Fechamento – Dezembro 2013

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014


Termina a jornada de 2013 e a bolsa seguiu sofrendo, assim como foi durante todo o ano. No final de Novembro eu tinha interpretado a queda como uma correção após 4 meses seguidos de alta, mas como a queda se repetiu em Dezembro, eu já tenho minhas dúvidas se é apenas uma continuação da correção ou se o cenário macro-econômico voltou a se deteriorar. Este mês, para minha surpresa, foi o primeiro em que perdi feio para o Ibovespa na rentabilidade mensal, mas mesmo assim, no acumulado do ano, ainda pude comemorar (se é que há motivo para comemorar) uma larga vantagem sobre o principal índice da bolsa brasileira.


Com a mudança de estratégia de permanecer somente com a carteira de longo prazo, fiz durante este mês poucas movimentações, e todas foram para o ajuste da carteira seguindo a estratégia Buy & Hold.

A rentabilidade geral da carteira foi negativa -3,09%, perdendo feio para o Ibovespa que sofreu queda de -1,86%.

A carteira que permanece 100% em ações terminou o mês com 90,9% dos recursos na carteira de sócio e 9,1% na carteira de curto prazo, ante 88,1% e 11,9% no mês anterior. Na práticam a carteira de curto prazo contém somente ações que serão migradas para a carteira de longo prazo (Sócio ou Buy & Hold), portanto haverá somente uma carteira à partir de Janeiro/14. Mantive as 2 carteiras ainda separadas em Dezembro apenas para fins de acompanhamento do resultado e não causar muita discrepância. Veja abaixo a composição:



1) Carteira de sócio (Buy & Hold)

Rentabilidade no mês de Dezembro/13: -3,00%
Rentabilidade acumulada no ano 2013: +0,90%

Compras no mês

Data            Ação           Preço
09/12/13      CRUZ3       21,65
12/12/13      CMIG3        18,63
13/12/13      NATU3       40,22
13/12/13      CCRO3       17,06

Estas ações foram escolhidas principalmente para balanceamento da carteira baseado na estratégia de alocação de ativos.

Destaques do mês somente CRUZ3 (+2,60%) e GGBR4 (+1,89%), as únicas da carteira no positivo. Já na ponta negativa, quem sofreu mais foi PETR4 (-10,67%). As demais ações da carteira fecharam o mês no negativo, em torno de -3%. Veja como ficou a composição:



2) Carteira de Curto Prazo

Rentabilidade no mês de Dezembro/13: -3,99%
Rentabilidade acumulada no ano 2013: -10,51%

Os números acima explicam a razão de eu ter mudado a estratégia e portanto deixar as operações de curto prazo de lado. Cheguei a conclusão que as operações de curto prazo necessitam um tempo muito maior de dedicação e ofereceram baixa rentabilidade, principalmente se comparado com a carteira Buy & Hold, sem falar no risco. Como publicado no post “Pronto,limei tudo”, encerrei a posição em ELPL4 e BRML3. As ações remanecentes serão transferidas para a carteira única de longo prazo que passará a vigorar à partir de Janeiro/14.

Todas as ações fecharam no negativo, com destaque para CSAN3 (-7,95%). Veja abaixo a composição:






Rentabilidade Geral (1+2)

Rentabilidade no mês de Dezembro/13: -3,09% (Ibovespa -1,86%)
Rentabilidade acumulada no ano 2013: -1,61% (Ibovespa -15,50%)

Abaixo a evolução no ano:




Conclusão

Pelo primeiro mês neste ano a carteira fechou com rentabilidade muito pior que o Ibovespa (-1,2 p.p). Pelo menos no acumulado do ano, o ganho de +14 p.p sobre o índice, portanto é uma demonstração da maturidade da carteira. Infelizmente esta queda fez com que o fechamento no ano fosse negativo, mas faz parte do jogo.

Apesar de ter sido um ano bem difícil para os investimentos em renda variável, fico muito feliz em ter sobrevivido e além de tudo porque aprendi muito. Isso sem dúvida alguma não tem preço e refletirá nos resultados no longo prazo.

Nos próximos dias deverei detalhar melhor a situação da carteira, bem como a estratégia atual e para o ano de 2014.

Abraços e Feliz 2014 para todos!

Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.


8 comentários

  1. Porque não transforma esta carteira de curto prazo em carteira de longo prazo logo, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, já transformei tudo em longo prazo, mantive assim aomente até dezembro pata efeito comparativo no fechamento do ano. Agora, daqui pra frente, é só ação de longo prazo e acompanhamento periódico, mas não diário.
      Abraços!

      Excluir
  2. Não acompanho muito as ações que você possui em carteira, mas acho que não teria a HGTX3.
    Posso estar engando, mas acho que a alta do dólar prejudica a empresa,pois ela deve importar alguma coisa da China.
    Outra situação é a diminuição do poder aquisitivo. O pessoal está muito endividada pagando prestação da casa e do carro.
    Posso estar falando besteira pois nunca li o balanço dela, mas é a impressão que tenho.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bye Bye Brazil,
      Com respeito a HGTX3 (Cia Hering), recomendo que você dê uma olhada melhor na empresa, pois é uma empresa que aparenta ser muito bem administrada e com um mercado enorme. Durante muitos anos esta empresa foi umas das estrelas da bolsa, visto seu dezempenho em termos de lucros e rentabilidade. Neste último ano ela apanhou muito do mercado mas eu continuo gostando muito dela.
      Esta questão com dólar não chega a ser um problemão, pois afeta o mercado como um todo, inclusive da concorrência importada.
      Abraços!

      Excluir
  3. Dezembro não foi um mês legal, EI.

    A propósito... já sabe o que irá fazer com as ações de CMIG4 que recebeu dia 3?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LdL, realmente dezembro foi complicado, mas nenhum problema pra quem está no mercado de RV e sabe que está sujeito a estas variações.
      Com respeito a CMIG4, vou mantê-las pois não quero gastar com corretagens. Minha decisão é continuar comprando somente CMIG3 no futuro, mas as CMIG4 vão ficar na carteira, pois o valor/risco não chega a ser tão alto que justifique o custo/esforço de trocar. Tenho pouco mais de 1 lote de CMIG4.
      Abraços!

      Excluir
  4. Meus parabéns pelo desempenho alcançado. Admiro muito seu blog!

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas