha exposição em ações de curto prazo ou trades. 
Eu já tinha adquirido uma pequena quantia de ações da Souza Cruz (CRUZ3) na carteira de curto prazo à cerca de 2 meses e, após conhecer melhor a empresa, decidi por dobrar o meu capital nesta empresa e transferi-la para a carteira de sócio. Em contrapartida eu encerrei minha pequena posição em Santos Brasil (STBP11) com prejuízo de aproximadamente -20%. Apesar de me parecer uma boa empresa, não pretendo ser sócio, pelo menos no momento, por desconhecer o negócio.

Eu tinha entrado em STBP11 para fazer um trade após ver o colega blogueiro Uorrem Bife, do Blog d´Uó aumentando sua posição, mas admito que me arrependi. No momento me pareceu uma boa oportunidade de entrada e com isso eu acabei abrindo posição, mas não fiquei atento para "stopar" na hora certa. Quero deixar bem claro que eu sei que o amigo Uorrem não teve dôlo e nem tampouco culpa, pois ele não fez nenhuma recomendação, mas esta situação vai servir para mim como uma lição aprendida que seguir "dicas" não é uma boa estratégia. O melhor mesmo é estudar e tomar as decisões por conta própria.
Hoje minha posição em CRUZ3 está em aproximadamente 2% da minha carteira total, podendo chegar a 3%, dependendo do movimento do mercado nos próximos meses. A carteira de sócio (longo prazo) já representa mais de 90% da carteira total, contra menos de 10% na carteira de curto prazo.

É improvável que eu faça novos aportes neste mês pois tenho umas parcelas de um imóvel que pretendo amortizar com o montante do décimo terceiro.

(post atualizado em 11/12/2013 às 08:10)

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

10 comentários

  1. Puxa E.I., agora fiquei preocupado, sentindo em parte responsável pela sua perda de -20%. Não sabia que você tinha entrado para trade, aí é arriscado demais, se fosse para longo prazo você poderia ter segurado a empresa, talvez se precipitou na venda, depois de refletir um pouco hoje lancei uma ordem de compra nela em 16,61. O preço está descontado demais. Como é para carteira de longo prazo então estou muito tranquilo. Mas vendi semana passada 200 ações dela para comprar AMBEV e CCRO, apenas um rebalanceamento de carteira. Como ontem vendi minhas BMTO4 então agora estou com um dinheiro parado na corretora, e no momento só estou vendo como atrativa a própria STBP11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Uó, fique tranquilo, pois eu sei que você não fez nenhuma recomendação. Fui eu que acabei achando que fosse uma boa oportunidade. Além disso, apesar do percentual alto (-20%), não representou valor significativo na carteira, pois entrei em STBP11 com menos de 1% da carteira. Espero que não tenha sido mal interpretado no postr original, mas de qualquer maneira editei o post para deixar bem claro que você não teve culpa nenhuma na situação. Gosto muito da forma como você investe e controla seu patrimônio, portanto continuo atento aos seus movimentos para tentar aprender um pouco.
      Eu poderia até ficar com ela para sócio, mas neste momento preferi manter meu plano com as ações que já estavam escolhidas ao invés de adicionar uma nova.
      Abraços!

      Excluir
    2. E.I., De qualquer forma se foi trade você poderia ter colocado um stop menor, geralmente coloca-se stops entre 4 e 7%, nunca acima de 10% em operações de swing e position. Mesmo sendo 1% do seu capital perda é perda. Mas se você trocou por outra empresa descontada que no caso é a CRUZ3 então está tudo bem, pior seria trocar por uma outra esticada como a CIEL. Mas que minha mão tá coçando aqui hoje para comprar mais dela está, estou só me controlando para comprar na hora certa. Acho que meu maior erro em relação à STBP11 não foi ter comprado, e sim não ter esperado os preços se estabilizarem um um patamar baixo. Mas ficou o aprendizado, agora ter mais cautela com os movimentos bruscos para baixo, porque a irracionalidade pode durar semanas como tem ocorrido, e não apenas alguns dias. Vou aguardar sinais de exaustão da venda deste papel para entrar novamente.

      Excluir
  2. Souza Cruz está num momento bem legal para compra. Mercado vem batendo nela o ano todo.

    Se chegou ao fundo do poço, não sei. Sei que os fundamentos continuam bons e, pelo preço atual, sigo comprador.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LdL, não é exatamente pelo momento que entrei na CRUZ3, pois para Buy and Hold a cotação não chega a ser muito importante, mas não tenho como negar que ela apanhou um pouco e ficou mais atrativa.
      Abraços!

      Excluir
  3. Sem dúvida é uma bela aquisição.
    A Souza Cruz é uma empresa centenária que nunca apresentou balanço negativo. É impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner,
      Exatamente, tenho respeito muito grande pela empresa, apesar de ser contra as pessoas fumarem, acho que a empresa ganha seu dinheiro honestamente e aliás, de forma muito competente. O problema da Souza Cruz é justamente esta incerteza com relação ao futuro do cigarro, por isso também não acho conveniente uma posição muito grande.
      Abraços!

      Excluir
  4. Nobre EI,

    Sua carteira de curto prazo está com os dias contados. A cada post você fica mais perto do puro B&H. Trades devem ser feitos de forma profissional e com ferramentas adequadas. Eu, inclusive, estou avaliando se devo dar continuidade aos meus estudos sobre o tema.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, está mesmo, só falta limar BRML3 e ELPL4. Estou esperando um pouco para completar (ou "estopar") os trades nestas e terminar de mover tudo para a carteira de sócio. É possível que eu já vire o ano com tudo certo ... vamos ver
      Abraços!

      Excluir
  5. Para pensar:

    http://alemdapoupanca.blogspot.com/2013/12/e-se-ebx-tivesse-dado-certo_144.html?showComment=1386842821640#c3298597944899396384

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas